fbpx
Sofá sujo: é possível deixá-lo como novo? Saiba mais

Sofá sujo: é possível deixá-lo como novo? Saiba mais

Você quer renovar o aspecto da sua mobília e, consequentemente, o ambiente em sua casa? Então, veja neste artigo quais são os melhores métodos para limpar um sofá sujo.

Quando você senta, deita ou se movimenta em um sofá empoeirado, está esfregando sujeira e detritos sobre ele. Isso acaba arranhando o tecido, o que deixa seu sofá desbotado, além de encardido e manchado.

Logo, se você escolher o método certo de manutenção, é possível prolongar a vida útil do seu sofá e deixá-lo como novo. Assim, você pode usar uma das técnicas caseiras descritas abaixo.

Porém, se o sofá estiver muito sujo, o melhor é contar com a ajuda de uma empresa especializada em serviços residenciais. Ainda neste texto, você verá quais são as vantagens da limpeza profissional.

Como limpar sofá sujo? 5 receitas para fazer em casa

Alguns itens em sua despensa também servem para tirar manchas, eliminar o mau cheiro e limpar sofá sujo. Abaixo, confira as melhores receitas feitas com ingredientes caseiros.

1. Limpeza com detergente

O detergente é um item de cozinha que atua quebrando as gorduras. Devido às suas propriedades, ele também pode ser usado para limpar um sofá sujo.

Para isso, misture duas xícaras de água e uma colher de detergente neutro. Depois, esfregue a solução sobre o móvel, usando um tecido claro e limpo, para que o pano não transfira sua cor para o sofá.

Assim, conforme o pano se sujar, dobre-o para usar uma parte limpa ou troque-o por outra. Para retirar os resíduos do detergente, enxágue com água limpa. Depois, seque com uma toalha e deixe o sofá ao ar livre.

Sofá e tapete felpudo marrons. Imagem ilustrativa texto sofá sujo.
Você pode usar vários ingredientes caseiros para limpar seu sofá sujo.

2. Vinagre e bicarbonato

Tanto o vinagre branco como o bicarbonato de sódio são coringas na limpeza doméstica.

Dessa maneira, para limpar um sofá sujo, faça uma solução contendo uma metade de água e a outra de vinagre. Feito isso, adicione algumas colheres de bicarbonato de sódio.

Quando você junta esses ingredientes, a pasta formada começa a borbulhar. Isso significa que ela é abrasiva e consegue decompor as sujeiras mais difíceis, além de matar as bactérias no local.

Esfregue a mistura sobre o tecido, principalmente nas áreas mais críticas. Em seguida, remova, com a ajuda de um aspirador e uma escova de cerdas finas.

3. Talco e água morna

Essa opção é ótima para a remoção de manchas. O talco, assim como o amido de milho, o sal e o bicarbonato de sódio, absorve sujeira, líquidos e gorduras.

Então, cubra a área suja com o pó e deixe agir por algumas horas. Passado esse tempo, remova o talco com a ajuda de uma colher ou espátula.

Para tirar os resíduos, pegue uma escova de dentes velha, molhe na água morna e esfregue sobre o tecido.

4. Produtos específicos para limpeza de sofá

Nunca limpe seu sofá com sabão em pó ou produtos que contenham cloro em sua composição.

Antes de usar qualquer produto mencionado aqui ou em outro lugar na internet, verifique as indicações de lavagem do fabricante. Normalmente, essas informações ficam em uma etiqueta no interior do móvel.

Dessa forma, uma opção que pode te oferecer mais segurança é usar produtos próprios para estofados.

Etiqueta de lavagem. Ilustração do texto sofá sujo.
Antes de aplicar qualquer produto em seu sofá, verifique as indicações de lavagem do fabricante.

5. Limpar sofá a seco

Para limpar um sofá sujo sem usar água, você deve contar com um aspirador de pó. O aparelho evita que a poeira se acumule na superfície do seu móvel.

