fbpx
Limpar poltrona de tecido claro: 5 dicas para fazer sem deixar manchas

Limpar poltrona de tecido claro: 5 dicas para fazer sem deixar manchas

Tenha o aspecto dos seus móveis e da sua casa renovados agora mesmo! Neste post, nós vamos te dar algumas receitas caseiras para que você possa limpar poltrona de tecido claro.

Com certeza, um móvel empoeirado, encardido ou manchado é algo muito desagradável. Para piorar a situação, o tecido branco, creme, nude ou qualquer cor mais clara parece ressaltar a sujeira.

Dessa forma, não importa o quanto sua parede e seu chão estejam limpos. Deixar um estofado sujo é fazer todo o ambiente parecer velho e descuidado. Continue a leitura e descubra como resolver isso!

Saiba como limpar poltrona de tecido claro

A seguir, você verá o que deve ser feito para limpar poltrona de tecido claro. Claro, o ideal é que você use uma técnica que aproveite o que você já tem em casa.

1. Use água morna e bicarbonato

O bicarbonato de sódio é um item que serve não só na cozinha, mas também em vários tipos de limpeza pela casa.

O ingrediente serve para eliminar manchas e odores desagradáveis e é uma excelente forma de limpar poltrona de tecido claro.

Advertisement

Para isso, use uma mistura de água morna e bicarbonato de sódio. Use também um pano limpo para espalhar o líquido de maneira uniforme sobre o tecido, sem esfregar.

Em vez disso, faça movimentos circulares e longos.

Caso toda a sujeira não saia, existe outra solução que você pode usar. Misture água morna com sabão em pó ou detergente neutro.

De qualquer modo, tente molhar o estofamento o mínimo possível. Por isso, verifique se o pano está bem torcido. Por fim, a sua poltrona ficará perfeitamente limpa e sem manchas.

Pó branco em medidor laranja. Imagem ilustrativa do texto limpar poltrona de tecido claro.
Bicarbonato, talco, amido de milho, sabão em pó e até mesmo sal são abrasivos e servem na limpeza doméstica.

2. Misture vinagre, bicarbonato e álcool

Todos esses são ingredientes que podem ser usados na limpeza de estofados. Mesmo assim, usados em conjunto, a eficácia desses produtos é potencializada.

O ideal é que você tenha o hábito de usar essa solução de limpeza, pelo menos, uma vez por semana.

Então, misture um litro de água, 1/2 xícara de vinagre branco, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, 1/4 xícara de álcool.

Depois, coloque essa mistura de limpeza em um borrifador e aplique sobre o estofado. Para dar um cheiro agradável, você pode adicionar à solução uma colher de sopa de amaciante.

Mas não tente acelerar o processo com um secador de cabelo. Afinal, o calor pode estragar alguns tecidos. O que você pode fazer é ligar o ventilador, para aumentar a circulação de ar na sala.

3. Detergente e água

Antes de aplicar a solução de limpeza, é necessário passar o aspirador em todos os cantos e frestas da poltrona. Isso vai remover o acúmulo de poeira e detritos da superfície do móvel.

Feito isso, misture algumas gotas de detergente neutro em um litro de água morna.

Use essa solução para limpar um lado das almofadas e deixe-as secando durante a noite. No dia seguinte, você pode fazer uma limpeza do outro lado.

Para limpar a poltrona de tecido claro, mergulhe uma escova de cerdas macias no líquido e esfregue-a suavemente sobre todo o tecido. Dessa forma, você deixa a poltrona ligeiramente úmida.

Porém, tome cuidado para não encharcar nenhuma área. A umidade em excesso pode desbotar o tecido.

Em seguida, higienize a poltrona com um pano limpo e úmido. Deixe o móvel secar completamente antes de usá-lo novamente.

