fbpx
5 motivos para fazer oxi-sanitização em seu veículo

5 motivos para fazer oxi-sanitização em seu veículo

Não é incomum o carro ficar com um mau cheiro ao longo do tempo. Quando isso acontecer, faça uma oxi-sanitização no veículo para deixar o ambiente interno melhor.

As causas para os cheiros mais fortes dentro do carro podem ser vários, como comida que caiu e se decompôs, ou mofo provocado pela umidade.

Porém, este cheiro não é definitivo, mas para removê-lo, você deve estar atento para alguns cuidados especiais. Assim, é possível deixar o seu veículo com a cabine mais agradável.

O processo de oxi-sanitização é um cuidado que caiu no gosto dos motoristas que gostam de cuidar do carro com o melhor em higienização automotiva. Dessa forma, se você ainda não conhece, fique ligado aqui.

O que é a oxi-sanitização do carro e como ela é feita?

Se você notar que o ambiente interno do carro está com algum mau cheiro, que não sai mesmo deixando os vidros abertos, podemos te ajudar a resolver este problema.

O processo de oxi-sanitização no veículo é uma boa opção para remover os odores que estejam incomodando o motorista.

Este cuidado automotivo consiste em aplicar o gás ozônio no interior do carro para acabar com qualquer tipo de mau cheiro. Porém, para que o resultado seja eficaz, deve-se seguir alguns cuidados.

Antes de aplicar o ozônio, é realizada a higienização interna completa do carro, com a lavagem de bancos, tapetes e carpetes.

Do mesmo modo, recomenda-se uma limpeza do ar-condicionado para ter certeza de que o mau cheiro não vem do sistema de ar. Assim, deve-se trocar o filtro de cabine para eliminar qualquer cheiro que venha dele.

Após esta limpeza interna, se o odor desagradável permanecer, mesmo que seja em menor grau, faça a oxi-sanitização para deixar o ambiente interno ainda melhor.

A aplicação do ozônio é bem simples de ser feita, desde que você tenha o equipamento certo, encontrado em lojas especializadas. No vídeo abaixo você pode observar como é feita esta aplicação.

Do mesmo modo, antes da aplicação, remova os tapetes do carro se eles forem de borracha. Em seguida, ligue o ar-condicionado na função refrigerar na potência máxima e direcione o ar para o centro do carro.

Assim, feche o carro com o oxi-sanitizador ligado e deixe agir por alguns minutos. O tempo irá variar de acordo com o tamanho do carro.

Por fim, antes de usar o carro novamente, deixe-o com as portas abertas para que o ozônio se dissipe e o oxigênio entre no veículo. Assim, é possível evitar o mal que este gás pode causar à saúde.

Entenda porque fazer a oxi-sanitização do veículo vale a pena

Qualquer motorista gosta de um bom ambiente para dirigir, com um cheiro agradável e limpo dentro do carro. Além disso, é um local livre de riscos para a saúde.

Assim, a oxi-sanitização  do veículo possui diversas vantagens que se sente não só pelo olfato, mas fazem diferença na saúde dos passageiros.

1. Redução de microrganismos

O interior do carro é um ambiente cheio de microrganismos, como ácaros, bactérias e vírus, que se acumulam com o tempo. Seja nos bancos, no piso ou até no teto, estes invasores não dão paz.

Além da higienização constante do carro e manter os vidros abertos de vez em quando podem diminuir a proliferação destes microrganismos.

Do mesmo modo, evitar o excesso de umidade dentro do carro ajuda a afastar alguns destes microrganismos, como os ácaros e fungos.

Da mesma forma, a oxi-sanitização do veículo é um processo muito eficiente em eliminar alguns destes microrganismos. Sua eficácia é comprovada para determinados tipos de bactérias e vírus.

Do mesmo modo, ajuda a eliminar ácaros e fungos que provocam o mofo, conservando a qualidade do estofado, já que estes microrganismos diminuem a vida útil de alguns materiais.

Interior do carro. Imagem ilustrativa texto oxi-sanitização de veículo.
Remova os microrganismos com a aplicação do ozônio dentro do carro.

2. Eliminação de vírus no interior do carro

Os vírus estão no ar o tempo todo, seja na rua, dentro das nossas casas ou dos carros, e com isso, transmitem diversos tipos de doenças.

Na pandemia do novo coronavírus pudemos ver o poder destes inimigos invisíveis aplicados na saúde humana, e por isso, todo o cuidado é pouco para se precaver contra eles.

A oxi-sanitização consegue eliminar diversos tipos de vírus que estão presentes no interior do carro, que são trazidos pelo ar ou pelas pessoas.

Dessa forma, é um processo importante para o combater a proliferação dos vírus mais comuns do nosso dia a dia. E com isso, ter um carro mais protegido destes perigos invisíveis.

