Afinal de contas, uma das etapas do polimento é a fase de corte, que desgasta as camadas de verniz que revestem a carroceria. Então, as imperfeições vão sumirão na mesma proporção que o brilho da pintura aparece.
Por último, em certos casos, o indicado não é o serviço de polimento, e sim uma nova pintura e aplicação de verniz.
Como o polimento é feito?
Como vimos, o polimento é uma técnica corretiva para cuidados com o carro. A seguir, vamos explicar o passo a passo.
Antes de mais nada, o profissional irá verificar o estado da pintura, para adotar o caminho mais adequado para chegar no resultado. Sendo assim, pode ser necessário fazer uma descontaminação da pintura.
Logo depois da análise, chega o momento do mapeamento para saber qual a espessura do material que se encontra na superfície. Em seguida, temos o lixamento. Esta etapa também vai depender do estado da pintura.
Agora vamos ao polimento em si, que tem três etapas. A primeira e mais agressiva é a etapa do corte, que serve para corrigir os defeitos, como: arranhões e desgastes da pintura.
Nesta etapa é aplicado um composto específico para o polimento. Geralmente uma boina de lã é usada, mantendo baixo giro. O polimento deve ser realizado até que sejam removidos os microrriscos da pintura ou do verniz.
A segunda etapa do polimento automotivo é o refino. Ou seja, fase em que vamos retirar o aspecto bruto, com um polidor específico.
Como na etapa anterior, é só espalhar uma pequena quantidade do produto com uma politriz de baixo giro e uma boina de lã ou de espuma supermacia para refino.
O lustro é a última etapa. O produto indicado nessa fase é específico para acabamentos. A aplicação deve seguir os processos anteriores.
Como o espelhamento funciona?
No espelhamento é feito o nivelamento do verniz que cobre a pintura, dando um brilho mais intenso para a lataria do veículo.
O processo evita a aderência de contaminantes e protege a pintura contra os UV. Para aplicar a camada de verniz, o veículo deve estar limpo, seco, encerado e polido.
Com a camada extra, o carro ganhará um efeito espelhado, adquirindo uma película protetora contra arranhões e pequenas imperfeições.
Dessa forma, as duas técnicas se parecem. Entretanto, o espelhamento envolve um processo mais complexo e mais refinado do que o polimento.
Sendo assim, o polimento torna a superfície uniforme desgastando o verniz. Já o espelhamento nivela essa camada, o que proporciona um brilho mais intenso.
O espelhamento também conta com produtos e materiais mais potentes. Portanto, entender como cada uma dessas técnicas funciona vai facilitar muito a sua tomada de decisão. Por último, confira abaixo o passo a passo que explica como o espelhamento funciona.
Como fazer espelhamento da pintura?
Primeiro, o lixamento servirá para nivelar o verniz e remover riscos. Em seguida, para dar um acabamento melhor para o espelhamento automotivo, pode-se dividir o polimento em duas etapas.
A primeira vai ser responsável por remover as marcas do lixamento, e a segunda será o acabamento para eliminar possíveis marcas. Sendo assim, usa-se a politriz com rotação entre 1,5 mil e 1,8 mil RPM, e as boinas e produtos, como no serviço de polimento.
Já a etapa do lustro também deve ser mantida e é muito importante para realçar o brilho e tirar pequenos riscos e hologramas das etapas anteriores.
Nesse sentido, o profissional deve dar ainda mais atenção a cores de carros escuras, como o preto e o vermelho, que mostram mais os hologramas.
Por último, o espelhamento automotivo recebe a etapa final, que funciona como uma proteção extra para reforçar o brilho.
Desse modo, com um aplicador de espuma, o profissional usa a cera para espelhamento sobre a lataria, adotando movimentos leves e circulares. Em seguida, deixa agir um pouco e remove o produto com o pano de microfibra.
Por que fazer espelhamento ou polimento da pintura?
Investir em espelhamento ou polimento da pintura do seu carro é importante para manter sua aparência impecável.
Como dito, esses processos removem imperfeições, como arranhões, manchas e revitaliza o brilho da superfície.
Além disso, protegem a pintura contra danos causados pelo clima e pela exposição ao sol, prolongando sua durabilidade. Com a aplicação dessas técnicas, seu veículo ganha uma camada protetora que facilita a limpeza e mantém a cor vibrante por mais tempo.
Ou seja, o espelhamento ou polimento não apenas aprimoram a estética do carro, mas também garantem sua proteção contra os elementos, preservando seu valor ao longo do tempo.
Outros processos para fazer na pintura do carro
Confira agora outros processos para fazer na pintura do carro. Dessa forma, além de polimento e espelhamento, o mercado oferece outros níveis de cuidados com a pintura.
Sendo assim, entre eles é possível encontrar a limpeza a seco, o enceramento profissional e a vitrificação da pintura.
O enceramento profissional é um procedimento que não remove manchas nem arranhões. O processo é feito com a cera automotiva, usada para formar uma película protetora que veda os poros do verniz da pintura.
Depois do método, a superfície do veículo passa a repelir água e partículas de poeira. Por isso, quando o carro é encerado, permanece limpo por mais tempo.
Desse modo, se você não usa muito o carro ou ele fica mais em locais fechados, realize o enceramento a cada dois meses. Por outro lado, se fica muito exposto ao sol, faça o processo mensalmente.
Já a vitrificação é a aplicação de um revestimento líquido sobre a superfície do veículo. Essa camada contém elementos químicos que estão presentes no vidro.
Logo, a camada líquida se torna rígida e forma um escudo, que veda os poros do verniz sobre a lataria, deixando a superfície mais brilhante.
Você sabia que até mesmo a água pode deixar marcas na pintura? Isso acontece porque evapora, deixando minerais que formam uma mancha esbranquiçada.
Com a vitrificação, você evita que isso aconteça, já que o serviço repele a água, facilitando também a remoção de sujeira durante uma lavagem. Portanto, além do brilho, você garante proteção para a pintura contra poeira, chuva e luz solar.
Qual a melhor forma de cuidar da pintura do carro?
A melhor forma de cuidar da pintura do carro é contar com a Acquazero. Assim, você pode confiar em uma rede com credibilidade no mercado e que tem profissionais treinados.
Desse modo, a Acquazero atua com métodos sustentáveis, ou seja, com produtos biodegradáveis. A marca trabalha com um amplo catálogo de serviços automotivos, o que inclui todos apresentados nesse texto e muitos outros.
Além disso, um profissional deve avaliar o estado de conservação da pintura e qual é a sua necessidade em relação ao carro.
Então, se você ainda não se decidiu sobre qual serviço é o mais adequado para o seu carro, não se preocupe! Basta entrar em contato com a Acquazero, a maior rede de Estética Automotiva do mundo!
Ao longo do texto, você aprendeu sobre polimento e espelhamento do carro. Agora que está por dentro do assunto, agende o seu atendimento com a Acquazero e cuide do seu veículo do jeito certo!
O valor pode variar de acordo com a sua região e modelo do veículo. Por isso, faça uma cotação com a Acquazero.
O polimento dura cerca de seis meses. Já o espelhamento tem uma durabilidade maior, entre um a cinco anos.
Você pode escolher fazer esses procedimentos com ajuda profissional, como da Acquazero. Assim, terá um resultado satisfatório.