fbpx
Como limpar carpete de casa: 5 dicas para você fazer de forma descomplicada

Como limpar carpete de casa: 5 dicas para você fazer de forma descomplicada

Quer saber como limpar o carpete de casa de forma fácil? Reunimos neste post algumas dicas úteis que vão ajudar você a manter seu carpete limpo e conservado. 

Os carpetes são peças ideais para quem busca um ambiente mais confortável, com menos ruídos e até com proteção para quedas e tombos. Além, é claro, de valorizar o ambiente e oferecer um toque refinado. 

Porém, assim como outros tipos de superfícies de tecido, o carpete também precisa de cuidados próprios para a limpeza. Mas claro, é sempre importante seguir instruções adequadas para que a peça não sofra danos. 

Por isso, é importante que você siga as dicas corretas para conseguir manter sua peça higienizada. 

Saiba como fazer a limpeza do carpete

Na hora de saber como limpar o carpete de casa, você precisa entender que, com alguns acessórios e ingredientes caseiros é possível fazer uma boa limpeza. Sendo assim, durante sua faxina no dia a dia é pode-se encaixar momentos de cuidados com essas peças. 

Além disso, saiba que para limpar o carpete há diferentes receitas e processos, e que cada um deles é indicado para uma demanda específica. Acompanhe as dicas conosco! 

Advertisement

1. Aspirador de pó

Uma das formas mais práticas para limpar o carpete de casa, e que pode ser feito facilmente com mais frequência ao longo da semana, é com o aspirador de pó. 

Isso porque, o aspirador é o equipamento que ajuda na manutenção da peça, uma vez que ele ajuda a remover as sujeiras mais superficiais. Com ele, é possível fazer uma limpeza rápida e prática e até retirar aqueles detritos que não percebemos. 

Nesse sentido, passe o aspirador de pó quantas vezes ao longo da semana, se for necessário. A frequência irá depender diretamente do estado da peça e seu uso. Ou seja, quanto mais sujo, repita o processo mais vezes. 

Foto de um aspirador de pó preto em cima de um tapete. Imagem ilustrativa para o texto como limpar carpete de casa.
O aspirador de pó é de grande ajuda para manter a limpeza da casa em dia. Logo, também é útil na limpeza de carpetes.

Além disso, tome cuidado com a potência da sucção para não causar danos à peça. Portanto, siga instruções do fabricante. 

2. Vinagre para limpeza

Outra alternativa eficiente para quem quer saber como limpar carpete de casa é com o uso do vinagre. Desse modo, saiba que esse ingrediente é ideal para fazer a limpeza caseira já que desinfeta, elimina odores e desengordura. 

Inclusive, o processo que vamos indicar é muito recomendado para as peças que estão encardidas. 

Sendo assim, pegue um balde de água e dilua detergente neutro. Depois, misture três xícaras de vinagre. Em seguida, coloque a mistura em um borrifador para que você use a solução na peça de forma mais controlada.

Dessa forma, aplique a mistura na superfície do tecido tomando cuidado para não exagerar na quantidade. Então, esfregue levemente com um pano macio. Repita o processo em toda a peça, ou nas partes que mais precisar. 

Para acabar, pegue outro pano umedecido e passe levemente na superfície para retirar o excesso. Por fim, deixe secar completamente. 

3. Amaciante limpa e perfuma

O amaciante também é um ótimo ingrediente para processos de limpeza caseiros, principalmente, porque além de limpar ele mantém um cheiro muito agradável na peça. 

Desse modo, para deixar sua peça mais cheirosa e limpinha, misture água, detergente neutro e amaciante de roupa. A ideia é fazer uma solução bem aquosa. Por isso, você pode ir misturando aos poucos até chegar em uma consistência boa. 

Em seguida, coloque a mistura em um borrifador, já que assim fica mais fácil de aplicar. Então, é só espalhar a solução aos poucos e você pode usar uma escova macia para esfregar. 

Ao final, use um pano úmido para retirar os restos da mistura e manter o ambiente bem arejado para que a peça seque. Nesse caso, sempre escolha escovas de cerdas macias e panos para não danificar as fibras do tecido. 

