fbpx
Como limpar couro branco – evite o amarelado dele fazendo desta forma

Como limpar couro branco – evite o amarelado dele fazendo desta forma

Sofás e poltronas de cores claras dão um ar mais leve para a sala de estar. Porém, se estiverem manchados ou encardidos, acabam com o visual do ambiente. Por isso, aprenda como limpar couro branco.

Os artigos revestidos de couro branco, sejam usados para estofamento automotivo, acessórios ou roupas, são particularmente suscetíveis a manchas e descoloração.

Embora o couro seja resistente, é um material poroso, que pode absorver a oleosidade e a sujeira, causando manchas. O problema das cores claras é que elas parecem ressaltar de longe essas marcas.

Por isso, os produtos de couro branco necessitam de cuidados especiais. Dessa forma, você evita o amarelamento por poluentes naturais e produtos de limpeza. Continue a leitura e saiba mais!

Passo a passo para limpar couro branco

Antes de começar a limpar o couro efetivamente, umedeça um pano de microfibra e esfregue-o sobre a peça a ser limpa. Isso deve remover a poeira e boa parte da sujeira da superfície.

Além de limpar, é importante também hidratar o couro branco, com um produto próprio para o material. Isso não fará com que o couro brilhe, mas o protege para que não resseque ou rache.

Advertisement

Embora existam sabonetes e limpadores próprios para couro no mercado, você pode fazer uma solução em casa. A seguir, veja como é fácil limpar couro branco.

Prepare uma solução caseira

Faça a solução, misturando uma parte de sabão de coco com oito partes de água. Em seguida, coloque a mistura em um borrifador.

Aplique a solução com um pano

Em vez de usar a solução diretamente sobre o couro, borrife-a em um pano de microfibra limpo. Comece a limpar a peça pelo topo e, aos poucos, vá trabalhando em uma seção por vez.

Mão com borrifador em sofá branco. Imagem do conteúdo sobre como limpar couro branco.
Para limpar o couro branco, você pode usar produtos disponíveis no mercado ou fazer uma solução caseira.

Retire todo o sabão

Assim que o couro branco estiver limpo, use um pano úmido, para enxaguar a solução de limpeza.

Seque com um pano limpo

Em seguida, use um pano de microfibra seco, para polir suavemente o couro.

Hidrate o couro

Mantenha o couro branco o mais seco possível, antes de usar o hidratante. Assim, não esfregue com muita força. A saturação e a esfrega forte podem danificar o couro.

Como tirar mancha da superfície de couro?

O couro branco pode ficar manchado por diversas substâncias, por motivos variados. Porém, a boa notícia é que há solução.

A seguir, veja como se livrar de mofo, líquidos, gordura e tinta de caneta.

Tirar manchas de mofo

Misture duas partes de bicarbonato de sódio com uma de vinagre branco e uma de água, e mexa até formar uma pasta.

Depois, espalhe a solução sobre a superfície, espere secar. Por fim, esfregue e limpe com água.

Manchas de bebidas

Primeiramente, limpe o máximo possível da bebida derramada. Depois, misture uma colher de sopa de detergente e outra de vinagre branco com duas xícaras de água morna. Aplique a solução com um pano limpo.

Mancha de gordura

Polvilhe a área afetada com talco ou amido de milho e deixe-o lá por quatro horas, para a gordura ser absorvida.

Em seguida, escove ou aspire o local, repetindo quantas vezes forem necessárias para a mancha desaparecer.

Mancha de tinta de caneta

Seque a tinta com uma toalha de papel. Depois, mergulhe um cotonete em álcool, trabalhando de fora para dentro, evitando que a tinta se espalhe. Conforme a tinta é transferida, troque o cotonete.

Esponja laranja e respingos no tecido branco. Ilustração do texto sobre como limpar couro branco.
Existe solução para tirar as manchas do seu sofá de couro branco.

Cuidados importantes para seu sofá de couro

Bem, até agora você aprendeu como limpar o couro branco. Mas existem medidas preventivas, que ajudam na manutenção e na conservação do material. Confira!

Fazer uma limpeza diária

Higienizar o couro regularmente ajuda a mantê-lo livre de manchas e evita rachaduras. Dessa forma, limpe o couro com um pano de microfibra seco, para remover as manchas e sujeiras leves.

Não usar aspirador de pó

Embora essa dica pareça estranha, ela faz sentido, uma vez que o aspirador pode arranhar o couro. Para evitar que isso ocorra, sempre remova a poeira e a sujeira com um pano de microfibra limpo.

Hidratar o couro

Ao hidratar o couro, use um pano limpo. Esse tecido deve ser branco, para evitar que as cores passem para a mobília.

Assim, aplique hidratante, massageando o couro e enxugando o excesso.

