Por utilizarem na fabricação elementos como o ferro e alumínio, as rodas de liga leve se tornam 20% mais leves em comparação às comuns.
Essa mistura de elementos torna a roda mais leve e ao mesmo tempo resistente. Ou seja, o que proporciona a leveza é o alumínio, e o que a torna mais resistente é o silício.
Porém, todo esse diferencial não impede de serem capazes de suportar estradas em péssimo estado e esburacadas, elas aguentam firmes.
Isso porque, embora lindas e leves, foram projetadas iguais às comuns. Então, a diferença está mesmo no valor e, claro, na beleza das rodas de liga leve.
Mesmo sendo resistentes, é preciso adotar cuidados maiores com as rodas de liga leve, devido à estética.
Como lavar roda de liga leve do jeito certo?
Uma dica para ajudar você a simplificar a limpeza das rodas de liga leve é não deixar a sujeira acumular. Dessa forma, basta jogar água com a mangueira. Para sujeiras mais intensas use um produto próprio.
Após retirar o excesso de água com um pano limpo, seque bem e passe outro pano seco para deixá-las brilhando e lindas novamente.
Mas se suas rodas estiverem muito sujas, você terá mais trabalho.
Primeiro passo, use um produto específico para rodas de liga leve ou, do contrário, você vai danificá-las. Se for uma limpeza mais leve, pode jogar água e passar o produto, fazendo movimentos circulares com a escova.
Em seguida, enxágue com água corrente e finalize secando bem. Não se esqueça dos cantinhos, eles também merecem sua atenção.
Use um pano limpo bem seco que não solte fiapos (a microfibra é eficaz para isso). Certifique-se de ter secado bem ou as rodas ficarão manchadas.
O hábito também ajuda a evitar corrosões e ferrugens. Você pode, inclusive, passar um selante nas rodas, para deixá-las mais protegidas. Confira outras dicas.
1. Escolha o produto ideal para a tarefa
A escolha do produto é fundamental para a lavagem das rodas de liga leve, pois pode danificar suas rodas. Portanto, pesquise bastante a respeito dos limpadores.
Então, com o auxílio de um balde bem limpo, coloque água e shampoo próprio para a limpeza dos autos. Um sabão neutro também pode ser usado.
Após misturar os componentes, antes de começar a esfregação, retire todas as pecinhas de plástico que protegem os elementos das rodas.
Feito isso, pegue uma esponja e mergulhe na mistura. Em seguida, comece a esfregar por toda a roda, por dentro e por fora, incluindo todas as peças. Deixe agir por no máximo cinco minutos.
De vez em quando molhe a esponja novamente e repita o processo nas partes mais sujas. Agora, passados cinco minutos, com uma mangueira de pressão, retire todo o produto até que a água saia limpa.
Os produtos limpa-forno são indicados para gordura, ferrugem, minerais etc. Porém, como são produtos mais potentes, podem causar irritações. Por isso, use luvas de borracha e proteção ocular.
2. Você precisa seguir as indicações da embalagem
Não tente dar um “jeitinho” na hora da aplicação do produto. As instruções devem ser seguidas à risca para evitar possíveis acidentes.
Geralmente, as embalagens trazem todas as informações possíveis, como data de validade, a origem do produto e instruções de uso.
Portanto, siga minuciosamente as instruções para que sua tarefa não seja em vão e a roda se danifique.
Embora elas sejam resistentes, em contato com produtos abrasivos, podem sofrer consequências desastrosas.
Então, deixe o desânimo de lado e comece lendo atentamente as instruções. Assim, procure executar a função exatamente conforme descrito nas embalagens.
Com o passar do tempo, se você já estiver familiarizado com o produto e as instruções, fará no automático, pois sabe tudo.
Lembrando que, se mudar de produto, mesmo que ele faça o mesmo efeito do outro, é necessário ler as instruções de uso. Afinal, podem não ser as mesmas.
3. Seque bem as rodas após a lavagem
Outro fator que pode danificar as rodas de liga leve é a secagem, a maneira como você vai secar suas rodas.
Ou seja, é necessário secá-las muito bem, e não é só por conta de manchas que podem ficar, é essencial para não enferrujá-las.
Portanto, faça o dever de casa bem feito para não correr esse risco, vale a pena. Além de lavar e secar corretamente como foi ensinado nesse texto, você pode usar um produto para selar as rodas.
Dessa forma, elas ficarão protegidas das impurezas do dia a dia. Mas não se esqueça, é necessário seguir corretamente as instruções de uso. Afinal, rodas como essas precisam de cuidados especiais.
Cuidados importantes para as rodas de liga leve
Comece por calibrar os pneus, assim você evita que eles murchem, danificando suas rodas. Isso pode empenar os aros, que são essenciais para manter o equilíbrio da direção do automóvel.
Para evitar que isso aconteça, calibre regularmente os pneus, de preferência, quinzenalmente.
Um dos piores vilões das rodas são estradas esburacadas. Os buracos estragam as rodas e desregulam a cambagem. Quando isso acontece, na maioria das vezes é necessário trocar a roda.
Outro fator que é preciso evitar é estacionar ao lado do meio-fio. Então, mantenha a distância certa para não roçar as rodas.
Além disso, nunca deixe acumular sujeiras em suas rodas de liga leve. Para a limpeza, prefira detergentes próprios para os automotivos.
No mais, quando chegar a hora de trocar as rodas, troque-as. Afinal, é necessário depois de um certo tempo.
Inclusive, no mercado automotivo existem produtos voltados para o polimento das rodas de liga leve.
Na Acquazero, você encontra serviços para ajudar na hora de como lavar roda de liga leve e vários outros processos de limpeza. Agende já o seu atendimento de forma on-line.
Você pode comprar um limpa-alumínio para esse fim. Uma receita caseira é lavar a roda com detergente e água e polvilhar um pouco de bicarbonato de sódio.
Não utilize na limpeza das rodas produtos à base de petróleo ou derivados, como o querosene e outros. Eles podem ressecar a borracha dos pneus.
Uma roda enferrujada não só é desagradável esteticamente, como pode comprometer a sua segurança. Para solucionar o problema, use um removedor de ferrugem.