fbpx
De forma descomplicada, veja como tirar mancha de roupa branca

De forma descomplicada, veja como tirar mancha de roupa branca

Você, que já passou por essa situação, sabe como tirar mancha de roupa branca pode se tornar um desafio. Neste artigo, aprenda as melhores práticas para fazer isso sem estresse.

Suas roupas podem manchar por vários motivos: suor, graxa, tinta de caneta, alimentos, bebidas e outros pequenos acidentes do dia a dia.

O problema do tecido branco é a sujeira é facilmente perceptível.

Em qualquer caso, o mais importante é agir rapidamente e usar um papel toalha ou algo semelhante para secar. Dessa maneira, você consegue remover as manchas com mais facilidade.

Como tirar mancha de roupa branca? 9 dicas simples

A seguir, veja como tirar mancha de roupa branca. É fácil! Então, recupere as suas peças afetadas agora mesmo!

1. Vinagre branco

O vinagre é um item barato, delicado com os tecidos e mais seguro de usar do que alvejante à base de cloro e amaciantes de roupas. Prefira o vinagre branco, uma vez que os outros tipos podem manchar.

Advertisement

Esse ingrediente é ideal para remover mancha amarela de suor nas axilas, bem como as causadas por mofo.

Assim, adicione uma xícara de vinagre branco ao enxágue final e deixe as suas roupas macias e com cheiro fresco.

Você também pode usar o vinagre para limpar a sua máquina de lavar e ajudar a controlar o cheiro de mofo.

2. Sabão em pó e bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é outro item barato e um dos mais versáteis na remoção das manchas.

Ele é um redutor de odor perfeito para manter a sua roupa com cheiro fresco e é seguro de usar em todos os tecidos, incluindo pijamas infantis.

O ingrediente também ajuda a melhorar o desempenho do sabão em pó. Ele amacia os tecidos e diminui a espuma na máquina de lavar.

Vidro aberto com pó branco. Imagem ilustrativa texto como tirar mancha de roupa branca.
O bicarbonato de sódio serve na limpeza doméstica de várias formas.

3. Limão e bicarbonato de sódio

O ácido acético presente no suco de limão tem uma ação branqueadora natural. Assim, caso você derrame o limão em suas roupas coloridas, remova antes que cause descoloração permanente.

Por outro lado, você pode usá-lo em tecidos brancos para remover manchas amarelas nas axilas ou as causadas por ferrugem.

Para potencializar o efeito do suco de limão, adicione bicarbonato de sódio e misture, até que forme uma pasta. Aplique essa solução sobre as manchas e aguarde agir por, pelo menos, dez minutos.

Passado esse tempo, remova a pasta e coloque a roupa para lavar na máquina.

4. Alvejante e bicarbonato de sódio

O alvejante é um item que serve justamente para branquear os tecidos. Portanto, você pode aplicá-lo sobre as manchas para removê-las.

Porém, não use alvejante ou água oxigenada misturados a outros itens de limpeza. Isso causa uma reação negativa e produz gases que podem ser tóxicos.

O bicarbonato de sódio, que é um removedor de manchas natural. Assim, é um dos únicos ingredientes que você pode adicionar com segurança ao alvejante.

5. Produto clareador

Os produtos clareadores quebram as manchas difíceis, além de revitalizarem o brilho das suas roupas brancas.

Uma vantagem desse tipo de produto é que eles não levam cloro e não alteram a tonalidade da roupa.

Você pode aplicar um pouco do clareador sobre a mancha para tratá-la previamente. Aguarde agir por alguns minutos.

Depois, coloque uma roupa manchada na máquina. Misture mais um pouco do clareador com o sabão em pó, para que existam resultados em conjunto.

Mexendo na máquina de lavar. Imagem ilustrativa texto como tirar mancha de roupa branca.
Sempre coloque a roupa para lavar na máquina logo depois de acabar com as manchas com algum método caseiro.

6. Detergente e alvejante

Primeiramente, encha uma pia, bacia ou balde com água morna e duas xícaras de alvejante e um pouco de detergente. Depois, mergulhe a sua roupa nessa solução e deixe agir por 30 minutos.

