fbpx
Limpar farol amarelado: passo a passo de especialistas

Limpar farol amarelado: passo a passo de especialistas

Limpar o farol amarelado não é tão complicado como se pensa. Além do mais, existem diversas receitas caseiras que podem ajudar a recuperar este item do seu carro.

Com o passar do tempo, o farol pode ficar amarelado ou opaco, por causa da ação da chuva ou do sol.

Da mesma forma, os insetos que morrem em sua superfície podem provocar reações químicas que prejudicam a qualidade do material e degradam a sua transparência.

O policarbonato é a composição da parte externa dos faróis foi feito teoricamente para durar muito tempo, mas nem sempre conseguimos que se mantenha com qualidade.

Do mesmo modo, os faróis são itens de segurança, de fundamental importância para dirigir o carro à noite. Por conta disso, a sua manutenção deve estar em dia principalmente para quem pega estrada.

A lavagem dos faróis no lava jato não são o suficiente para deixar estes itens livre das sujeiras e contaminantes. Por isso, precisam de alguns cuidados especiais.

Logo, recomenda-se que sempre depois de uma viagem, seja feita a limpeza dos faróis com água e sabão neutro para retirar restos de insetos.

Aqui daremos algumas dicas do passo a passo para você deixar a manutenção dos faróis em dia e sempre com o máximo de eficiência em sua iluminação. Continue a leitura!

Como limpar farol amarelado com pasta de dente?

Você tem duas escolhas na hora de limpar o farol amarelado. Ou compra alguns kits que existem no mercado ou utiliza alguns produtos caseiros para fazer o serviço.

No mercado, os kits vão variar de R$ 40 até mais de R$ 200, e mesmo assim ainda te darão o trabalho de fazer o serviço você mesmo.

Caso queira aproveitar algumas coisinhas que temos em casa para fazer essa limpeza, vamos te dar algumas dicas.

A primeira delas é a pasta de dente. Este produto é bem popular na hora de limpar farol amarelado. Esfregue um pano com a pasta de dente no farol do carro, sem molhar por enquanto.

Detalhe do farol dianteiro, carro amarelo. Ilustração do texto sobre limpar farol amarelado.
É questão de segurança a limpeza de farol.

Assim, o farol ficará bem esbranquiçado, se a pasta for daquelas claras. Molhe um pouco o pano e passe novamente já tentando tirar a pasta. Em seguida, molhe o farol com água e passe novamente o pano.

Repita o processo com cuidado até que não reste pasta de dente no farol, principalmente nos cantos.

Provavelmente isso será o suficiente para deixar o seu componente em bom estado.

Limpeza de farol com bicarbonato e água oxigenada

Você não leu errado! Podemos usar a combinação destes dois produtos para fazer uma limpeza eficiente e tirar o amarelo dos faróis.

Em primeiro lugar, lave bem o farol com água corrente para retirar o excesso de sujeira. Despeje três gotas de detergente para louça no plástico, preferencialmente de limão.

Logo depois, molhe um pano limpo com água oxigenada e faça a limpeza do farol por cerca de três minutos. Lembre-se de não fazer muita força, pois pode arranhar o componente.

No próximo passado, cubra o farol com pano molhado que você usou para que a água oxigenada e o detergente façam efeito. Isso criará um ambiente de reação mais acelerada e eficiente para tirar as impurezas.

Depois disso, retire o pano e deixe os faróis sob o sol para finalizar o procedimento. O resultado saltará aos olhos.

Já para usar o bicarbonato, ele fará dupla com um outro produto bem conhecido para as limpezas domésticas e automotivas, o vinagre.

Tirar o queimado do farol com bicarbonato e vinagre

Outra maneira caseira de melhorar o aspecto e a funcionalidade dos faróis é com o uso de uma solução de bicarbonato e vinagre.

Primeiramente, lave o farol com água e detergente. Com ele limpo, passe a solução de vinagre e bicarbonato por toda a superfície. Finalize a limpeza com um pano limpo e sem fazer muita força.

Estas limpezas de farol caseiras devem ser feitas com cuidado e não podem ser sempre. A melhor maneira de deixar os faróis mais conservados é com a manutenção frequente.

Homem limpando farol de um carro cinza. Imagem ilustrativa sobre limpar farol amarelado.
Alguns truques caseiros ajudam na hora de limpar o farol.

Portanto, como dito anteriormente, sempre que fizer viagens longas é preciso fazer a lavagem destes componentes com água e detergente para evitar que acumule restos de insetos em sua superfície.

Cuidado na hora de limpar farol embaçado

Os componentes elétricos do carro devem ser mantidos longe de água, e com o farol não é diferente.

