fbpx
Como lavar o carro em casa sem danificar a lataria e o estofado?

Como lavar o carro em casa sem danificar a lataria e o estofado?

Quer descobrir como lavar o carro em casa? Confira todas as dicas úteis que reunimos neste post e mantenha seu automóvel em bom estado. 

Na hora de limpar o carro em casa, é importante conhecer alguns truques para ter melhores resultados e fazer um processo seguro. Por isso, separamos um passo a passo bem simples que vai facilitar sua vida. 

Mas claro, lembre-se que é fundamental contratar uma limpeza profissional de forma periódica. Esse é o caso dos serviços da Acquazero, empresa especializada em estética automotiva. 

Todos os serviços da Acquazero são feitos com produtos biodegradáveis e conseguem tratar as superfícies do carro de forma correta. Então, para agendar seu horário é só clicar no botão a seguir. Continue a leitura!

Dicas de como como lavar o carro em casa

Se você tem dúvidas sobre como lavar o carro em casa, trouxemos neste conteúdo algumas dicas para fazer o procedimento de forma segura. Assim, você vai conseguir bons resultados e de forma prática. 

Mas claro, antes de começar qualquer processo de limpeza, é essencial que você procure por produtos adequados em lojas especializadas em estética automotiva. Isso porque, esses produtos podem garantir processos completos e com resultados mais satisfatórios. 

Advertisement

Pode até ser comum aproveitar aquele limpador que já tem em casa para cuidar do carro. Mas lembre-se que esses produtos não possuem os componentes certos para tratar determinadas partes de um veículo. 

Sendo assim, dê preferência para as soluções adequadas e pesquise bem antes de comprar. Você poderá encontrar limpadores para cada tipo de superfície e material, além de marcas distintas. 

Agora, acompanhe conosco o passo a passo a seguir e aprenda a lavar o carro de forma completa. 

Como lavar a pintura?

Para quem procura saber como lavar o carro em casa, cuidar da pintura é uma das maiores preocupações. Afinal de contas, estamos falando de grande parte do exterior do veículo. 

Desse modo, saiba que existem alguns truques para fazer um processo ideal. O primeiro deles é quanto a economia de água, já que gastar muito na limpeza é algo ultrapassado e você já conta com opções em conta. 

Em um momento de crise hídrica, por exemplo, é ainda mais importante poupar recursos. Por isso, você pode usar baldes de água para fazer um procedimento controlado, ao invés de uma mangueira que gera desperdício. 

Nesse caso, você pode usar um shampoo automotivo, molhando o carro por partes, ensaboando e enxaguando. Porém, para não danificar a pintura ou causar manchas, faça o processo em um ambiente coberto. 

Lembre-se que os raios solares em contato com água e o sabão podem deixar a pintura cheia de marcas. 

Outra opção é usar o método ainda mais econômico, de limpeza a seco. Para isso você vai precisar de um produto limpador específico, um borrifador com água e panos de microfibra. 

Então, você deve aplicar a mistura de produto e água com cuidado e depois remover tudo com a ajuda da microfibra. Por isso, faça a limpeza por partes e tome cuidado para limpar toda a superfície.

No vídeo a seguir, você pode ver as diferenças entre uma lavagem normal e a limpeza ecológica da Acquazero. Assista!

Limpeza do teto

Para quem quer saber como lavar o carro em casa, é preciso conhecer também a forma correta de limpar o teto. Inclusive, esse é o primeiro local que você deve limpar no interior do carro para que a sujeira do teto não caia em locais limpos. 

Sendo assim, para começar essa etapa, pegue uma escova de cerdas macias e passe por toda a região do teto. Desse modo, você irá desprender algumas sujidades e poeiras que estão no local. 

Em seguida, você pode aplicar um limpador multiuso próprio para carro, ou algum produto específico para tetos. Logo, você só precisa aplicar e passar um pano macio para fazer a limpeza.

Por fim, deixe o veículo aberto para que o ar circule e o teto seque completamente. 