Fazer a impermeabilização do couro

A água pode danificar vários tecidos e superfícies, e com o couro, não é diferente.

O couro verdadeiro é natural e bastante poroso. Por isso, embora pareça, não é um material totalmente impermeável.

Realizar higienização profissional periódica

As empresas de limpeza possuem profissionais experientes, que usarão as técnicas, produtos e materiais adequados. Para o caso de sofás de couro branco, o ideal é que o serviço seja especializado em limpeza a seco.

Uma das vantagens desse tipo de serviço é a possibilidade de um atendimento em casa. No vídeo abaixo, veja como é a limpeza de estofados na modalidade delivery. Assista!

Como remover as marcas de desgaste do couro branco?

As marcas de arranhões são comuns no couro. Quando ele é branco, esse desgaste pode ser ainda mais evidente. Porém, isso geralmente pode ser resolvido com um óleo próprio para couro.

Primeiramente, adicione uma pequena quantidade do óleo na área desgastada e esfregue em movimentos circulares. Tenha o cuidado de não esfregar com força, pois isso pode remover o acabamento do couro.

Limpe o óleo com um pano úmido e lustre o couro com um tecido de microfibra. Repita até remover os arranhões.

Deixe secar completamente e aplique um pouco de hidratante de couro para manter um bom nível de óleo no material. O hidratante ajuda a restaurar o acabamento do couro e evita que ele seque e acabe rachando.

Como limpar couro branco sintético?

Para verificar se o couro sintético precisa de limpeza, use sobre a superfície um pano limpo e levemente umedecido. Se o pano ficar sujo, é necessário limpar a superfície.

Como os couros sintéticos são robustos, os produtos de limpeza próprios para esse material ou não agressivos para plásticos podem ser usados.

Mas não use solventes ou produtos de limpeza muito fortes.

Use também uma escova para remover a sujeira. As cerdas da escova que você usar não devem machucar a pele humana. Assim, ela também será adequada para superfícies de plástico e couro sintético.

Você também pode aspirar couro sintético regularmente. Dessa forma, elimine poeira, detritos, pelos de animais domésticos e fiapos.

Tênis de camurça branco, visto de cima e chão. Imagem do conteúdo sobre como limpar couro branco.
A camurça é ainda mais porosa e, por isso, absorve mais sujeira do que as outras espécies de couro.

Cuidados com a camurça

Se o objeto ou móvel que você possui é de camurça, evite molhar o couro durante a limpeza. Esse tipo de material é muito mais delicado e se danifica mais facilmente.

Por isso, é uma boa ideia limpá-lo usando primeiro uma borracha, que será capaz de remover a sujeira da superfície sem precisar de água.

Em seguida, use uma escova de dentes ou uma de aço macia, para polir o tecido.

Embora essa limpeza não remova os riscos, ela ajuda a torná-los menos perceptíveis. Por último, use um hidratante específico para a camurça.

FAQ como limpar couro branco: perguntas e respostas rápidas

A seguir, veja as respostas para as perguntas mais comuns sobre a limpeza de móveis e objetos revestidos de couro branco.

O que é bom para limpar couro branco?

Você pode usar ingredientes caseiros para limpar couro branco, como vinagre branco e azeite.

Assim, uma boa dica é que você adicione algumas gotas de óleos essenciais perfumados para amenizar o cheiro do vinagre.

Como tirar o amarelo do couro branco?

Evite a exposição ao cigarro e limpe o couro regularmente. Além disso, use o hidratante uma vez a cada seis meses para proteger contra as rachaduras e retardar a oxidação.

Como limpar couro sintético branco encardido?

Use a escova de dentes e faça movimentos circulares suaves. Não pressione demais ou você pode arranhar a superfície do couro sintético. Depois, limpe a área com água morna com sabão.

Imagem do interior de um veículo com bancos de couro na cor branca.
O couro deve ser higienizado e hidratado regularmente.

Como tirar o amarelo do sapato branco?

Esprema metade do suco de um limão e misture algumas gotas de água.

Em seguida, molhe um pano limpo nesta solução e esfregue nas manchas amareladas. Por fim, deixe descansar por 20 minutos.

Como tirar encardido de poltrona branca?

Limpe partes encardidas com bicarbonato de sódio e pasta de água. Aplique a mistura com um pano e deixe descansar de 15 a 20 minutos antes de retirar. O amido de milho pode substituir o bicarbonato.

Se você procura uma empresa especializada para limpar couro branco de forma rápida, segura e eficaz, entre em contato com a gente.

Sendo assim, baixe o aplicativo ou entre em nosso e-commerce e encontraremos uma solução perto de você.

Depois, é só preencher o dia e o horário que quer o seu atendimento. Então, ficar com a casa mais bonita e com o ar renovado nunca foi tão fácil!