fbpx
Impermeabilização X blindagem de sofá: qual a diferença?

Impermeabilização X blindagem de sofá: qual a diferença?

Atualmente, o segmento de limpeza doméstica oferece tantas opções que, muitas vezes, não sabemos nem o que é o quê. Saiba agora o que tem de diferente entre impermeabilizar e fazer a blindagem de sofá.

A verdade é que os dois procedimentos são muito parecidos e produzem o mesmo efeito, que é criar uma barreira protetora sobre o móvel. A principal diferença entre os dois métodos está nos produtos utilizados.

De qualquer maneira, é importante proteger os seus móveis estofados e revestidos de tecido de alguma forma. Esse cuidado está relacionado não só à conservação de estofados, mas também ao bem-estar da sua família.

Sofá vermelho com almofadas cinza. Imagem ilustrativa texto blindagem de sofá.
Independentemente do método escolhido, você deve proteger os seus móveis regularmente.

O que é blindagem de sofá?

A blindagem de estofados é uma novidade no mercado de serviços para ambientes. Esse tratamento tem como finalidade garantir a vida útil e a qualidade original do seu sofá, bem como livrá-lo de manchas.

Em outras palavras, o serviço faz mais do que limpar o seu sofá e remover as marcas indesejáveis: ele faz com que elas sequer ocorram. Ou seja, a blindagem é um tratamento preventivo.

Mas tome cuidado porque, muitas vezes, usar um nome diferente é simplesmente uma forma de cobrar mais caro pelo mesmo serviço.

Advertisement

A blindagem de sofá consiste em cobrir os fios, bem como os poros do tecido e a superfície com uma substância apropriada para o serviço.

Essas substâncias endurecem e formam uma barreira protetora entre o tecido e qualquer agente externo que possa vir a manchá-lo.

A camada protetora impede a passagem de elementos indesejados, como líquidos, gorduras e poeiras para o interior do estofamento.

Assim, o tratamento serve para facilitar a limpeza diária. Afinal, o serviço impede a impregnação de poeira e resíduos. Dessa forma, um pano úmido já pode ser capaz de remover qualquer sujeira com facilidade.

Além disso, previne que o seu móvel se transforme em um ambiente favorável à proliferação de fungos, insetos e microrganismos.

Vale lembrar que, embora pareça, materiais como o couro não são 100% impermeáveis. Como um material natural, o couro é altamente poroso, o que faz com que ele absorva boa parte das impurezas do ambiente.

Sendo assim, os seus móveis revestidos de couro também merecem cuidados. Dessa forma, você garante não só o aspecto dessas peças, mas também a maciez e que elas fiquem livres de rangidos irritantes.

Canto de sofá de couro vermelho. Imagem ilustrativa do texto blindagem de sofá.
O couro não só pode como deve ser protegido.

Como é feita a impermeabilização de sofá?

Agora, você verá que quase não existe diferença entre blindagem e impermeabilização. Assim, você pode escolher qualquer um dos métodos e proteger os seus móveis e a sua saúde.

A impermeabilização consiste na aplicação de uma resina que fecha as tramas do tecido. Dessa forma, a passagem de líquidos e substâncias pastosas fica bloqueada.

Assim, caso haja o derramamento acidental, por exemplo, de algum alimento ou bebida, a substância fica estacionada na superfície.

Com isso, um aspirador de pó ou até um papel toalha já resolvem o problema rapidamente.

Então, a impermeabilização de sofá serve para prevenir as manchas. Porém, não é só isso que ela faz. Afinal, até mesmo a sua faxina semanal é facilitada com o tratamento.

Isso ocorre porque um tecido impermeabilizado impede a impregnação de detritos e poeira na superfície.

Outra vantagem da impermeabilização perante a blindagem é a resistência contra a luz solar. Assim, um sofá tratado não corre o risco de ter o tecido desbotado pelos raios solares.

Uma empresa que pode fazer esse tipo de tratamento pelo seu sofá é a Acquazero.

A marca é a maior do mundo no segmento de limpeza ecológica, com unidades no Brasil, Estados Unidos e República Dominicana.

Logo, para agendar o seu atendimento, basta entrar no site ou baixar o aplicativo da empresa. Depois, digite o seu endereço e encontre uma solução perto de você. A Acquazero tem mais de 400 unidades!

Em seguida, selecione os detalhes do serviço desejado, bem como o dia e a hora do seu atendimento. Além de higienizar e impermeabilizar os seus móveis, a Acquazero oferece soluções de estética automotiva.

Funcionário da Acquazero higieniza sofá cinza com o auxílio de uma escova elétrica com cerdas amarelas e cabo laranja. Ilustração do texto blindagem de sofá.
A Acquazero realiza a limpeza e impermeabilização de todos os seus móveis estofados e de tecido.

Vantagens de proteger o estofado

O indicado é que você solicite a limpeza profissional não só do seu sofá, mas de todos os seus móveis, uma vez a cada seis meses.

A cada vez que você chamar um profissional para realizar uma higienização de estofados, o ideal é que você também solicite a impermeabilização ou blindagem.

Alguns fatores podem fazer esse prazo ser menor, como a presença de crianças ou animais de estimação em casa. O mesmo ocorre se o seu sofá ficar em uma região que costuma receber muita poeira.

Se o seu sofá estiver manchado, pode ter certeza: ao entrar na sala, a primeira coisa que você verá será aquela lembrança constante de sujeira. Por isso, é importante proteger o móvel das manchas inconvenientes.

Além disso, pense como a cada movimento seu sobre um móvel empoeirado, o que você faz é esfregar sujeira e detritos no tecido. Isso deixa o seu sofá desbotado, além de manchado e encardido.

Nesse caso, não importa o quanto suas paredes e seu chão estejam limpos. Um sofá sujo acaba dando ao ambiente inteiro um ar desgastado. Além disso, proteger o sofá prolonga a vida útil do móvel.

Pense ainda como esses movimentos sobre o móvel sujo levantam no ar não só a poeira, mas também mofo, bactérias e vírus. Obviamente, isso afeta de forma negativa a qualidade do ar respirado no ambiente.

Assim, um sofá sujo pode ser a causa de irritação e coceira na pele e nos olhos, lacrimejamento, espirros, tosses e nariz entupido.

Caso alguém em sua casa sofra de alergia, asma ou qualquer outro problema respiratório, seu estado de saúde pode se agravar.

Viu só como é importante proteger os seus móveis agora mesmo? Seja pela impermeabilização ou blindagem de sofá, conte com a ajuda profissional.