Also note what your goal is with the carpet, if it is more decoration or practicality, because a wrong choice can hinder the day-to-day cleaning process.
Must be practical for each environment
Carpets need to be chosen according to the environment in which they will be used, as this directly impacts their hygiene. For places with more furniture, a more basic carpet makes cleaning easier.
For resting environments, such as the bedroom and the living room, plush rugs are more suitable. On the other hand, they need constant maintenance with the vacuum cleaner.
Thus, as they are used as a place to sit at certain times, more frequent cleaning is required.
For the kitchen and bathrooms, the most suitable rugs are the rubberized ones. In these environments the floor is constantly wet, so the carpet needs to bring safety.
Crochet rugs for the bathroom and the carpet for the kitchen have good acceptance, as they add to the decoration and are practical when cleaning.
Likewise, for the children’s room, there are more playful models, with character and drawing formats.
Thus, it must be practical for cleaning, as the child is always playing on top of it.
The entrance to the house usually has a carpet called a doormat, which is thicker to facilitate the removal of dirt from the sole of the shoes. It must be small to facilitate cleaning.
Choose by room size
The type of carpet used in the room is suitable for its size.
In larger rooms, rugs need to accommodate the main furniture in the room, such as a rack, sofa and armchairs, or at least they must be 30 cm below the sofa and very close to other furniture.
For the kitchen and bathroom, the most used carpet model is the carpet carpet. It is that long but narrow rug that is close to the sink counter or in front of the stove.
In smaller rooms, oval rugs give an extra charm. In addition, they are easier to clean.
Observe qual o material lhe agrada mais
Existem diversos materiais dos quais são feitos os tapetes. Pense em qual se ajusta melhor ao ambiente da sua casa antes de comprar um item novo.
Os tapetes podem ser feitos de lã, poliéster, couro, fibra sintética ou acrílico e isso afeta diretamente no seu valor, acabamento e no toque da peça.
Assim, se você busca um tapete mais barato, indicamos os de acrílico, que se assemelham com os de lã, mas são menos duráveis. Para este tipo, a limpeza deve ser com menos água, para conservá-lo por mais tempo.
Por outro lado, os de lã são mais caros e duráveis, e possuem uma infinidade de cores e modelos no mercado. Porém, são um pouco mais complicados para a limpeza.
Este material é indicado para pessoas com alergias, mas como são caros, substitui-se pelo tapete de couro ou fibra sintética.
Logo, indica-se para pessoas com alergias, e com a vantagem dos valores mais acessíveis.
Como fazer a higienização de tapetes variados
Separamos aqui para você algumas dicas de como limpar diferentes tipos de tapetes na sua casa. Nem sempre temos a possibilidade de contratar uma empresa especializada, como a Acquazero.
Afinal, na maior parte do tempo, precisamos fazer nós mesmos a higienização de tapetes no dia a dia, e para isso, é possível usar apenas produtos simples que temos em casa.
Tapete de lã
Para a limpeza do tapete de lã, a primeira etapa a ser feita é retirar o excesso de poeira. É preciso sacudí-lo em uma área externa, e ao fazer isso, ele precisa estar seco para a sujeira não grudar ainda mais.
Em seguida, passe o aspirador de pó para eliminar a poeira superficial. Evite que o material se danifique ao utilizar a opção de limpeza de maior altura do aspirador, se ele tiver essa função.
Mergulhe a esponja em uma mistura de água fria e sabão e passe suavemente no tecido até umedecer. Este movimento deve ser na direção das fibras de lã, para não estragar o tecido.
Enfim, enxágue o tapete com água em abundância. Tenha certeza de eliminar todo o sabão, caso contrário com o tempo poderia danificar o tecido.
Para a secagem, ele deve ficar ao ar livre para enxugar o mais rápido possível.
Primeiro deverá secar a parte de lã e, depois, a parte posterior, mas ambos os lados devem ficar completamente secos antes de colocar em seu lugar habitual.
Para as manchas neste tipo de tapete, uma dica é limpá-la imediatamente para não grudar no tecido. Logo após, passe uma esponja com água e vinagre, ou então polvilhe bicarbonato na mancha e aspire o excesso.
Como higienizar tapete felpudo?
Os tapetes felpudos dão um toque especial na decoração e na sensação de bem-estar do ambiente.
Mas precisam ser limpos regularmente para não acumular sujeiras e ácaros, que são prejudiciais à saúde.
Por outro lado, sua higienização é bem simples, o que facilita o trabalho do dia a dia. Ela pode ser feita com uma solução de água e sabão neutro. Pode usar um pouco de amaciante de roupas para dar um cheirinho.
Misture bem a solução e jogue-a por cima de todo o tapete. Esfregue na direção dos pelos com uma escova macia ou com a parte lisa da esponja.
Logo depois, passe um pano úmido com água morna para retirar o excesso de sabão.
Por fim, como já foi dito, deixe secar naturalmente em um local aberto e bem arejado, para que seque mais rápido. Assim, não ficará umidade por entre as fibras.
Limpar tapete sintético
Este tipo de material facilita a higienização de tapetes. Como são feitos de náilon ou poliéster, lave com água e sabão, de preferência neutro, e deixe secar ao sol.
Para não ficar com um cheiro ruim, ele deve secar rapidamente. Se necessário, borrife um pouco de vinagre para evitar que restem microrganismos no item após a lavagem.
No cotidiano, passe sempre que possível o aspirador de pó, pois isso facilitará as lavagens posteriores e evitará o aparecimento de microrganismos.
Tapete de crochê
Por ser mais delicado, este tipo de tapete não pode ir na máquina de lavar. Para a sua limpeza, molhe-o e passe sabão de coco. Esfregue com delicadeza, deixe agir e depois enxágue.
Se o tapete estiver muito sujo, prepare uma bacia com uma mistura de 500 ml de água morna, duas colheres de bicarbonato de sódio e 100 ml de água oxigenada. Mergulhe o item por cerca de meia hora.
Depois, enxágue o tapete e deixe secar à sombra, e uma dica importante, não pendure-o, pois isso danifica o item.
Higienização de tapetes com profissionais
Além de lavar o tapete com profissionais, a limpeza de sofá também pode ser feita de maneira mais fácil com a Acquazero, conforme vídeo abaixo.
Deu para perceber que o universo dos tapetes é amplo, que são muitas variações na hora de escolher este item para a sua casa.
It is important to take into account your routine and needs, as carpets need frequent cleaning.
In the same way, it takes time to clean some types of materials so that they are preserved.
Therefore, hiring a company specializing in carpet cleaning, such as Acquazero, is of great use.
After all, the service is adapted to the most different types of carpets, to keep them clean and at the same time not to damage them during washing.
Therefore, the products used are directed to this cleaning and help to preserve the quality of the item for a longer time.
If you still don’t know where to find a good carpet cleaning company, look on the website for the Acquazero closest to you and schedule a visit.
If you prefer, contact us directly through our e-commerce or the application .