Nunca fume dentro do carro
Fumar já não é um hábito saudável, se ainda for feito dentro do carro, deixa o ambiente interno nada agradável.
O cheiro do cigarro é um dos odores mais difíceis de tirar, seja nas roupas ou na própria pessoa. O aroma do tabaco impregna facilmente nos bancos, tapetes e painel do carro.
Para tirar o cheiro de cigarro, há alguns truques simples. O primeiro é a casca de tangerina. Deixe a casca de uma ou duas frutas dentro da cabine até secarem completamente.
Outra atitude simples que tira esse odor tão desagradável é deixar uma vasilha cheia de vinagre e com um pano dentro por uma noite nos bancos do carro.
O carro vai ficar com o cheiro do vinagre por algumas horas, mas logo se dissipará, juntamente com o cheiro do tabaco.
Do mesmo modo, para deixar o carro cheiroso sem odor de cigarro, basta cortar uma maçã em quatro partes e deixá-la dentro do veículo até secar. Ela puxará o cheiro de nicotina e outros odores da cabine.
Evite comer dentro do veículo
Neste caso, a maçã só deve entrar no carro se for para tirar o cheiro de cigarro. De outra forma, evite comidas dentro do automóvel.
Afinal, além do cheiro da comida que impregna nos bancos e carpetes, é quase impossível não deixar cair migalhas ou pequenos pedaços no chão enquanto comemos, principalmente se o carro estiver em movimento.
Sendo assim, com o tempo, o odor da gordura ou decomposição do alimento deixará o seu carro com cheiros muito fortes.
Lave o carro com frequência
Esta deve ser uma prática corriqueira para quem usa o carro constantemente, já que a limpeza conserva os componentes do veículo por mais tempo.
Além disso, os cheiros que passam das pessoas para os bancos, seja o suor ou perfumes, precisam ser retirados. Logo, passe o aspirador de pó toda semana, se possível.
A lavagem caseira pode ser feita, desde que evite-se molhar muito os bancos e carpetes. A umidade pode provocar cheiros ainda mais fortes com o tempo.
Um pano umedecido com água e sabão neutro é capaz de fazer uma higienização satisfatória se a sujeira não estiver muito impregnada.
Por outro lado, se a sujeira ou o odor já estiver no carro há mais tempo, recomenda-se o uso de uma higienização profissional completa, como a da Acquazero.
Neste caso, com produtos mais específicos, a limpeza é mais eficaz em deixar o carro cheiroso. Do mesmo modo, retira-se a sujeira mais profunda com equipamentos mais potentes.
Não se esqueça do ar-condicionado
Para a limpeza do ar-condicionado, use alguns produtos existentes no mercado que facilmente fazem esse serviço. Há bons produtos em embalagens aerossol e encontrados em lojas de acessórios automotivos.
O mau cheiro dentro do carro em alguns momentos resulta da falta de manutenção do sistema de ar-condicionado. A higienização desse item deve fazer parte da limpeza do carro.
Ligue o carro e o ar-condicionado e aplique o produto. Deixe-o próximo da caixa evaporadora do sistema e trave a válvula do aerossol. Feche o carro por alguns minutos e deixe agir.
Após o processo, deixe o ar-condicionado ligado em modo totalmente frio. Logo em seguida, abra os vidros para circular o ar e sair o excesso do cheiro do produto.
Se todo esse processo não deixar o seu carro cheiroso, pode ser preciso uma higienização profissional. Porém, deve-se fazer esse processo de tempos em tempos para melhor conservação do sistema.
Por outro lado, pode ser também necessária a troca do filtro de cabine. Essa é uma operação que deve ser executada preferencialmente por um profissional capacitado, pois na maioria dos casos é necessário desmontar parte do painel frontal.
Dirija com os vidros abertos
Manter os vidros do carro abertos ajuda o ar a circular dentro do veículo. Assim, o mau cheiro se dissipa.
Por isso, dirija, pelo menos um pouco, com os vidros abertos.
Use lenços umedecidos
Existem lenços umedecidos próprios para uso automotivo. Eles podem ser uma forma de remover sujeiras que podem causar mau cheiro.
Além disso, eles têm um cheiro agradável que pode melhorar o odor dentro do veículo. Então, coloque um na frente do ar-condicionado e outro embaixo do banco do motorista.
Aromatizadores podem ser aliados
Esse é um modo bem particular de deixar o carro cheiroso. Algumas pessoas podem achar o odor do aromatizante muito forte e, com isso, a possibilidade de provocarem alergias em alguns casos específicos.
Achar o cheirinho que mais agrada é fundamental, do contrário, o produto não será útil. Mas evite exageros.
Achando o aromatizador que agrade você, instale-o no painel, perto da saída de ar. Ele deve ficar sempre nos locais mais arejados do carro, pois senão concentra o odor e pode ser prejudicial à saúde.
Alguns cuidados com esse produto podem facilitar a sua vida. Os produtos líquidos podem vazar se mal manuseados ou se forem mexidos constantemente. Evite deixar crianças por perto.
Já os aromatizadores em pastilha podem ser mais práticos para deixar o carro cheiroso.
Então, para deixar o carro cheiroso ou outros cuidados, a Acquazero está pronta para oferecer serviços de estética automotiva. Procure a unidade mais próxima e marque uma visita pelo nosso e-commerce ou aplicativo.
Hoje, existem diversas marcas e formatos de aromatizantes para carros e saber qual o melhor depende do seu gosto pessoal. Porém, excesso de perfumes pode ser prejudicial à saúde. Use com moderação.
Basta misturar uma xícara de chá de água em um garrafinha com meia xícara de um amaciante concentrado; em seguida, acrescente meia xícara de álcool. Então, borrife onde for necessário.
A melhor forma de limpar carros de modo profundo é contratar um serviço de limpeza profissional com uma empresa especializada. Esse procedimento garante que o carro fique limpo e cheiroso sem danos ao veículo.