fbpx
Como é feito o polimento espelhado? Qual a vantagem desse serviço?

Como é feito o polimento espelhado? Qual a vantagem desse serviço?

A cada dia, surge uma novidade no mercado de estética automotiva. Você já ouviu falar em polimento espelhado? Neste post, entenda melhor sobre como funciona esse serviço.

Suponhamos que a lataria do seu veículo esteja queimada, manchada ou arranhada, e você quer uma solução. Ou talvez, a pintura esteja em perfeito estado, mas você deseja que o brilho seja mais intenso.

No entanto, ao chegar em um estabelecimento especializado, são tantas opções, que elas acabam criando confusão.

O que talvez você não saiba é que muitos serviços oferecidos simplesmente são irreais, ou apenas são procedimentos já conhecidos, mas com outros nomes. Então, é importante que você saiba o que é polimento espelhado e qual seu valor.

Afinal, existe polimento espelhado?

A verdade é que polimento espelhado, por assim dizer, é algo que não é possível. O que existe mesmo são o polimento e o espelhamento, como tratamentos separados.

Levando-se em consideração os objetivos e resultados na pintura, as duas técnicas são até bem semelhantes.

Entretanto, existe diferença entre espelhamento e polimento, principalmente no que diz respeito à complexidade e refinamento do serviço.

O polimento torna a superfície uniforme por meio do desgaste do verniz, o que permite corrigir as manchas e riscos mais evidentes. Embora também aumente o brilho da pintura, o tratamento é, sobretudo, para reparação.

Por outro lado, o espelhamento nivela a camada de verniz, proporcionando um brilho mais intenso.

Assim, a película protetora é aplicada como uma medida de precaução aos danos que podem ser causados na pintura. Dessa forma, o espelhamento pode ser feito até mesmo em um carro zero quilômetro.

Além disso, os efeitos do espelhamento são mais duradouros, podendo durar até seis meses. Enquanto isso, o polimento, normalmente, só dura dois meses.

É por isso que outra das principais diferenças entre polimento e espelhamento é o preço. Enquanto o polimento custa, em média, R$ 300, o espelhamento não costuma sair por menos de R$ 500. Mas tudo depende da empresa, então é bom pesquisar.

Farol dianteiro de carro branco. Imagem ilustrativa texto polimento espelhado.
O mercado de estética automotiva oferece uma variedade de soluções para conservação e reparo da pintura.

Entenda o que é o polimento da pintura e vantagens

Todas as peças e veículos que acabaram de ser pintados precisam de polimento, para tornar a pintura lisa e uniforme. Assim, à medida que as imperfeições vão sumindo, o brilho da pintura começa a sobressair.

Para isso, há dois tipos de polimento oferecidos no mercado: o simples e o técnico. O polimento simples visa apenas corrigir os defeitos na pintura, sem causar danos.

Por outro lado, o polimento técnico é feito de acordo com o estado de conservação da carroceria. Para isso, é feita uma análise sobre a possibilidade e até mesmo da necessidade do procedimento sobre a pintura.

Uma vez que o polimento age desgastando o verniz da lataria, há certas restrições na realização do processo. Por isso, ele é recomendado, no máximo, quatro vezes ao longo da vida útil do veículo.

Assim, em certos casos, o indicado não é o polimento, mas sim uma repintura da peça ou de toda a lataria.

Quais as vantagens de fazer o espelhamento da pintura?

Como citamos, espelhamento e polimento são coisas diferentes. Por isso, não existe “polimento espelhado”. Mas o espelhamento pode ser uma ótima opção para dar brilho ao carro.

Primeiramente, você deve entender o que é espelhamento automotivo, porque o preço alto e qual é a eficácia.

Nesse processo, o verniz que reveste a lataria é nivelado, o que proporciona um brilho mais intenso.

Dessa forma, o procedimento é capaz de remover os danos na pintura e, em seguida, é aplicada uma camada de verniz, feita à base de teflon.

