Isso porque nesta pintura os arranhões tendem mais a aparecer, e isso diminui a beleza do seu carro.
Além disso, os carros pretos absorvem mais a luz solar. Você já tentou entrar em um carro preto que ficou estacionado por horas em um espaço descoberto? Fica parecendo uma sauna, não é verdade?
Assim, o revestimento transparente da carroceria do carro preto é mais atingido do que os de veículos de cores mais claras. Portanto, o carro preto requer mais manutenção.
Outro cuidado que você deve ter com carro preto é o enceramento mais frequente, dependendo da quantidade de contaminantes no seu dia a dia.
Estamos falando de seiva de árvore, insetos, poeira, asfalto, cimento etc.
Como cuidar de carro preto em 5 passos
O processo para cuidar de carro preto exige alguns pontos para conservar a qualidade da pintura e manter a cor em bom estado. Não pense que vai poder ser desleixado com seu veículo, pois isso poderá lhe custar caro.
A seguir, aprenda hábitos simples, que vão ensinar como cuidar de carro preto.
1. Elimine a sujeira
Um bom enxágue prévio remove o máximo possível de lama ou sujeira. Muitas vezes, vemos pequenos arranhões e redemoinhos em forma de teia de aranha no reflexo da pintura de carros pretos. Quase sempre, isso é o resultado de técnicas de lavagem malfeitas, mas facilmente evitáveis.
Antes de iniciar o processo, borrife o carro com uma mangueira. Essa pode ser uma mangueira comum de jardim ou uma de alta pressão, específica para lavagem de carros.
Nesse sentido, é importante usar muita água durante todo o processo, evitando que qualquer tipo de poeira possa estragar o verniz.
2. Use dois baldes para lavar o veículo
Separe a água de enxágue suja e a água limpa com sabão em dois baldes. Isso vai impedir que os contaminantes voltem para a lataria.
Afinal, usar apenas um balde significa que toda a sujeira e fuligem retiradas do veículo serão despejadas no balde de lavagem, onde você vai coletá-la novamente.
Especialistas alertam para evitar o uso de detergente de lava-louças para limpar o carro. Esses produtos são desengraxantes e limpadores. Portanto, removem a cera e a proteção do selante da camada transparente.
Em vez disso, use uma solução específica para lavar carros. Assim, você mantém a lubrificação da pintura enquanto limpa o carro. Isso ajudará a minimizar o atrito e os potenciais arranhões.
3. Use produtos de lavagem e secagem de alta qualidade
A secagem incorreta de um carro preto também pode ser arriscada. Por isso, é fundamental que você use os produtos certos.
Uma boa prática é ter duas luvas e duas esponjas. Assim, fica um conjunto para a carroceria e o outro para as rodas.
É fundamental minimizar a aspereza de qualquer coisa que toque a pintura durante o processo de lavagem e secagem. Lembre-se de que mesmo o mais leve arranhão aparece facilmente na lataria preta.
O recomendável é que você use uma luva de microfibra macia e lavável. Elas duram mais do que as luvas mais baratas, que se desfazem após algumas lavagens.
É fundamental tirar todo o produto de limpeza antes de passar para a secagem. Caso fique em algum ponto, pode causar manchas futuramente.
A técnica de secagem também é importante. Coloque uma toalha de microfibra sobre a superfície e dê tapinhas – não arraste a toalha! Essa técnica reduz as potenciais manchas.
Evite a tentação de fazer a secagem rapidamente. Um aspirador pode ser usado para secar o exterior de um carro sem qualquer contato físico.
Dessa forma, se você não tiver um aparelho para sucção, o ideal é mover a microfibra lentamente ao secar.
4. Encere o veículo regularmente
A cera automotiva é como um protetor solar para a pintura do seu carro. O produto protege contra os raios fortes do sol, ao mesmo tempo em que ajuda o exterior a repelir água e permanecer brilhante.
Afinal, esse brilho profundo e espelhado é o que torna tão gratificante possuir um carro preto. Há no mercado várias soluções projetadas especificamente para a pintura preta, com fórmulas diferenciadas.
Caso não sinta segurança ou não tenha habilidade para fazer o enceramento, procure a ajuda de um profissional. Isso pode ser um pouco mais caro em um primeiro momento, mas compensa na não desvalorização do carro.
Portanto, essas ceras criam um reflexo mais profundo e escuro. Além disso, algumas delas têm um efeito de polimento, para remover arranhões leves.
Outro ponto importante para cuidar do carro preto é evitar o excesso de exposição ao sol. Esses raios tendem a degradar a pintura com o tempo por meio de reações químicas em conjunto com a água ou sujeira na lataria.
Além disso, evitando a luz do sol, você evita fezes de pássaros e seiva de árvores, agentes corrosivos para a pintura automotiva.
Por fim, um cuidado a ser feito de vez em quando é o polimento. Ele é indicado para quando já há um arranhão ou mancha. Ele não pode ser feito com frequência, somente para a recuperação de alguma área da lataria.
5. Evite lava-rápidos automáticos
O seu objetivo é evitar que a sujeira seja esfregada na pintura do seu carro e crie riscos. Ao mesmo tempo, em um lava-rápido automático, você deve contar com a sorte. Isso porque você não sabe se as escovas estão limpas ou cheias de lama da caminhonete off-road que passou lá antes.
Mesmo a lavagem de veículos à mão é suspeita. Claro, pois você não sabe como as toalhas de lavagem e secagem foram limpas ou usadas.
A higienização de veículo sem contato, que borrifa e enxágua, é a melhor aposta para quem quer uma lavagem rápida.
Porém, elas não são totalmente seguras, uma vez que podem ser usados produtos químicos de lavagem agressivos. Esses produtos podem remover a cera do seu carro.
Assim, para dar também aquele toque de qualidade, você pode contar com a Acquazero. A empresa é especializada em estética automotiva e pode levar até você os melhores cuidados para o seu veículo. Além disso, a marca oferece serviços de higienização e conservação de sofás e estofados.
E então, você aprendeu como cuidar de carro preto? Para uma solução profissional e duradoura, baixe nosso aplicativo ou entre em nosso e-commerce. Lá, dá para encontrar a solução no local mais próximo de onde você está.
Então, não perca a tempo e contrate um serviço profissional de limpeza e enceramento para o seu possante. Veja também, a seguir, as dúvidas mais frequentes sobre como cuidar de carro preto.
Dúvidas sobre como cuidar de carro preto:
Para conservar a pintura do carro é fundamental cuidar dela, lavar sempre e não deixar o veículo no sol por muito tempo. Além disso, faça uma boa aplicação de cera, sem exagero.
Você pode tirar mancha de carro preto passando um pano molhado, usando um detergente específico para carros ou fazendo polimento.
Atualmente, o preto Vantablack é a cor do momento entre os amantes de estética automotiva. Afinal, o pigmento é considerado a cor mais escura do mundo. Composto por puro carbono, absorve quase toda a luz que incide sobre ele. Porém, lembre-se de optar pelo tom que combina com você.