Desse modo, mesmo que você siga os cuidados recomendados, como desinfetar as mãos com álcool em gel, as superfícies ainda absorvem as impurezas. Às vezes, essa sujeira é trazida de fora pelos próprios ocupantes do veículo ou pela janela.
Dessa forma, poeira, ácaros, bactérias, vírus e mofo circulam livremente pelo interior do carro. Obviamente, isso afeta de forma negativa a qualidade do ar que os ocupantes respiram.
Esses elementos podem ser a causa de irritação e coceira na pele e nos olhos, lacrimejamento, espirros, tosses e nariz entupido.
Além disso, o estado de saúde de algumas pessoas pode se agravar, como o daqueles que sofrem de alergia, asma ou outros problemas respiratórios.
Ao higienizar o interior do veículo, você elimina essas ameaças à saúde. Além disso, as peças ganham uma limpeza profunda e são hidratadas.
Pense como a luz do sol bate direto em seu volante. Se o seu carro costuma ficar muito tempo parado em um local descoberto, não vai demorar para que a superfície fique ressecada, rachada e desbotada.
Por isso, a limpeza regular do volante e de outros itens do painel é uma forma de reduzir o desgaste e prolongar a vida útil dessas peças.
Saiba como desinfetar o volante do carro
Tome cuidado com o que você vai usar na limpeza, pois o produto pode danificar componentes do painel.
Veja o passo a passo de como desinfetar o volante do carro. Seguir cada dica é manter o seu veículo mais saudável, além de cuidar da durabilidade do volante.
1. Separe os materiais adequados
Tem local onde ainda é usado material de limpeza à base de silicone. Com o tempo, esse tipo de produto pode danificar componentes da cabine, deixando manchas amareladas na superfície.
Por isso, se você tem dúvida se pode aplicar determinado produto de limpeza no volante, faça um teste. No dia anterior à limpeza, aplique um pouco do produto em uma área disfarçada, como a parte de trás do volante.
Passado o tempo necessário, perceba se há alguma alteração de cor na área testada. Caso não haja, prossiga com a limpeza do jeito que você planejou.
Por outro lado, se você perceber alguma diferença, a parte testada estará escondida e você poderá escolher um produto mais adequado.
Além do limpador, você precisará de um hidratante e três toalhas de microfibra. Uma para fazer a limpeza, outra para secar e mais uma para remover o excesso do produto.
2. Limpe o volante
Para a limpeza, a primeira coisa que você deve fazer é remover toda sujeira e fuligem que se acumulam na superfície do volante.
Por isso, pegue um pano de microfibra umedecido com água e adicione um pouco de limpador de couro. Itens como volante, câmbio, maçanetas e painel podem ser limpos até mesmo com aqueles produtos para sapatos.
Assim, você também pode fazer uma solução caseira com 500 ml de água e uma colher de sopa de detergente neutro. Para a desinfecção, você pode passar álcool 70% nas peças que manuseia com mais frequência.
Em seguida, passe o pano sobre o volante com cuidado. Você não precisa usar força nesse processo. Em vez disso, umedeça o volante suavemente.
Depois, use um pouco de água para limpar o excesso do produto. Por fim, seque o volante com uma toalha de microfibra macia.
3. Hidrate a superfície
Depois de limpar o volante, o seu próximo passo deve ser reabastecer os óleos do couro. Isso serve para manter a superfície macia, flexível e durável.
Para isso, o ideal é que você use um condicionador próprio para couro. Agora, aqui está o truque: a melhor ferramenta para aplicar o hidratante são suas mãos nuas.
Assim, aplique uma pequena quantidade do produto na palma da sua mão e massageie suavemente a superfície por um minuto ou mais.
Dessa forma, feito isso, deixe os óleos do condicionador serem absorvidos pelo couro por cerca de 30 minutos. Por fim, remova o excesso do material com uma toalha de microfibra limpa. Então, veja a seguir como prevenir a sujeira do volante.
Como prevenir a sujeira do volante e os problemas que ela traz
Para você que é motorista, uma dica é guardar no veículo alguns itens que possam ajudar na limpeza de rotina. Entre eles, um aspirador portátil, uma flanela limpa e um produto de limpeza da sua preferência. Isso permite fazer uma higienização rápida em qualquer intervalo que tiver.
Mesmo que você faça a manutenção regular, as peças do interior do veículo demandam uma limpeza ainda mais profunda. Assim, solicite a ajuda profissional de tempos em tempos.
Dessa forma, é possível garantir que os locais que motoristas e passageiros encostam partes do corpo estarão livres de ameaças à saúde.
Nesse caso, o ideal é que você chame uma empresa que faça a limpeza a seco. Esse é um tipo de tratamento que não deixa qualquer resíduo ou umidade no local.
Por isso, o serviço não faz sujeira e você poderá usar o veículo pouco tempo depois. Ainda mais importante é que o procedimento não causa risco de proliferação de microrganismos, ácaros ou mofo.
Atualmente, a maior empresa do mundo especializada nesse tipo de solução é a Acquazero. A marca tem mais de 800 unidades espalhadas pelo Brasil, Estados Unidos e República Dominicana.
Nelas, é possível realizar um tratamento completo de estética automotiva. Enfim, agende o atendimento pelo site da empresa ou pelo app com a unidade mais próxima.
A melhor forma de limpar o volante é usando uma mistura de água com sabão neutro ao menos uma vez por semana. Caso seja de couro, lembre-se de hidratá-lo.
Para tirar mau cheiro de volante use uma mistura de água morna com vinagre branco. Passe sutilmente o pano com essa solução. Caso o odor persista, pode não ser sujeira apenas no volante. Desse modo, entre em contato com um serviço profissional.
Caso o volante seja de couro, passe um pano de microfibra umedecido com uma mistura de água com um pouco de limpador de couro. Além disso, existem no mercado capas protetoras de volante.