Dessa forma, o processo de limpeza interfere diretamente no tempo de vida útil da peça.
Portanto, é por meio da higienização que você garante essa proteção contra danos causados por sujeiras que ficam grudadas na sua peça.
No entanto, a limpeza requer atenção, já que qualquer processo realizado de forma errada, assim como produto impróprio, pode prejudicar o tecido.
Além disso, não podemos nos esquecer que o cuidado com o tapete é também uma questão de saúde, uma vez que, uma limpeza adequada, elimina microrganismos que ficam escondidos neles.
Portanto, é possível evitar as crises alérgicas quando fazemos a limpeza e retiramos a poeira e todas as bactérias, ácaros e outros microrganismos do tapete.
Continue a leitura e aprenda o passo a passo que preparamos a seguir!
Lave o tapete muito bem
Para fazer a limpeza de tapetes, comece usando um item obrigatório: o aspirador de pó.
Isso porque, ele fornece uma grande ajuda e facilita o trabalho na hora de eliminar a poeira e outras sujeiras superficiais.
Dessa forma, ele se apresenta como um item indispensável na sua casa, devido a sua grande versatilidade e praticidade.
Por isso, antes de mais nada, faça uma aspiração completa da peça, tomando o cuidado para limpar toda a superfície. Repita o processo se achar necessário.
Depois de aspirar todo o tapete, lembre-se de virá-lo para aspirar o outro lado.
Embora a aspiração seja eficiente, ela é uma limpeza mais corriqueira. No entanto, saiba que algumas sujeiras ainda ficam agarradas entre as fibras do tecido.
Assim, você vai precisar realizar uma limpeza mais profunda. Não vai adiantar aplicar qualquer “cheirinho” se o mau cheiro e sujeira já estiverem no tapete.
Dessa forma, é preciso fazer a lavagem dos tapetes. Para isso, afaste os móveis que estão ao redor do tapete para evitar que eles se molhem.
Se possível, leve o seu tapete para um lugar que seja adequado para realizar a limpeza.
Você pode usar o nosso velho conhecido vinagre, que ajuda nas limpezas domésticas. O produto é ótimo para higienização, já que limpa de forma profunda e ainda consegue eliminar os germes.
Com ele, você vai conseguir acabar com as manchas e retirar todo o mau cheiro do tapete.
Então, separe água morna, detergente neutro e vinagre branco. Depois, dilua o detergente em um balde de água morna e acrescente três xícaras de vinagre.
Por fim, aplique a mistura no tecido e esfregue com cuidado. Limpe a mistura com um pano úmido e pronto! É só deixar secar.
Borrife um pouco de amaciante
Outra dica simples e perfeita para deixar o seu tapete com aromas agradáveis, é aplicar o amaciante no estofado.
Uma boa impeza aliada ao bom cheiro, será o resultado da mistura que vamos lhe ensinar. Sem contar na maciez que o tapete vai adquirir.
Você vai precisar de detergente neutro, água e amaciante de roupas. Misture os três ingredientes e aplique sobre o tapete. Use uma escova macia para esfregar. Em seguida, passe um pano úmido e deixe secar.
Mantenha o ambiente arejado
Para saber como lavar tapete e deixar cheiroso, mantenha o ambiente arejado. Assim você evita também o mau cheiro por falta de circulação do ar.
Além disso, ambientes fechados contribuem com o acúmulo de poeiras e pode provocar uma série de alergias e doenças respiratórias.
Dessa maneira, mantenha as suas portas, janelas e cortinas sempre abertas. Deixe o ambiente arejado para que a peça seque completamente e não fique com mau cheiro.
No momento da secagem, o ideal é que você procure por uma sombra. Isso porque, embora o sol ajude a secar mais rápido, pode contribuir para que a peça desbote.
No entanto, não ignore o processo de secagem correto. Se isso acontecer, você pode facilitar a proliferação de umidade no ambiente e, consequentemente, de mofo no seu tapete.
Portanto, busque por um local no qual o tapete poderá secar com segurança. Antes de voltar a peça para o seu devido lugar, certifique-se de que ela está verdadeiramente seca.
DICA EXTRA: prefira fazer uma limpeza profissional!
Usar muita água na hora da lavagem pode danificar o seu tapete, além de desperdiçar um recurso que tem se mostrado tão valioso.
Dessa forma, se você optar por uma limpeza a seco, você contribui para que a peça não fique encharcada e úmida por tempo desnecessário.
Por isso, a limpeza a seco é uma forma ainda mais simples e segura de higienizar o seu tapete. Então, procure por uma limpeza profissional.
Isso porque, empresas especializadas contam com produtos específicos para esses tipos de peças e equipamentos que facilitam todo o processo.
Dessa maneira, o processo de limpeza consegue alcançar as camadas mais profundas do tapete, fazendo uma limpeza muito mais efetiva. E o melhor de tudo isso, sem provocar danos.
Quando a empresa é especializada no método a seco, você pode ficar ainda mais tranquilo, já que é possível ter um resultado mais seguro, com a garantia de que toda a limpeza será eficiente.
Esse é o caso da higienização de tapetes da Acquazero, empresa especializada em limpeza ecológica.
Além de usar pouca quantidade de água, os profissionais da marca usam produtos biodegradáveis e de qualidade que garante uma limpeza mais efetiva na sua peça.
Portanto, não perca tempo! Baixe agora o aplicativo da Acquazero e tenha todos os serviços residenciais e também automotivos à sua disposição!
No vídeo a seguir, veja como é feita a higienização de tapetes pela empresa!
Como lavar tapete peludo e deixar cheiroso?
Você sabe como lavar tapete peludo? Esse é daqueles itens que chamam mesmo a atenção. Isso porque é lindo, estiloso e aconchegante. Dessa forma, ele é indispensável na decoração.
Mas a peça precisa estar bem limpa para realçar a sua beleza e não causar um efeito contrário, chamando a atenção para a falta de limpeza.
Esse tipo de peça pode ser feita de materiais como lã, shaggy ou algodão. Esses são materiais que tendem a acumular muita umidade e poeira com o uso.
Para fazer a higienização a seco, é necessário preparar uma mistura para esse tipo de limpeza. Então, confira essa receita!
Em um recipiente,coloque três colheres de sopa de amido de milho com a mesma quantidade de bicarbonato de sódio.
O passo mais importante para se ter atenção na hora de como lavar tapete peludo, é espalhar bem a mistura feita por toda a superfície do tapete. Em seguida, deixe o produto agir por aproximadamente 30 minutos.
Em seguida, remova a mistura com o aspirador de pó. Durante essa etapa, tome cuidado para que o equipamento não danifique os pelos do seu tapete.
Então, se quer garantir esse cuidado escolhendo uma empresa especializada, faça agora mesmo o seu agendamento na Acquazero! Para isso, clique no botão abaixo.