Com o tempo, por causa de alguma batida na parte da frente mal consertada ou até por causa do tempo, os faróis podem acumular água dentro deles por causa de alguma infiltração.

Então, com o calor, a água evapora dentro do componente e ele pode ficar embaçado. Isso ocorre porque a água evapora, mas os seus resíduos continuam na superfície interna dos faróis.

Para fazer esta limpeza, é preciso desparafusar os faróis por dentro. Com o capô levantado e bastante cuidado, é possível fazer a remoção deste item sem maiores problemas.

Mas seja delicado para desconectar os fios e cabos elétricos antes de fazer a limpeza.

Tire os faróis e as lâmpadas. Depois remova as lentes e coloque-as dentro de um balde com detergente e água morna. Recomenda-se o uso de um pano abrasivo para retirar o excesso de sujeira.

Por outro lado, cuidado para não arranhar a lente com excesso de força. Seque a lente e aplique uma camada de produto para polimento de vidro. Esta finalização ajudará a conservar a limpeza do farol.

Por fim, instale novamente os faróis e veja como eles ficaram mais eficientes e prontos para pegar a estrada.

Qual a melhor forma de polir farol?

O polimento de farol é um serviço que exige tempo e dá trabalho para quem for realizar. Se você não tiver muita familiaridade com os cuidados automotivos, recomenda-se que seja feito com profissionais.

Caso encare o desafio, vai precisar de alguns materiais, tempo e disposição para realizar o serviço de maneira satisfatória.

Existe um passo a passo para o polimento caseiro, e ele deve ser seguido à risca para que o serviço dê o resultado desejado. Lembrando que ele só vai resolver no caso de desgaste mediano.

Por outro lado, se o farol estiver em um pior estado, recomenda-se a troca do conjunto. Para isso, procure um profissional para te auxiliar.

Politriz sendo aplicada na lanterna traseira de um carro vermelho. Imagem ilustrativa de texto sobre limpar farol amarelado.
Cuidado na hora de fazer o polimento dos faróis e lanternas.

Em um primeiro momento, procure um local apropriado para fazer o polimento. O carro deve estar na sombra sem bater luz do sol diretamente nele. Da mesma maneira, deve estar frio.

O próximo passo e a lavagem do farol. Faça a limpeza com água e sabão neutro. Para um melhor resultado use uma esponja ou bucha macia com bastante espuma.

Lembre-se de que a lavagem do farol sempre deve ser feita com água em abundância para evitar arranhões. Faça também a limpeza da lataria próxima aos faróis para evitar que alguma sujeira escorra dali.

Enfim, enxágue com muita água para retirar todo o sabão da superfície dos faróis e seque-os. Para os mais cuidadosos, passe uma fita crepe na lataria envolta para protegê-la.

O polimento em si pode ser feito com dois materiais, conforme mostraremos a seguir. Confira!

Polimento com lixa d’água

Depois de limpar farol amarelado, a finalização com um polimento é essencial. Borrife um pouco de água na superfície e passe a lixa d’água sobre a lente em movimentos repetitivos em linha reta.

Enquanto faz isso, vá molhando a superfície com o borrifador. Use lixas mais grossas no início e mais finas para finalizar. Após o polimento, lave o farol e seque-o novamente. Assim, ele estará pronto e com outro aspecto.

Massa de polir para os faróis

Após a lavagem, aplique massa de polir nos faróis em movimentos circulares e deixe secar por alguns minutos. Depois, pegue a flanela e faça o polimento da peça com movimentos fortes e circulares.

Repita estes movimentos até o farol ficar brilhando. Isso vai depender do quanto o seu item está desgastado e precisando de cuidados.

Porém, pode ser necessário mais de uma mão de massa de polir. Para os mais acostumados, a politriz deve ser usada, mas na velocidade mais lenta e com bastante cuidado.

Lanterna traseira amarelada não tem segredo

Os cuidados que passamos para limpar farol amarelado podem ser facilmente adaptados para as lanternas traseiras. Seja a lavagem com detergente, bicarbonato com vinagre ou polimento.

Assim como os faróis e as lanternas do carro, alguns outros itens da carroceria perdem sua vida útil com o tempo.

Para os detalhes de plástico, é possível uma revitalização por conta própria, assim como nos faróis.

Logo, conforme mostramos, é possível ter alguns cuidados com o seu carro sem gastar muito, por meio de produtos caseiros.

Mas, por outro lado, isso exige tempo e disposição.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos e venha conhecer mais dicas no nosso blog.

Se preferir contratar uma empresa especializada em estética automotiva para fazer todos estes serviços para o seu carro, venha para a Acquazero. Marque um horário pelo e-commerce ou pelo aplicativo.