fbpx
Como limpar colchão encardido? Temos a solução mais prática pra você!

Como limpar colchão encardido? Temos a solução mais prática pra você!

Nem sempre sabemos como limpar colchão encardido da melhor forma, mas uma coisa é certa, é muito importante a higienização deste item da casa.

No colchão passamos cerca de um terço das nossas vidas. Assim, se não tomarmos os cuidados suficientes, ficamos expostos a microrganismos prejudiciais à saúde, durante as noites de sono.

Com o tempo, pode haver uma proliferação de ácaros no colchão que provocam alergias e problemas respiratórios. Da mesma forma, a umidade faz surgir o mofo que provoca manchas no colchão.

Assim, a higienização evita problemas para saúde bem como impede que o colchão fique encardido com o tempo. Continue a leitura e saiba mais!

Como limpar colchão encardido sem muito esforço?

Usamos alguns produtos que temos em casa para limpar o colchão e remover manchas e maus odores. Do mesmo modo, não exigem muito trabalho para uma boa higienização.

O segredo é fazer a limpeza periodicamente para que a sujeira e microrganismos não se acumulem. Logo, evita-se o surgimento de manchas que com o tempo ficam difíceis de sair.

Advertisement

Bicarbonato de sódio

Uma receita bem popular de como limpar colchão encardido é o bicarbonato de sódio. Ele altera o pH do colchão, eliminando possíveis manchas e sujeiras.

Assim, polvilhe uma boa quantidade deste produto sobre a superfície do colchão e deixe agir por 30 minutos.

Esfregue o item com uma escova macia e mantenha o bicarbonato fazendo efeito por mais meia hora.

Para finalizar, use o aspirador de pó, lembrando de cada cantinho das costuras do colchão. Isso deve ser o suficiente para uma higienização adequada, além de tirar as manchas.

Vinagre e álcool

A mistura de vinagre branco e álcool é ideal para tirar manchas e maus odores do colchão, como urina e cigarro. É uma mistura de fácil aplicação e que te ajudará no dia a dia.

Cama de casal com duas almofadas em cima e dois criados mudos dos lados com um abajour em cima. Imagem do texto sobre como limpar colchão encardido.
Uma boa limpeza do colchão proporciona um ambiente melhor para dormir.

Misture meio copo de vinagre com meio de álcool e borrife sobre o colchão. Logo depois, esfregue com uma escova macia e repita o procedimento por toda a superfície.

Deixe secar naturalmente em um ambiente ventilado. É possível que o cheiro do vinagre permaneça um pouco mais de tempo, mas logo dissipará.

Bicarbonato de sódio e água oxigenada

Se tem uma forma eficiente de como limpar colchão encardido é esta mistura que vamos te dar. Usa-se ela principalmente em cama box que já esteja mais encardida.

Misture uma colher de sopa de bicarbonato diluída em 30 ml de água oxigenada. Aplique com uma escova dental e esfregue até formar espuma. Por fim, tire o excesso com pano úmido.

Água sanitária

Se a sujeira e as manchas do colchão forem mais pesadas e antigas, pode ser necessária uma limpeza mais radical, com o uso da água sanitária.

Dessa forma, misture um copo de água sanitária para três de água e borrife sobre o colchão encardido. Deixe secar ao sol ou em ambiente ventilado e assim, elimine o encardido.

Hipoclorito de sódio

O hipoclorito de sódio pode ser usado para remover o mofo que está mais impregnado no colchão. Misture 900 ml de água com uma colher de sopa de amaciante e outra de detergente neutro.

Adicione 100 ml de hipoclorito, borrife sobre o colchão e deixe agir por cinco minutos. Logo depois faça a escovação de toda a superfície do item e finalize com o aspirador de pó.

Deixe secar por um tempo antes de colocar as capas.

Limpeza profissional periódica

Se não lhe sobra muito tempo para a limpeza de colchão no dia a dia, a melhor forma de como limpar colchão encardido é com profissionais.