3. Diminuição de odores

Uma das vantagens mais destacadas da oxi-sanitização do veículo é a diminuição dos odores dentro do carro. É um processo eficaz para deixar o ambiente melhor para o motorista no dia a dia.

Os principais cuidados para evitar o mau cheiro dentro do automóvel é a higienização constante, principalmente dos estofados e dos carpetes.

Da mesma forma, evitar comer dentro do carro ajuda, pois qualquer migalha que cai no chão do veículo pode se decompor e causar um cheiro desagradável.

Do mesmo modo, a umidade pode deixar o carro com um odor mais forte quando a cabine fica fechada por muito tempo.

Então, além dos cuidados rotineiros, e da limpeza interna do veículo, aplicar o ozônio é eficiente para diminuir odores.

Este gás consegue chegar nos cantos do veículo, mesmo os mais difíceis, e com isso, combater a causa do mau cheiro. E isso sem precisar de muito trabalho ou tempo.

4. Procedimento fácil e rápido

A oxi-sanitização é um processo bem simples de se fazer. Como falamos anteriormente, basicamente é fechar o carro e deixar o aparelho agir.

Homem realizando oxi-sanitização dentro do carro. Ilustração do texto oxi-sanitização de veículo.
A aplicação do ozônio é bem fácil com este aparelho.

Os únicos cuidados necessários são ligar o ar-condicionado, para potencializar o alcance do ozônio dentro do veículo, bem como retirar a sujeira dele.

Além disso, o processo não deixa marcas nem manchas, bem como não precisa de alguma complementação com outros produtos.

Dessa forma, qualquer pessoa consegue fazer este procedimento em seu carro, mesmo aqueles que não possuem muita experiência em cuidados com o veículos.

Da mesma forma, não exige força nem habilidade, ficando fácil até para as pessoas mais idosas e que gostam de cuidar do carro com carinho.

Além de fácil, a oxi-sanitização do veículo é bem rápida. Para um carro pequeno, pode durar por volta de 15 minutos de aplicação do ozônio. Depois, mais alguns minutos para que o gás se dissipe.

Nas orientações do fabricante da máquina de oxi-sanitização estão as instruções para você adequar o processo ao tamanho do seu carro. Assim, não corre o risco de fazer um serviço ineficiente.

Da mesma forma, na internet, é possível achar vários tutoriais de como fazer este procedimento nos mais variados tipos de veículos.

Portanto, é um cuidado que não irá tomar muito tempo no seu dia a dia, e pode ser feito com uma boa frequência se necessário.

Sempre que fizer uma viagem mais longa, ou juntar crianças com comida dentro do carro, não deixe passar muito tempo para aplicar o ozônio. Assim que sentir um cheiro mais forte, faça este processo.

5. Serviço ecologicamente correto

A oxi-sanitização é um processo que não desgasta os materiais do carro nem polui o meio ambiente. E estas são grandes vantagens deste cuidado automotivo.

Além de não gastar água, nem produtos de limpeza poluentes, é ecologicamente correto, pois o ozônio não é um gás tóxico.

Imagem de um céu aberto com uma cidade entre as montanhas cheias de mato. Imagem ilustrativa oxi-sanitização de veículo.
A oxi-sanitização não provoca poluição da atmosfera.

Dessa forma, não agride o meio ambiente e pode ser usado sempre sem trazer perigo para os passageiros.

Cuidar do seu carro com a oxi-sanitização é simples e pode ser feito por qualquer pessoa. Porém, é preciso usar um equipamento específico para o procedimento.

Assim, se você não possui o equipamento ou não conhece quem tenha, bem como não está disposto a comprar um, pode recorrer a uma empresa de limpeza automotiva.

Várias delas oferecem a oxi-sanitização, já que é um serviço bem atual e está em alta entre os motoristas que se preocupam com o ambiente interno do veículo.

Assim, ao fazer esse procedimento com profissionais, você pode aproveitar e realizar a limpeza do ar-condicionado e a higienização interna completa. Assim, terá a certeza de remover o mau cheiro do carro.

Uma destas empresas de limpeza automotiva que você pode procurar é a Acquazero. Somos a maior rede de limpeza ecológica do mundo, com 400 unidades no Brasil, República Dominicana e Estados Unidos.

Além dos serviços já citados para o interior do automóvel, entre eles a oxi-sanitização, temos à disposição diversos outros cuidados para o seu carro.

Caso tenha ficado interessado em contar com a Acquazero, marque um horário pelo nosso e-commerce ou baixe o nosso aplicativo para o seu celular.

Fique ligado também no nosso blog para mais dicas de cuidados para o seu carro e compartilhe os nossos conteúdos com os amigos pelas redes sociais.