fbpx
Como desinfetar o volante do carro e manter o seu interior limpo?

Como desinfetar o volante do carro e manter o seu interior limpo?

As superfícies do seu veículo estão cheias de ameaças à saúde, invisíveis a olho nu. Por isso, aprenda como desinfetar o volante do carro e outras partes que você está em contato boa parte do tempo.

Talvez o volante não esteja entre as suas principais áreas de atenção ao fazer a limpeza do veículo. Mas você está com as mãos nessa parte do carro na maior parte do tempo que está no trânsito.

Ao sair dali, você vai comer, cumprimentar pessoas, pegar as chaves ou outros objetos. Agora, pare para pensar em quantos objetos e superfícies você tocou antes de entrar no veículo. Impossível de contar, não é mesmo?

Interior do carro com uma pessoa ao volante. Ilustração do texto sobre como desinfetar o volante do carro.
Você passa um bom tempo no interior do seu veículo. Por isso, é importante cuidar dessa parte.

Desinfetar volante do carro é essencial! Saiba o motivo

O manuseio constante é suficiente para transportar os germes de um lugar para o outro.

Por isso, o volante, o painel, os forros, os assentos, o câmbio, os cintos de segurança e as maçanetas demandam uma limpeza frequente.

As mudanças de hábitos depois da pandemia provocada pelo novo coronavírus se concentram no isolamento social e reforço na limpeza. Isso inclui toda a parte interna do seu veículo.

Advertisement

Desse modo, suponhamos que você siga os cuidados recomendados, como desinfetar as mãos com álcool em gel.

Mesmo assim, as superfícies do interior do seu carro ainda absorvem as impurezas que vêm pela porta ou pela janela. Às vezes, essa sujeira é trazida de fora pelos próprios ocupantes do veículo.

Dessa forma, poeira, ácaros, bactérias, vírus e mofo circulam livremente pelo interior do carro. Obviamente, isso afeta de forma negativa a qualidade do ar que os ocupantes respiram.

Esses elementos podem ser a causa de irritação e coceira na pele e nos olhos, lacrimejamento, espirros, tosses e nariz entupido.

Além disso, o estado de saúde de algumas pessoas pode se agravar, como o daqueles que sofrem de alergia, asma ou outros problemas respiratórios.

Ao higienizar o interior do veículo, você elimina essas ameaças à saúde. Além disso, as peças ganham uma limpeza profunda e são hidratadas.

Pense como a luz do sol bate direto em seu volante. Se o seu carro costuma ficar muito tempo parado em um local descoberto, não vai demorar para que a superfície fique ressecada, rachada e desbotada.

Por isso, a limpeza regular do volante e de outros itens do painel é uma forma de reduzir o desgaste e prolongar a vida útil dessas peças.

Volante e painel. Imagem ilustrativa do texto como desinfetar o volante do carro.
As superfícies do interior do seu veículo acumulam todo tipo de impurezas que circulam no ambiente.

Saiba como desinfetar o volante do carro

Tome cuidado com o que você vai usar na limpeza, pois o produto pode danificar componentes do painel.

Veja o passo a passo de como desinfetar o volante do carro. Seguir cada dica é manter o seu veículo mais saudável, além de cuidar da durabilidade do volante.

1. Separe os materiais adequados

Tem local onde ainda é usado material de limpeza à base de silicone. Com o tempo, esse tipo de produto pode danificar componentes da cabine, deixando manchas amareladas na superfície.

Por isso, se você tem dúvida se pode aplicar determinado produto de limpeza no volante, faça um teste. No dia anterior à limpeza, aplique um pouco do produto em uma área disfarçada, como atrás do volante.

Passado o tempo necessário, perceba se há alguma alteração de cor na área testada. Caso não haja, prossiga com a limpeza do jeito que você planejou.

Por outro lado, se você perceber alguma diferença, a parte testada estará escondida e você poderá escolher um produto mais adequado.

Além do limpador, você precisará de um hidratante e três toalhas de microfibra: uma para fazer a limpeza, outra para secar e mais uma para remover o excesso do produto.

2. Limpe o volante

Para a limpeza, a primeira coisa que você deve fazer é remover toda sujeira e fuligem que se acumulam na superfície do volante.

Por isso, pegue um pano de microfibra umedecido com água e adicione um pouco de limpador de couro. Itens como volante, câmbio, maçanetas e painel podem ser limpos até mesmo com aqueles produtos para sapatos.

Óculos escuros sobre o painel do veículo. Imagem ilustrativa texto como desinfetar o volante do carro.
Free image/jpeg, Resolution: 4555×3036, File size: 2.59Mb, Sunglasses inside of audi car

Você também pode fazer uma solução caseira com 500 ml de água e uma colher de sopa de detergente neutro. Para a desinfecção, você pode passar álcool 70% nas peças que manuseia com mais frequência.

Em seguida, esfregue o pano sobre o volante com cuidado. Você não precisa usar força para esfregar. Em vez disso, umedeça o volante suavemente.

Depois, use um pouco de água para limpar o excesso do produto. Por fim, seque o volante com uma toalha de microfibra macia.

3. Hidrate a superfície

Depois de limpar o volante, o seu próximo passo deve ser reabastecer os óleos do couro. Isso serve para manter a superfície macia, flexível e durável.

Para isso, você pode aplicar até mesmo vaselina, óleo de amêndoas ou um hidratante corporal. Porém, o ideal é que você use um condicionador próprio para couro.

Agora, aqui está o truque: a melhor ferramenta para aplicar o hidratante são suas mãos nuas.

Assim, aplique uma pequena quantidade do produto na palma da sua mão e massageie suavemente a superfície por um minuto ou mais.

Feito isso, deixe os óleos do condicionador serem absorvidos pelo couro por cerca de 30 minutos. Por fim, remova o excesso do material com uma toalha de microfibra limpa.

Como prevenir a sujeira do volante e os problemas que ela traz?

Para você que é motorista, uma dica é guardar no veículo alguns itens que possam te ajudar na limpeza de rotina. Entre eles, um aspirador portátil, uma flanela limpa e um produto de limpeza da sua preferência.

Isso permite que você faça uma higienização rápida em qualquer intervalo que tiver. No vídeo abaixo, veja como você pode fazer a limpeza interna por conta própria.

Mesmo que você faça a manutenção regular, as peças do interior do veículo demandam uma limpeza ainda mais profunda. Assim, solicite a ajuda profissional de tempos em tempos.

Dessa forma, é possível garantir que os locais que motoristas e passageiros encostam partes do corpo estarão livres de ameaças à saúde.

Nesse caso, o ideal é que você chame uma empresa que faça a limpeza a seco. Esse é um tipo de tratamento que não deixa qualquer resíduo ou umidade no local.

Por isso, o serviço não faz sujeira e você poderá usar o veículo pouco tempo depois. Ainda mais importante é que o procedimento não causa risco de proliferação de microrganismos, ácaros ou mofo.

Atualmente, a maior empresa do mundo especializada nesse tipo de solução é a Acquazero. A marca tem mais de 400 unidades espalhadas pelo Brasil, Estados Unidos e República Dominicana.

Nelas, é possível realizar um tratamento completo de estética automotiva. Assim, agende o atendimento pelo site da empresa ou pelo app. Depois, digite o seu endereço e encontre a unidade mais próxima.

Em seguida, selecione os detalhes do serviço desejado, bem como o dia e a hora do seu atendimento. A Acquazero sabe como desinfetar o volante do carro e outras partes da melhor forma possível!