fbpx
Como limpar couro sintético e quando fazer isso

Como limpar couro sintético e quando fazer isso

No setor automotivo, é cada vez mais frequente a substituição dos materiais naturais pelos artificiais. Neste artigo, aprenda como limpar couro sintético e conserve-os por vários anos.

Primeiramente, é necessário que você saiba que a qualidade das superfícies de couro sintético pode variar bastante. Enquanto alguns são resistentes e duráveis, outros se desintegram rapidamente.

A tendência do uso de materiais recicláveis nos assentos automotivos leva a uma vida útil menor.

A seguir, aprenda como o couro sintético é fabricado e o que você deve fazer para conservá-lo.

O que é o couro ecológico ou sintético?

Não existe uma composição específica para a fabricação do couro sintético. Ele pode ser feito por meio da reciclagem de jaquetas, assentos de carro e outros produtos de couro.

Essa é uma forma sustentável de aproveitar materiais que poderiam acabar em aterros sanitários. Por isso, também é conhecido como couro ecológico.

Advertisement

Outro fator que torna o couro sintético como ecologicamente responsável é que não se usa produtos químicos tóxicos em sua fabricação.

Basicamente, a única diferença entre o couro ecológico e o tradicional é o procedimento de curtimento e tempero. O processo de fabricação do couro sintético leva mais tempo.

Com o passar do tempo, o couro sintético adquire uma aparência mais envelhecida.

Por que limpar estofados de couro sintético?

Você sabia que o couro não deve brilhar naturalmente? Sendo assim, caso a superfície do couro esteja brilhando, é sinal de que precisa urgentemente de uma limpeza completa.

Se você não cuidar dos bancos de couro sintético do seu veículo, a superfície vai acabar se desgastando mais rápido. Além disso, o material acaba perdendo a beleza.

Entre os cuidados que você pode ter está a hidratação do couro. Porém, antes de hidratar o tecido, é necessário limpá-lo. Esses tratamentos equilibram o pH do material e protegem a superfície.

O ideal é a limpeza do couro pelo menos a cada seis meses, de preferência em um estabelecimento especializado em estética automotiva.

Além de limpar, esses locais aplicam sobre o assento um produto específico para hidratar e proteger o material. Confira no vídeo abaixo como é feito o tratamento nos bancos de couro do veículo.

Como limpar couro sintético?

Tanto o couro natural como o sintético devem ser higienizados regularmente.

Como a maioria dos couros artificiais é robusta, podem ser usados todos os produtos de limpeza não agressivos para plásticos ou couro sintético.

Mas não use solventes fortes ou limpadores que sejam muito alcalinos.

Use uma escova para remover as sujeiras. As cerdas da escova que você manusear não devem machucar a pele humana.

Dessa forma, ela também é suave o suficiente para superfícies de plástico e couro sintético e natural.

Obviamente, só faz sentido limpar se houver sujeira. Porém, no caso de superfícies escuras, muitas vezes não é possível ver direito se há necessidade de higienização.

Por isso, verifique com um pano limpo e ligeiramente umedecido a intensidade da coloração do tecido pela sujeira.

Se o pano permanecer limpo, a higienização da superfície é desnecessária.

Logo, você também pode aspirar o couro sintético regularmente. Dessa maneira, elimine poeira, detritos, pelos de animais de estimação e fiapos de tecido.

Como tirar mancha do couro sintético de forma caseira?

Abaixo, você verá soluções caseiras para a limpeza do couro sintético. Algumas delas podem te surpreender. Confira!

Álcool em gel ou líquido

O álcool tem propriedades incríveis de remoção de manchas. Ele é o melhor produto para remover manchas difíceis e bolor.

Mas antes de usá-lo, limpe a poeira e os resíduos presentes na superfície com uma toalha.

Aplique suavemente o álcool na área afetada, com a ajuda de um pano sem fiapos, e esfregue bem. Depois que você remover as manchas, tire a solução que ficou com um tecido macio e encharcado.

Mão com luva azul realiza a limpeza de um banco automotivo com o auxílio de um tecido branco. Ilustração do texto sobre como limpar couro sintético.
Além de limpar, é importante hidratar o couro sintético.

Vinagre branco

O vinagre branco é um excelente removedor de manchas e desodorizante natural. Por isso, ele pode facilmente limpar as manchas de óleo presentes no sofá de couro sintético.

Misture uma xícara de vinagre branco com 1/2 xícara de água morna e despeje em um borrifador vazio. Depois, borrife o líquido e esfregue suavemente com um pano sem fiapos, até que a mancha desapareça.

Vinagre e azeite de oliva

Faça uma combinação de duas xícaras de vinagre com uma de azeite em uma tigela e misture bem. Depois, mergulhe uma toalha de microfibra e torça em seguida.

Esfregue suavemente o espaço afetado pela mancha e repita se necessário. Por fim, limpe qualquer resíduo, com a ajuda de um pano úmido.

Sabão em pó

Misture duas colheres de chá de sabão em pó e um copo com água morna. Depois, coloque a solução em um borrifador, para fazer um líquido espumoso.

Pulverize sobre a mancha e esfregue levemente em movimentos circulares, com a ajuda de bolas de algodão. Em seguida, remova os resíduos, limpando a área com um pano úmido.

Detergente neutro

Não use um detergente forte, pois isso pode danificar a superfície do couro sintético. Encha um borrifador com 1/2 xícara de detergente neutro e uma xícara de água e agite bem.

Então, aplique a solução sobre a mancha e aguarde dois minutos. Por fim, esfregue a área em movimentos circulares, com um pano não abrasivo seco.

Bicarbonato de sódio

Se o couro sintético está com manchas de óleo e graxa, o bicarbonato de sódio é perfeito. Além disso, ele ajuda a tirar o mau cheiro.

Polvilhe o bicarbonato de sódio na área afetada e deixe durante a noite. No dia seguinte, limpe com a ajuda de uma toalha úmida.

Caixa e bicarbonato de sódio na tigela. Imagem do conteúdo como limpar couro sintético.
Ingredientes caseiros, como o bicarbonato de sódio, podem solucionar o problema de manchas no couro sintético.

Que cuidados ter com os limpadores de couro?

Atualmente, há no mercado produtos para a conservação de superfícies de couro. Porém, esses produtos não impedem o envelhecimento do couro sintético.

Com o tempo, os produtos para cuidados com o couro aceleram seu envelhecimento e sua fragilidade. O PVC, por exemplo, é sensível a óleos e graxas.

Assim, o couro sintético não deve ser tratado com produtos destinados ao couro natural.

A boa notícia é que existem produtos feitos especificamente para o couro sintético. Por isso, esses produtos não contêm óleos, ao mesmo tempo em que fornecem uma camada protetora ao material.

Essa camada protege contra manchas como a de desgaste ou transferência de pigmentação.

Logo, a vida do couro sintético é prolongada e a aparência é conservada por mais tempo, com a limpeza menos intensiva.

Portanto, antes de usar qualquer produto para limpar o couro sintético, experimente em um espaço discreto da superfície. Dessa maneira, você garante que não haverá nenhum dano.

Então é isso. Gostou de aprender como limpar couro sintético?

Se você estiver procurando uma ajuda profissional, baixe nosso aplicativo ou entre em nosso e-commerce.

Lá, você encontra uma solução perto do seu endereço e ainda consegue marcar o dia e o horário do seu atendimento.