Portanto, procure usar todos os acessórios que vêm com o aparelho. A escova de cerdas finas e o bocal fino ajudam a remover sujeiras mais difíceis e também aquelas que ficam escondidas em cantos e fendas.

A melhor maneira de usar o aspirador sobre um sofá é trabalhar em uma seção por vez. Além disso, você deve começar aspirando por cima e ir descendo aos poucos.

Desse modo, você evita espalhar a poeira, ao mesmo tempo que impede a sujeira de cima cair em uma parte que você já aspirou.

É melhor limpar sofá sujo com profissionais?

Todas as formas caseiras que você leu acima podem servir para limpar um sofá sujo. Mas elas são mais indicadas para limpezas simples.

No caso de sofás em condições muito ruins, somente um serviço profissional consegue deixá-lo como novo.

Os profissionais usam produtos e equipamentos adequados. Além disso, eles são experientes e sabem deixar o seu sofá no melhor estado possível, de forma rápida e segura.

Uma das vantagens de chamar um serviço profissional para limpar seu sofá sujo é a comodidade oferecida no serviço delivery.

Essa opção é ideal para quem tem pouco tempo. Assim, você não precisa se preocupar com fatores como deslocamento, trânsito, compra de materiais ou tempo de espera em filas.

No vídeo abaixo, veja como é o atendimento em domicílio feito pela Acquazero, a maior empresa do mundo no ramo de limpeza ecológica.

A Acquazero realiza a limpeza dos seus móveis estofados utilizando um método a seco. Como o nome sugere, essa é uma forma de higienização que gasta quase nada de água.

Em vez disso, é aplicado sobre todo o sofá um composto de limpeza específico para esse método.

O composto tem a capacidade de penetrar nas fibras dos tecidos e, dessa forma, atinge o interior do estofamento. Chegando lá, o produto absorve todas as impurezas em volta.

Em seguida, o produto é aspirado com um aparelho próprio, levando junto a sujeira que estava no sofá, sem deixar qualquer resíduo. Sendo assim, você já pode voltar a usar o sofá em pouco tempo.

Além disso, como o serviço não deixa umidade, não há risco de criar um ambiente propício à proliferação de microrganismos e mofo.

Saiba porque limpar o sofá com frequência

Não importa o quanto você limpe suas paredes e o seu chão. Um sofá sujo, encardido, desbotado ou manchado deixa a sua sala de estar inteira com uma estética velha e descuidada.

Além disso, um sofá sujo é um terreno favorável para que insetos coloquem seus ovos, vírus e bactérias se multipliquem e o mofo cresça.

Obviamente, isso afeta negativamente a qualidade do ar respirado no ambiente.

Esses elementos podem causar irritação e coceira na pele e nos olhos, lacrimejamento, tosses, espirros e nariz entupido.

Sofá e almofadas vinho, mesinhas com plantas e cestinha. Imagem ilustrativa texto sofá sujo.
Além de estética, a limpeza regular dos estofados garante a saúde da sua família.

Assim, o indicado é que a limpeza do sofá seja feita uma vez a cada seis meses. Porém, essa frequência pode mudar se você tiver crianças pequenas ou animais de estimação em casa.

O mesmo ocorre se a região onde você mora ou o cômodo onde fica o sofá costuma receber muita poeira. Por isso, não é preciso esperar que o sofá esteja sujo para solicitar uma limpeza profissional.

Afinal, se alguém em sua casa sofre de alergia, asma ou qualquer problema respiratório, seu estado de saúde pode se agravar com um sofá sujo.

Então, considere fazer a limpeza com mais frequência se você convive com pessoas mais vulneráveis, como bebês, crianças, idosos ou grávidas.

Para descobrir qual é a solução profissional mais próxima da sua casa, baixe o aplicativo ou entre no e-commerce.

Assim, em qualquer um deles, digite o seu endereço e selecione os detalhes do serviço desejado.

Depois, é só marcar o dia e o horário do seu atendimento. Pronto, você já pode descansar enquanto o seu sofá sujo fica completamente higienizado!