4. Bicarbonato de sódio

Foto de um pote com bicarbonato, com limões, toalhas e um pote com pregadores. Ilustração do texto sobre como limpar carpete de casa.
O bicarbonato de sódio é um ingrediente eficiente para as receitas de limpeza caseira.

Para entender como limpar o carpete de casa, e conseguir ótimos resultados, você também pode usar o bicarbonato de sódio a seu favor. Esse é outro ingrediente chave para as limpezas. 

Se você não sabe, além de ser útil na cozinha, o bicarbonato possui ótima ação contra gorduras, mau cheiro e até manchas. E na limpeza do carpete você pode usá-lo de duas maneiras. 

A primeira é com um processo a seco, ideal para eliminar odores. Nele, você pode misturar o bicarbonato com algum ingrediente seco com bom aroma e salpicar pela superfície da peça. 

Após deixar agir por 30 minutos, é só usar um aspirador de pó para retirar toda a mistura. Nesse sentido, aproveite ingredientes como alecrim e lavanda que deixam um cheiro bem agradável. 

Mas outra alternativa eficaz, é para quando o carpete está com manchas. Dessa forma, misture uma pequena quantidade de bicarbonato e água oxigenada. A solução deve ficar efervescente e você só precisa colocar no local que está manchado. 

Em seguida, deixe a mistura agir por alguns minutos. Por fim, retire com a ajuda de um papel toalha branco.

5. Lavagem do carpete

Agora você sabe como limpar o carpete de casa de várias formas. Mas entenda que se preferir uma lavagem completa é ideal recorrer a limpeza profissional. Isso porque, o método de especialistas é mais seguro e oferece resultados ainda melhores. 

Portanto, com a limpeza profissional, os técnicos conseguem retirar até sujidades em camadas mais profundas do tecido. Por isso, ela é ideal para remover ácaros, bactérias e outros agentes infecciosos

Além disso, ela é capaz de tratar as fibras do tecido de forma correta e sem causar danos. Afinal, os profissionais usam produtos e equipamentos específicos para esses processos.

Esse é o caso da Acquazero, rede que está no mercado desde 2009 e é conhecida por sua limpeza ecológica. O processo segue métodos ecologicamente corretos e oferece ótimos resultados. 

No vídeo a seguir, confira como funciona a higienização de estofados da marca. 

Como tirar cheiro de xixi do carpete?

Agora você sabe que contratando uma empresa especializada, pode ter um carpete mais protegido e limpo, com total segurança. 

Mas no momento de um acidente, como com o xixi de cachorro, também é importante saber cuidar da peça, não é? 

Sendo assim, para começar você deve usar um papel absorvente de sua preferência para retirar o máximo da urina que conseguir. Ou seja, pressione o local com o papel e repita o processo quantas vezes for necessário. 

Em seguida, use um borrifador para aplicar vinagre puro na região. O ingrediente irá agir contra germes, mau cheiro e ainda pode neutralizar a acidez do xixi. Claro, depois do uso do vinagre branco, finalize com um pano macio para retirar excessos. 

Dicas para limpar carpete de casa semanalmente

Viu como limpar carpete de casa pode ser bem simples? Lembre-se que, com cuidados periódicos você pode manter sua peça sempre conservada.

Desse modo, não deixe a sujeira acumular e use o aspirador de pó com frequência para retirar sujidades mais superficiais. 

Inclusive, uma forma de ajudar nesse processo é jogando a mistura de bicarbonato e amido de milho na peça. Use proporções iguais de cada ingrediente, misture, salpique e depois é só aspirar. 

Isso porque, os ingredientes conseguem absorver possíveis sujeiras que estão grudadas nas fibras do tecido. Mas claro, se houver manchas ou mau cheiro, é só seguir as dicas que já passamos. 

Além disso, não abra mão de uma limpeza profissional. Afinal, por meio dela você consegue ter uma peça mais limpa. Logo, pode ter a tranquilidade de saber que seu carpete estará nas mãos de profissionais preparados. 

Com a Acquazero você escolhe a data e horário mais adequados para seu atendimento, sem abrir mão do seu conforto. 

Então, agende seu atendimento na Acquazero de forma on-line. Clique no botão abaixo.