Feito isso, enxágue a roupa com a água quente e depois torça. Por fim, lave a roupa na máquina, adicionando o alvejante ao sabão em pó.

Caso a mancha não tenha saído, experimente fazer esse mesmo processo, adicionando vinagre à solução.

7. Sabão de coco

O sabão de coco é ótimo para tirar manchas de gordura na roupa. Para isso, esfregue sabão de coco umedecido no local. Se a mancha for mais pesada, tente fazer isso com água morna.

Para lavar roupas na máquina, você pode dissolver o produto na água e acrescentar a mesma quantidade de sabão em pó.

Para facilitar, você pode usar um ralador para formar flocos de sabão de coco.

Caso as suas roupas tenham sido manchadas por outras durante a lavagem ou se elas estiverem amareladas, ferva as peças brancas por cerca de 30 minutos, com sabão de coco. Depois, lave normalmente as peças.

8. Leite quente

Esse método impressionante pode servir como um método para tirar mancha de roupa branca.

Para isso, faça uma solução contendo uma parte de leite quente, uma de alvejante à base de cloro líquido e uma de água.

Coloque a mistura em um borrifador, para tornar a aplicação mais fácil. Assim, pulverize a solução sobre a mancha e esfregue a peça de roupa afetada com uma escova de dentes limpa.

Copo de leite em superfície branca. Imagem ilustrativa texto como tirar mancha de roupa branca.
Embora muitas pessoas não saibam, o leite pode ser usado para tirar manchas de roupas.

9. Limão e sal

Bem, você já viu como o ácido presente no limão é um ótimo agente na remoção de manchas. Para potencializar o limão, você pode misturar sal de cozinha e fazer uma pasta.

O sal usado sozinho funciona como um elemento abrasivo suave para a remoção de manchas de ferrugem e de vinho tinto. O ingrediente também absorve as manchas líquidas, antes de endurecerem.

Assim, caso você derrame vinho tinto, polvilhe sal generosamente sobre a mancha.

Deixe-o absorver o líquido e depois escove. Feito isso, lave a roupa. Se você não lavar, o sal pode deixar uma peça com manchas brancas.

Se houver manchas ou resíduos no fundo do ferro de passar, umedeça um punhado de sal e esfregue a placa frontal. Quando o ferro estiver limpo, limpe com um pano limpo úmido e você já pode usá-lo.

Como tirar mancha de outros tecidos

Gostou de aprender como tirar mancha de roupas brancas? Saiba que a maior parte das dicas que você viu neste artigo pode ser usada em outros tecidos e superfícies.

Como exemplo, você pode limpar as suas cortinas, paredes, lençóis, edredons, tapetes, carpetes etc. Elas também servem para limpar estofados, como colchões, sofás, poltronas, bancos e puffs.

Mas nesse caso há a desvantagem de você não poder usar a máquina de lavar. Por isso, o ideal é contratar um serviço profissional.

Dessa maneira, você terá a certeza de que os seus móveis serão tratados por pessoas com conhecimento técnico e que usam os produtos adequados.

Isso garante um serviço com resultado mais eficaz e cômodo.

Homem descansando sentado em um sofá branco.
Para limpar seus móveis, o ideal é solicitar a ajuda de um serviço especializado.

No caso da limpeza de estofados, dê preferência para uma empresa que empregue uma técnica a seco. Esse processo não deixa qualquer umidade ou resíduo em seu sofá.

Desse modo, o serviço não faz sujeira em sua sala de estar e você já pode voltar a usar o sofá pouco tempo depois. Além disso, não há risco de proliferação de bactérias e fungos no interior do estofamento.

Assim, chame a maior empresa do mundo nesse segmento para fazer o serviço. A Acquazero tem unidades no Brasil, Estados Unidos e República Dominicana.

Para agendar um atendimento, basta entrar no site ou baixar o aplicativo da marca. Na caixa que vai aparecer, digite o seu endereço e encontre a Acquazero mais próxima. São mais de 400 unidades!

Em seguida, selecione os detalhes do serviço desejado, bem como o dia e a hora do seu atendimento. A empresa sabe como tirar mancha de roupa branca e dos seus móveis, de forma especializada.