Dessa forma, a Acquazero se apresenta como uma excelente opção.

Do mesmo modo, recomenda-se anualmente, a higienização profissional para a retirada de sujeiras mais profundas do item.

Cama de casal com dois travesseiros brancos e lençol branco. Quadro colorido na parede da cabeceira. Imagem do texto sobre como limpar colchão encardido.
Tenha boas noites de sono no seu colchão limpo.

Da mesma forma, com uma empresa terceirizada, você poupa tempo e ainda consegue um resultado mais eficiente, sem desgastar o colchão.

Outros mistérios respondidos sobre como limpar colchão encardido

Mesmo com uma higienização periódica do colchão, ele pode ficar manchado, seja pela ação do tempo ou por algo que caiu sobre ele.

Portanto, temos aqui mais algumas dicas para cuidar bem do seu colchão e ter boas noites de sono. Confira!

Como tirar manchas do colchão?

Algumas manchas no colchão são facilmente retiradas, mas outras nem tanto. Logo, caso caia algo sobre ele, a melhor opção é limpar o colchão na hora, para evitar maiores estragos.

Quem tem crianças em casa sabe o quanto é comum elas urinarem enquanto dormem. Para tirar estas manchas, uma mistura feita de bicarbonato, água oxigenada e detergente é uma boa dica.

Por outro lado, para manchas de sangue, a água oxigenada com detergente e uma colher de sal podem dar conta do recado.

Já para manchas de mofo ou de encardido, as mistura com vinagre branco, álcool ou bicarbonato são as mais indicadas.

Como limpar colchão box a seco?

A limpeza a seco de colchão box é sempre a mais recomendada para evitar que fique umidade na cama após a higienização.

Então, para este serviço, é preciso aspirar o colchão. Em seguida, passar um pano umedecido com água e sabão neutro é o suficiente para fazer a limpeza. Deixe secar em ambiente ventilado.

O que é bom para limpar colchão?

Apresentamos produtos como o vinagre branco, o álcool e o bicarbonato de sódio. Todos indicados para limpar o colchão no dia a dia.

Da mesma maneira que pode ser usado um sabão neutro para pequenas sujeiras.

Mas para tirar manchas mais pesadas ou encardido mais antigo, outros produtos mais fortes podem ser ideais. Assim, o hipoclorito de sódio ou a água sanitária são opções para uso.

Pote com bicarbonato de sódio e uma caixa do produto ao fundo. Imagem do texto sobre como limpar colchão encardido.
O bicarbonato de sódio é um dos melhores produtos para limpar colchão.

No entanto, é preciso cuidado para não exagerar na quantidade, bem como não aplicar em colchões mais desgastados, pois podem acelerar a deterioração do tecido.

Como limpar travesseiros, além do colchão?

Além de limpar o colchão, não podemos esquecer dos cuidados que temos que ter com os travesseiros. Eles precisam de uma boa higienização frequentemente, pois acumulam muita umidade.

Por isso, podem ser um ambiente propício para o surgimento de ácaros e fungos, os quais são prejudiciais à saúde ao longo do tempo.

Assim, uma dica simples para limpar travesseiros é usar a máquina de lavar.

Travesseiros feitos em poliéster, plumas e penas que podem ser colocados na máquina, se não houver proibição nas instruções do fabricante.

Para esta lavagem, use sabão e vinagre branco no lugar do amaciante, para deixar o travesseiro mais macio. Após a limpeza deixe secar totalmente antes de colocar a capa protetora.

Por outro lado, para lavar a mão um travesseiro que já esteja mais amarelado, use uma mistura de um litro de água, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 200 ml de vinagre branco.

Deixe a solução agir por 10 minutos e passe um pano úmido delicadamente. Deixe secar em um ambiente bem ventilado.

Lembre-se de que os travesseiros possuem prazo de validade aproximada de dois anos.

Vale a pena lavar colchão a seco? Quais as vantagens?

A limpeza de colchão a seco é sempre recomendada, pois evita que a cama se encharque, bem como diminui a umidade nas espumas e molas.