Cuidado para limpar os bancos

Já na hora de limpar os bancos, também é fundamental tomar certos cuidados. Para começar, você pode usar um aspirador de pó para retirar todas as poeiras e pequenas sujeiras que se encontram no banco. 

Inclusive, você pode manter a aspiração com frequência para manter seus bancos sempre limpos. Assim, toda semana ou a cada 15 dias, você consegue eliminar sujidades e ter um carro mais conservado. 

Mas voltando para a limpeza, após aspirar o carro é hora de começar o processo para manter a peça totalmente higienizada. Portanto, use um borrifador para aplicar um produto de limpeza próprio para estofados

Sendo assim, passe o produto e use um pano de microfibra para esfregar e limpar toda a região. Porém, evite exagerar na quantidade para não encharcar e deixe os bancos secarem completamente antes de usar. 

Isso porque, a umidade é um dos fatores que ajuda no aparecimento de mofo, ácaros, entre outros agentes nocivos à saúde. Por isso, certifique-se que seu carro ficará limpo e seco.  

Limpe os vidros (do lado de dentro e de fora)

Foto da janela de um carro. Imagem ilustrativa para o texto como lavar o carro em casa.
Use produtos adequados para manter o vidro em bom estado.

Além de entender como lavar o carro em casa, você precisa saber qual o jeito certo de lavar os vidros. Portanto, também busque por um limpa vidro que seja adequado e que não vá danificar sua peça. 

Desse modo, se tratando dos vidros internos, é ideal que você aplique o produto em uma flanela, sem exagerar na quantidade. Assim, você evita molhar outras superfícies e até causar estragos. 

Então, esfregue o pano umedecido por todos os vidros, e depois use outra microfibra seca para finalizar. 

Como os vidros externos estão mais expostos a sujidades, pode ser que eles fiquem em condições piores. Logo, você pode usar um pano mais umedecido para que seja possível retirar todas as sujeiras. E claro, se for preciso, é só repetir o processo. 

Higienize os tapetes e carpete

Você sabia que na hora de cuidar do carro também é preciso ficar de olho nos tapetes e no carpete? Isso porque, vários tipos de sujidades podem se acumular no chão do veículo, inclusive, microrganismos como ácaros e bactérias, que podem colocar em risco o seu bem-estar. 

Por isso, é essencial manter essas partes limpas e você pode começar retirando todos os tapetes. Depois, lave as peças com um sabão automotivo certo e com o uso de água. Ao final, não deixe resquícios de produtos e coloque para secar. 

Já para o carpete, você deve começar aspirando toda a região para tirar restos de alimentos, pequenos detritos e poeira. Com a peça mais limpa é hora de começar uma higienização completa. 

Então, adquira um limpador para carpete e use um borrifador para fazer uma aplicação controlada pela região. Assim, é só usar um pano macio para passar em todo o local e eliminar ainda mais sujeiras. 

Em seguida, pegue um pano umedecido apenas em água para “enxaguar” a superfície. Passe quantas vezes for necessário até eliminar todas as sujidades e restos de produtos. Por fim, deixe o carro aberto para secar completamente. 

Limpeza das rodas e pneus

Para quem quer saber como lavar o carro em casa, cuidar das rodas e dos pneus não pode ficar de fora da lista. Desse modo, no momento de cuidar da parte externa do carro, lembre-se de limpar essa região.

Antes de usar água, você pode passar uma escova para desprender sujidades que estão na roda e na caixa de roda. Em seguida, você pode começar a aplicar o produto. Para isso, use um borrifador ou pulverizador e se for necessário esfregue novamente com a escova. 

Mas no caso das rodas, faça um trabalho mais cuidadoso com a ajuda de um pincel de detalhamento para retirar todas as sujidades acumuladas em partes de difícil acesso. Por fim, é só enxaguar o local e deixar secar completamente. 

Viu como lavar o carro em casa não é complicado? Só é preciso tomar alguns cuidados e usar os produtos certos. 

Além disso, você sabe que a Acquazero pode lhe ajudar a ter bons resultados, com processos totalmente profissionais. 

Então agende agora mesmo o seu atendimento na Acquazero de forma on-line. Clique no botão abaixo.