fbpx
Saiba como resolver qualquer mancha no vidro do carro

Saiba como resolver qualquer mancha no vidro do carro

Normalmente, quando pensamos em estética automotiva, somente a lataria é lembrada. No entanto, uma mancha no vidro do carro pode ser algo tão – ou mais – desagradável. Aprenda como acabar com isso.

Quem não gostaria de ter vidros lisos e uniformemente transparentes, ou seja, livres de manchas?

Porém, as folhas e flores que caem sobre os vidros deixam uma aparência feia. Além de ficarem presas nos limpadores de para-brisa, elas podem manchar e até arranhar os vidros.

Esse problema é ainda mais comum no período de chuvas. Afinal, até mesmo o mineral presente na água pode deixar sobre a superfície marcas esbranquiçadas e difíceis de tirar.

Mas você pode tirar as manchas no vidro do carro de forma caseira ou com ajuda profissional. Continue lendo!

8 dicas para remover qualquer mancha no vidro do carro

A seguir, veja quais são as formas mais eficientes de resolver esse problema.

1. Água e detergente

Comece esfregando a parte externa do vidro com uma toalha de microfibra limpa e seca. Em seguida, prepare uma solução feita de partes iguais de água e detergente neutro.

Assim, despeje esse líquido sobre o vidro e use um tecido de microfibra limpo para esfregar, em movimentos circulares. Lembre-se de limpar cuidadosamente todos os cantos e bordas.

Por fim, use outra toalha de microfibra limpa para secar. Embora as toalhas de papel não danifiquem o vidro, o resultado não será tão eficaz quanto com o pano de microfibra.

Ao limpar os vidros por dentro, aplique o produto no pano de limpeza em vez de diretamente na superfície do carro, pois ela pode pingar no painel.

2. Vinagre

Não use vinagre puro sobre os vidros do seu carro. Embora o produto não cause qualquer problema diretamente aos vidros, ele pode avariar outros componentes do seu carro.

Entre as superfícies que podem ser danificadas estão os acabamentos de metal e madeira. Então, em vez do produto puro, faça uma solução com partes iguais de vinagre branco e água.

Detalhe do para-brisa do carro branco. Imagem ilustrativa texto mancha no vidro do carro.
Ao limpar os vidros por dentro, você deve ter o cuidado de não deixar a solução de limpeza pingar.

Na hora de limpar a parte interna do vidro, não aplique a solução diretamente sobre a superfície, mas sobre um pano de microfibra.

Esfregue esse tecido molhado sobre o vidro. Dessa forma, você vai evitar que o vinagre pingue nas áreas onde não deveria.

3. Água com gás

As listras e manchas no vidro do carro podem ser limpas com água gaseificada. Isso ocorre porque a acidez e as bolhas ajudam na remoção das manchas que ficam grudadas na superfície.

Sendo assim, despeje um pouco de água gaseificada em um pano de microfibra. Em seguida, basta esfregar um pouco sobre o vidro e a sujeira deve desaparecer.

A verdade é que qualquer refrigerante pode ser usado no procedimento. No entanto, o açúcar pode acabar fazendo uma sujeira ainda maior. Portanto, o mais indicado é a água gaseificada mesmo.

4. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é uma substância abrasiva e pode arranhar o vidro. Portanto, não use somente ele. Em vez disso, faça uma pasta, contendo duas partes de água, uma de bicarbonato de sódio e uma de sabão neutro.

Coloque em um recipiente fechado e mexa bem. Depois, despeje a solução diretamente sobre o vidro e espalhe, usando um pano de microfibra.

Outra solução possível é dissolver uma colher de bicarbonato de sódio em um recipiente com vinagre.

Aplique a pasta sobre as manchas no vidro do carro e aguarde o bicarbonato agir por 15 minutos. Passado esse tempo, esfregue a mistura sobre o vidro com um pano limpo de microfibra.

5. Produtos próprios para a limpeza

Você não deve usar produtos limpa vidros comuns. O mercado de estética automotiva oferece produtos específicos para a remoção de manchas no vidro do carro.

No entanto, esses fluidos de limpeza podem irritar a pele. Por isso, sempre use luvas ao manuseá-los.

Visão interna do veículo da Volkswagen. Sapatinho no retrovisor e montanhas ao fundo. Imagem do conteúdo como limpa os vidros do carro.
Um vidro sem manchas oferece uma visão muito mais nítida.

A vantagem desses produtos de limpeza está no seu poder desengordurante e na secagem rápida. Ou seja, eles são especialmente desenvolvidos para tirar manchas no vidro do carro.