É essa camada que preserva a qualidade do brilho e evita a aderência de poeira e detritos. Ela também funciona como proteção contra os raios ultravioleta presentes na luz do sol.

Detalhe de carro escuro a céu aberto. Imagem ilustrativa texto polimento e espelhamento.
No espelhamento, uma camada de verniz à base de teflon é aplicada sobre a lataria.

Antes da aplicação do teflon, o veículo deve estar limpo, seco, encerado e polido. Depois da aplicação do verniz, é só esperar um pouco, para que o brilho da camada seja fixado.

Dessa forma, a pintura ganha um efeito espelhado, além de uma película protetora contra arranhões.

Por isso, o espelhamento de pintura tem preço mais elevado que a maior parte dos tratamentos.

Enceramento e cristalização também podem proteger a pintura!

Apesar de o “polimento espelhado” não existir, o mercado de estética automotiva oferece uma grande variedade de serviços para proteger e reparar a pintura.

Assim, é possível encontrar em estabelecimentos especializados serviços como: enceramento profissional, polimento, cristalização, espelhamento e vitrificação da pintura.

Há ainda soluções para situações específicas, como a descontaminação de pintura e a remoção de chuva ácida. A seguir, conheça melhor sobre alguns desses serviços.

Benefícios do enceramento da lataria

Se você não usa muito o veículo ou ele fica muito em local coberto, é indicado fazer o enceramento a cada dois meses. No entanto, o veículo que fica muito tempo exposto ao sol deve ser encerado mensalmente.

No mercado, há vários tipos de cera: líquida, em pasta, squeeze, em spray etc. Assista ao vídeo abaixo e descubra qual é a mais indicada para o que você precisa.

O enceramento não serve para remover manchas ou arranhões, mas sim para formar uma película, que protege e sela os poros do verniz na pintura. Dessa forma, o veículo permanece limpo e brilhando por mais tempo.

O procedimento é feito com uma cera automotiva, que repele partículas de poeira e líquidos. Assim, toda água ou sujeira que cai sobre o veículo acaba deslizando com facilidade.

Além disso, o enceramento prolonga a vida útil do verniz. Quando o verniz fica exposto, a camada fica áspera. Isso acaba tornando fácil a retenção de sujeira, o ressecamento e a perda de brilho.

Como funciona a cristalização de pintura?

O polimento espelhado não é o único serviço que cria confusão na cabeça dos consumidores. O mercado de estética automotiva oferece ainda a cristalização, que muitos não sabem exatamente do que se trata

Entretanto, a cristalização nada mais é do que outro nome para o espelhamento, que você já viu aqui. Alguns estabelecimentos chegam até mesmo a oferecer o mesmo serviço, com dois nomes diferentes.

Carro azul metálico saindo da garagem. Image ilustrativa texto polimento espelhado.
Para evitar manchas e arranhões, o ideal é que o veículo esteja com a limpeza em dia.

Independentemente do serviço que escolhido para a pintura do seu carro, o principal cuidado que você deve ter é a limpeza regular.

Essa é a forma mais eficiente de evitar o acúmulo de poeira e detritos na lataria, que acabam arranhando e manchando.

No entanto, você deve observar se a limpeza é feita de forma adequada e com os produtos próprios para o serviço. Por isso, fuja de locais que realizam a lavagem com detergente ou sabão em pó.

Evite também os lava jatos automáticos ou estabelecimentos que apenas esfregam a sujeira no seu carro, junto de água e sabão. Isso pode deixar a pintura arranhada, fosca e com marcas de redemoinho.

Interessante, não é? Então, se você deseja uma solução profissional para a pintura do seu carro, entre em contato conosco.

Para isso, basta baixar nosso aplicativo ou entrar no e-commerce. Neles, digite o seu endereço e encontre um serviço próximo de você. Depois, é só preencher o dia e o horário do seu atendimento.

Assim, você terá a pintura do seu veículo com os efeitos de um polimento espelhado e o que é melhor: com toda a comodidade!