Pessoa com avental azul e luvas amarelas, usa um pano no mesmo tom e borrifador laranja para limpar um sofá claro. Imagem ilustrativa do texto limpar poltrona de tecido claro.
O detergente funciona quebrando gorduras. Por isso, ele pode servir também para limpar vários tipos de tecidos.

4. Escolha produtos para limpeza de estofado

Além dos itens já citados, há no mercado uma série de produtos específicos para o serviço.

Porém, antes de começar a aplicar qualquer produto para limpar poltrona de tecido claro, é necessário verificar as instruções de lavagem.

Essas orientações costumam ficar em uma etiqueta escondida no interior do móvel. Nela, você verá quais produtos você pode aplicar. Dependendo do tipo de sofá, é proibido usar até mesmo água.

Se você não encontrar essa etiqueta, procure saber qual é o material que reveste o seu estofado. Depois, pesquise on-line sobre as restrições para limpar sofá de tecido daquela espécie.

Em qualquer caso de dúvida faça um teste aplicando um pouco do produto em uma área pequena e discreta. Aguarde alguns minutos e verifique se há alguma alteração no tecido.

Se não houver qualquer reação, prossiga com a limpeza. Caso o tecido fique desbotado ou enrugado, aquela parte estará escondida e você poderá escolher outro produto mais adequado.

5. Contrate um serviço de limpeza profissional

Se você não tem segurança para limpar poltrona de tecido claro por conta própria, ou apenas deseja comodidade, chame uma empresa especializada.

Além dos profissionais serem experientes, eles usam os materiais adequados para o serviço. Dessa forma, é possível entregar o estofado da melhor forma possível.

Algumas empresas ainda oferecem a vantagem do atendimento em domicílio. Com isso, você não terá de se preocupar com fatores como trânsito, compra de materiais, tempo de espera em filas etc.

No vídeo abaixo, confira como é o serviço delivery feito pela Acquazero, a maior empresa especializada em limpeza ecológica do mundo.

A limpeza ecológica feita pela Acquazero é uma forma de higienizar os seus móveis estofados e revestidos de tecido usando quase nada de água. Assim, a limpeza não deixa qualquer resíduo ou umidade em sua mobília.

Logo, o serviço não faz sujeira em volta e você já pode voltar a usar o móvel tratado pouco tempo depois. Além disso, não há risco de proliferação de mofo ou bactérias na superfície ou no interior do móvel.

Então, para agendar uma limpeza a seco, entre no site ou baixe o aplicativo da Acquazero.

Na caixa que vai aparecer, digite o seu endereço e encontre uma solução perto de você. São mais de 400 unidades!

Depois, basta selecionar os detalhes do seu atendimento, bem como o dia e horário da visita dos técnicos da empresa. Vale lembrar que a Acquazero também oferece serviços de estética automotiva.

Como tirar manchas do estofado claro?

Alguns itens que você já viu aqui servem não só para limpar seu sofá, mas também para remover manchas. O segredo está no ácido contido nesses ingredientes.

O bicarbonato de sódio, por exemplo, pode ser usado puro. O produto tem a capacidade de absorver vários tipos de substâncias que mancham.

Assim, aplique uma quantidade generosa do pó sobre as manchas e deixe agir por cerca de 40 minutos. Passado esse tempo, use um aspirador de pó e uma escova de cerdas macias para remover o produto.

Você também pode misturar detergente neutro, vinagre branco, bicarbonato de sódio e água morna. Como o bicarbonato de sódio e o vinagre branco reagem um com o outro, o líquido deve borbulhar.

Aplique esse líquido sobre todas as manchas que encontrar no tecido. Deixe secar por cerca de 10 minutos, depois tire o excesso e enxágue com água morna. Passe um pano seco, para ajudar.

Se você quer saber como agir em casos específicos, veja aqui como cuidar de manchas de caneta e aqui sobre as manchas de gordura.

Bem, é isso. Esperamos ter ajudado a limpar poltrona de tecido claro em casa.

Mas caso você prefira um tratamento profissional, também pode contar com a gente!