Faça a limpeza do veículo
No momento de encerar o carro, você nunca deve aplicar a cera sem passar pelo processo de limpeza. Isso porque, o veículo precisa estar limpo para que o produto ancore e dê resultados.
Desse modo, escolha um local com sombra e comece a lavar o veículo. Use água e shampoos automotivos próprios para isso. Siga as instruções da embalagem e esfregue o produto com cuidado na superfície.
Inclusive, sempre que for fazer qualquer processo como esse, dê preferência para esponjas macias e toalhas de microfibra. Esses materiais são mais seguros e podem evitar danos, bem como arranhões na pintura.
Divida a superfície por partes e vá limpando aos poucos. Por fim, use toalhas macias para enxugar o carro e passar para a próxima etapa.
Retire os resíduos antigos da pintura
Outra parte importante de como aplicar cera líquida automotiva e que é capaz de garantir o sucesso do processo é a descontaminação. Embora tenha passado pela lavagem, a lataria ainda pode conter alguns contaminantes.
Mesmo que não seja possível enxergar a olho nu, existem vários tipos de substâncias que causam danos e prejudicam a pintura. Além disso, pode haver restos de ceras antigas ou outros produtos que interferem no novo enceramento.
Dessa forma, deve ser feito um processo de descontaminação. Uma solução bem fácil é optar por um revelador de holograma, com esse produto você tira facilmente vários tipos de resíduos.
Outra opção é a descontaminação com a barra descontaminante. É uma massa abrasiva que consegue eliminar vários elementos contaminantes, como seivas de árvores, piche e afins.
Então, é só procurar por uma dessas opções em lojas de produtos para estética automotiva. Escolha o produto de sua preferência e siga as instruções da embalagem para a aplicação.
Aplicação da cera
Agora, com o carro limpo e descontaminado, é hora de finalmente aplicar a cera automotiva. Para isso, além da cera, você deve adquirir um aplicador próprio para o serviço.
Nesse sentido, coloque a cera líquida no aplicador, sem exagerar na quantidade. Nunca aplique a cera diretamente no veículo. Você deve colocá-la no aplicador e só depois espalhar pela superfície do carro.
Desse modo, divida o carro em partes e faça o serviço aos poucos. Use o aplicador, espalhe a cera na superfície em movimentos uniformes e depois retire o excesso com um pano de microfibra.
E pronto, é só repetir o processo em todo o carro e lembre-se que a cera deve ser aplicada apenas na pintura. Por isso, evite os faróis, partes de plásticos e afins.
Quando aplicar cera no carro?
Depois de entender como aplicar cera líquida automotiva, você pode estar com dúvidas sobre quando fazer a técnica. Assim, saiba que isso pode depender muito do clima e até do uso do veículo.
Porque para carros que ficam fora da garagem e passam muito tempo expostos à ação do tempo, a proteção tende a durar menos. Mas com um uso normal, o resultado pode durar entre dois a três meses.
Logo, depois desse período, é interessante que você renove a proteção. Mas claro, verifique o estado da pintura e seu brilho para entender o momento certo de encerar. Então, veja a seguir algumas vantagens do enceramento.
Vantagens de encerar o veículo
Além de entender como aplicar a cera líquida automotiva, conheça todas as vantagens do enceramento automotivo, como proteger o verniz, por exemplo.
Desse modo, listamos elas a seguir para que você veja o quanto pode ser interessante ter esse cuidado com o seu carro.
Evitar o acúmulo de sujeira
Um dos grandes benefícios do enceramento é que ele pode ajudar seu carro a permanecer limpo por mais tempo. Isso porque, a proteção criada pela cera impede que sujeiras se acumulem na lataria.
Assim, resíduos, poeiras e pequenos detritos não vão permanecer na superfície do seu carro, e toda a limpeza ficará ainda mais conservada.
Proteção do verniz
O verniz é o material responsável pela proteção da pintura do seu carro. Ou seja, é justamente ele que evita os danos diretos na pintura e até manchas mais graves.
Portanto, ao fazer o enceramento, você garante a proteção para essa camada de verniz, impedindo que ele resseque, sofra danos e perca a boa aparência. De modo geral, toda a pintura do seu carro estará mais protegida.
Mais brilho para a pintura
Outra vantagem que a cera automotiva oferece é o brilho para a pintura. Esse é, sem dúvidas, um dos motivos que chama atenção, já que uma pintura brilhante é sempre atrativa.
Sendo assim, você pode garantir mais proteção para a pintura automotiva e, ao mesmo tempo, deixa ela mais bonita, com um brilho intenso.
Como escolher a melhor cera para o carro?
Agora você já sabe como aplicar cera líquida automotiva, mas ainda tem dúvidas sobre qual produto usar? Existem várias opções no mercado e você pode optar pelo produto que for adequado aos seus objetivos.
Isso porque, além das diferenças na textura, já que há opções de cera líquida, em spray ou cera em pasta, você verá distinções no serviço feito por cada cera.
Por exemplo, existem ceras voltadas apenas para a proteção e outras que possuem efeitos limpadores. Desse modo, a composição do produto também será diferente e você deve ficar atento no momento de uso e no que deseja.
Ao mesmo tempo, você pode encontrar diferentes tipos de componentes para esses produtos. A carnaúba é um tipo de material muito comum em produtos como esse. No mercado você deve achar várias ceras à base desse elemento.
Ou seja, existem várias opções e você deve optar por aquela que está de acordo com a sua ideia na hora de fazer o serviço. Logo, também é importante ler o rótulo da embalagem e as especificações do produto para entender suas funções e recomendações do fabricante.
É melhor encerar ou polir a pintura?
Se você chegou até aqui entende como aplicar cera líquida automotiva e todas as vantagens do processo. Mas se ainda tem dúvidas se deve encerar ou polir, a resposta vai depender do estado da lataria do seu veículo.
O enceramento, como você deve ter percebido, é um processo voltado para a proteção da pintura. Então, ao aplicar a cera, o seu carro ganha mais uma camada de proteção que o ajuda a ficar limpo por mais tempo e realça o brilho.
Por outro lado, o polimento é uma solução indicada para reparar possíveis danos na pintura. Sabe aqueles riscos e redemoinhos de arranhões? Pois é! O polimento é útil para retirar essas marcas.
Além disso, ele pode corrigir outros tipos de falhas no verniz. Ou seja, você deve recorrer ao polimento caso a pintura do seu veículo esteja com vários danos que você deseja corrigir.
Mas se você quer apenas trazer mais proteção e manter a boa aparência, o enceramento é o suficiente.
Saiba também que você pode recorrer a uma empresa especializada, como a Acquazero, para ter serviços como esse. Assim, você não abre mão do seu conforto e tem resultados profissionais.
A Acquazero é uma marca conhecida por seus serviços automotivos de qualidade e ecologicamente corretos. Agende seu atendimento na Acquazero de forma on-line.
A cera líquida serve para ser aplicada com mais frequência, pois tem menos solventes. Ela remove os riscos mais superficiais e ajuda a repor o verniz da pintura.
É possível passar cera líquida no para-brisa, mas é fundamental ter cuidado para não ficar impregnado na borracha.
As ceras líquidas não podem ser usadas em plásticos, pois podem danificá-los. Use produtos apropriados para a limpeza desses itens.