Além disso, eles desengraxam, limpam e removem a sujeira que se acumula na superfície. Como se não bastasse, os produtos de limpeza específicos ainda fazem o vidro brilhar.

Para melhores resultados, você pode usar esses fluidos de limpeza na parte interna do vidro. Eles ainda podem ser usados na lataria e nos espelhos retrovisores.

6. Remoção de chuva ácida

A chuva ácida é um fenômeno muito comum em regiões próximas a grandes centros urbanos. Isso ocorre porque, nessas áreas, há uma maior presença de indústrias, carros, caminhões e motos.

Com isso, a fumaça que sai das chaminés e dos escapamentos acaba “se juntando” às nuvens. Assim, quando chove, a água cai cheia desses poluentes.

Depois que a água evapora nos vidros e janelas dos veículos, tudo o que sobra são os contaminantes, que deixam essas superfícies manchadas.

Dependendo da situação, isso pode enfraquecer o acabamento e corroê-lo. Na maioria das vezes, os contaminantes não saem em uma lavagem normal.

Dessa forma, a remoção de chuva ácida é um serviço profissional que elimina os efeitos causados pelo fenômeno. Assim, o seu carro ganha uma aparência renovada.

7. Tirar cola do vidro do carro

Muitas vezes, depois de tirar adesivos ou acessórios do vidro do carro, ainda resta cola na superfície. Para tirar essa cola, molhe um pano macio em água quente. Em seguida, esfregue o vidro, até que a cola desapareça.

Você também pode pressionar o pano na área com cola por alguns minutos, para amolecer a sujeira, e depois começar a esfregar. Repita o procedimento conforme for necessário.

Se água quente não funcionar, experimente usar gelo. Assim, coloque um cubo de gelo na área afetada, para “congelar” a cola. Depois de congelada, raspe o material com muito cuidado.

No vídeo abaixo, veja como tirar cola do vidro do carro de outra maneira eficaz.

8. Limpeza profissional dos vidros

Para conservar o aspecto do seu veículo, a limpeza periódica é essencial. Isso vale tanto para a lataria como para os plásticos, borrachas, rodas, pneus, janelas e para-brisas.

Afinal, a causa mais comum de mancha no vidro do carro é o acúmulo de sujeira. Entre os elementos contaminantes estão: poeira, insetos, folhas, respingos de tinta, cimento, asfalto e cocô de passarinho.

A limpeza profissional consegue remover esses elementos facilmente. No entanto, escolha bem o local onde o serviço é feito. Muitos deles apenas esfregam a sujeira no carro, com água e sabão, o que pode arranhar.

Por isso, dê preferência a um serviço que realize a limpeza a seco. O método é feito com uma cera, que age amolecendo a sujeira. Isso facilita sua remoção, sem o risco de arranhar.

Você pode agendar seu horário na Acquazero mais próxima para cuidar do seu carro. Veja nossas unidades clicando aqui!

Folhas sobre o para-brisa e capô de carro branco. Imagem ilustrativa texto mancha no vidro do carro.
As folhas, flores e cascas de árvores são grandes causadoras de mancha no vidro do carro e na lataria.

Saiba como prevenir manchas no vidro do carro

Durante a chuva, por exemplo, fica muito mais difícil enxergar os obstáculos, pedestres e outros motoristas. A situação é ainda pior durante a noite.

O mais grave é que os faróis, setas, luzes de ré e pisca-alertas dos outros veículos ficam borradas e você perde até mesmo a noção de distância.

Você conhece aquele ditado que diz que é melhor prevenir do que remediar? Então, mais eficaz do que remover a sujeira e as manchas no vidro do carro, é evitar que elas ocorram.

Para essa finalidade, a cristalização de vidros é o procedimento mais indicado. Você sabe o que é isso? O tratamento consiste na aplicação de uma película impermeável sobre os vidros do carro.

Com isso, a superfície passa a repelir água e poeira. Assim, quando chove ou a poeira encosta no vidro, a água e a sujeira deslizam facilmente, sem deixar marcas.

Logo, o vidro impermeabilizado ajuda o funcionamento do limpador de para-brisa e do desembaçador. Por isso, é correto afirmar que esse é mais do que um tratamento estético.

A cristalização ajuda na sua segurança, uma vez que melhora a sua visibilidade ao dirigir sob chuva. Interessante, não é mesmo?

Então, para esse e outros tratamentos de estética automotiva, entre em contato com a gente! Para isso, basta baixar o nosso aplicativo ou entrar em nosso e-commerce.

Neles, digite o seu endereço e encontre a solução mais próxima de você. Depois, é só selecionar os detalhes do serviço e agendar para tirar mancha no vidro do carro ou outro atendimento desejado.