Portanto, este tipo de lavagem é uma boa opção também para quem mora em apartamento e não possui uma área grande para deixar o colchão secar.

Com o baixo uso de água, facilita-se a secagem do item bem como evita que a umidade provoque o aparecimento de fungos e outros microrganismos.

Dois travesseiros brancos em um fundo branco.
Travesseiros e colchões são itens que precisam de uma limpeza constante.

Logo, a limpeza a seco degrada menos a qualidade do colchão e preserva sua vida útil. Assim, pode ser feita com maior frequência preservando a sua cama por mais tempo.

Que cuidados ter com o colchão para não encardir?

Alguns cuidados no dia a dia ajudam a preservar o seu colchão mais limpo e impedindo que fique encardido com facilidade. Muitas destas atitudes são simples e não demandam tempo para serem feitas.

Por isso, fique ligado nas nossas dicas que te ajudarão a conservar o seu colchão com qualidade e livre de microrganismos.

Use capa protetora no colchão

O uso de capa protetora possui muitas vantagens para conservar o seu colchão sem dar muito trabalho.

Estas capas protegem o colchão e diminuem a umidade passada do nosso corpo para a cama. Assim, dificulta o surgimento de microrganismos com o tempo.

Estes itens são facilmente lavados na máquina, o que deve ser feito semanalmente. Com isso, conserva-se o colchão impedindo os maus odores e as manchas.

Vire o colchão de tempos em tempos

Uma atitude simples que ajuda a preservar a vida útil do colchão é virá-lo de tempos em tempos. Desse modo, o seu gasto será igual em ambos os lados.

Além disso, evita-se que ele pegue o formato do corpo e fique desconfortável para dormir.

Mantenha o quarto sempre arejado

Ambientes fechados e com umidade favorecem o aparecimento de ácaros no colchão. Então, uma dica importante para o dia a dia é manter o quarto arejado.

Dessa forma, aproveite os dias ensolarados para deixar as janelas abertas e usufrua do calor. Isso também fará um bem para o ambiente, não só para o colchão.

Janela aberta com árvores do lado de fora da casa.
Um quarto bem arejado dificulta o surgimento de microrganismos no colchão.

Deixe o colchão respirar antes de arrumar a cama

Sempre deixe a cama sem cobertas e travesseiros em cima por alguns minutos antes de fazer a arrumação.

Com isso você areja a superfície do colchão e diminui a umidade ao longo do tempo.

Após a limpeza, deixe o colchão secar bem

Uma dica importante é a secagem do colchão após a limpeza. Se a cama for box, evite ao máximo colocar o colchão na base antes que esteja totalmente seco.

Desse modo, evita-se o surgimento de mofo entre o colchão e a base.

Se possível, deixar secar ao sol é melhor, mas se não conseguir, um ambiente arejado pode ser o suficiente para este cuidado.

Siga as orientações do fabricante

Assim como vários móveis e itens da nossa casa, na hora da limpeza devemos seguir as instruções do fabricante. Isso evita o uso de produtos inadequados para limpar aquele item.

Assim, alguns colchões são mais delicados a certos produtos de limpeza ou a alguns métodos de lavagem.

Por isso, seguir as orientações do fabricante ajudam a conservar a sua cama com qualidade por mais tempo.

Aspire o colchão semanalmente

Como já falado anteriormente, o aspirador de pó é um ótimo companheiro para limpar colchão. Faça a aspiração da casa ao menos uma vez por semana para evitar que a sujeira e umidade se acumulem.

Assim, você conserva melhor o seu ambiente de descanso sem muito trabalho.

Mas se o colchão já está mais sujo e você não tem muito tempo para fazer a limpeza com as dicas que passamos, contrate a Acquazero para cuidar dele.

Procure uma de nossas mais de 400 unidades que seja mais próxima de você pelo nosso e-commerce ou aplicativo e agende um horário.

Fique ligado também no nosso blog para mais dicas sobre a higienização de colchão e outros itens da sua casa.