fbpx
Receitas fáceis para te ajudar a limpar estofado de cadeira

Receitas fáceis para te ajudar a limpar estofado de cadeira

Todos os seus móveis revestidos de tecido precisam ser higienizados de tempos em tempos. Por isso, confira neste artigo quais são os melhores procedimentos para limpar estofado de cadeira.

Manter as suas cadeiras estofadas limpas ajuda na conservação dessas peças. Com isso, você garante a vida útil dos seus móveis e ainda contribui para melhorar o aspecto do ambiente.

Lembre-se ainda de como esses móveis são ambientes férteis para que o mofo cresça e insetos coloquem os seus ovos. Além disso, muitos vírus e bactérias se acumulam nessas áreas.

Por isso, é importante que você passe a incluir a limpeza dos seus móveis estofados em sua faxina semanal. Assim, você consegue manter o ambiente agradável e ainda cuida do bem-estar da sua família.

4 formas de limpar estofado de cadeira de forma rápida

Você pode manter os seus móveis com itens caseiros ou com produtos e serviços destinados para esse fim.

A boa notícia é que você provavelmente já tem em sua despensa muitos dos ingredientes necessários – ou todos eles! A seguir, confira algumas dicas de como limpar estofado de cadeira.

1. Aspirador de pó

Muita poeira e detritos ficam acumulados na superfície dos seus móveis, principalmente os estofados e revestidos de tecidos.

Assim, a cada vez que você se movimenta sobre uma cadeira empoeirada, está esfregando a sujeira no tecido, deixando-o desbotado e encardido.

Por isso, é indicado que você use o aspirador de pó uma vez por semana, para limpar o estofado de suas cadeiras. Dessa forma, se você não tem o aparelho em casa, considere investir em um.

O aspirador de pó consegue remover a poeira e os detritos, mantendo assim a cor do tecido.

Aspirador de pó portátil tirando pelos em sofá branco. Imagem ilustrativa texto limpar estofado de cadeira.
Procure usar os acessórios que acompanham o aspirador de pó.

Experimente usar acessórios, como a escova de cerdas macias e o bocal. Assim, você consegue alcançar áreas de difícil acesso, como os cantos e as fendas.

Use o aspirador de pó em toda a cadeira. Porém, trabalhe em uma área de cada vez, para garantir que a sujeira de uma parte não se espalhe para as outras.

Comece pela parte superior do móvel e vá descendo aos poucos. Com isso, você evita que a sujeira do topo caia em um local que já foi aspirado.

2. Vinagre e bicarbonato de sódio

Itens de cozinha, como o vinagre e o bicarbonato de sódio funcionam em várias formas caseiras de limpeza. Esses ingredientes também possuem propriedades que permitem eliminar o mau cheiro.

Portanto, é bom que você tenha o hábito de limpar semanalmente o estofado de cadeira com vinagre branco. Para isso, faça uma mistura com metade de água morna e a outra de vinagre.

Despeje a solução em um pulverizador e agite bem, mas não aplique diretamente sobre o móvel. Em vez disso, borrife em um pano limpo e torça-o. Depois, esfregue o pano úmido na cadeira e espere secar.

O bicarbonato possui componentes que decompõe as gorduras, dissolve a sujeira e elimina os odores desagradáveis.

Portanto, se o estofado da cadeira estiver manchado, cubra a área afetada com o produto.

Em seguida, deixe o bicarbonato de sódio agir por, pelo menos, 20 minutos. Passado esse tempo, limpe tudo com um aspirador de pó e uma escova de cerdas macias.

3. Água e detergente neutro

Bolhas de detergente em superfície preta. Imagem ilustrativa texto limpar estofado de cadeira.
O detergente serve para quebrar as gorduras de alimentos em vasilhas, mas também pode ser usado em outras formas de limpeza.

O detergente atua quebrando as gorduras e, por isso, também pode ser usado para limpar estofado de cadeira. O ideal é que o produto seja neutro, para não deixar manchas.

Para isso, misture duas xícaras de água fria e uma colher de chá de detergente neutro. Em seguida, esfregue todo o móvel com essa solução, usando um tecido branco e limpo.

É importante que o pano seja branco, uma vez que os coloridos podem acabar transferindo a cor para o móvel. Além disso, conforme o pano ficar sujo, troque-o ou dobre-o para usar uma área limpa.

Por fim, enxágue a cadeira estofada com água fria, para retirar os resíduos do detergente. Depois, seque o móvel.

4. Produto tira-manchas

No mercado, há vários produtos específicos para remover as manchas de qualquer substância, em vários tipos de tecido.

Com eles, você consegue remover mesmo as manchas mais antigas. Porém, alguns produtos são mais agressivos e podem danificar tecidos estampados.

Dessa forma, você pode misturar alvejantes com sabão em pó e diluir a mistura na água. Essa solução é menos abrasiva e pode ser aplicada em tecidos de todas as cores.

Assim, aplique essa solução sobre o móvel e aguarde o produto agir. A duração do processo depende da gravidade das manchas no tecido, que pode levar várias horas. Por fim, limpe o tecido, para tirar os resíduos.

Cuidado com as indicações do fabricante do estofado!

Alguns tipos de produtos podem causar reações em certos tecidos. O efeito adverso mais comum é o desbotamento na área tratada. Por isso, procure se informar antes de dar início ao trabalho.

Etiqueta de lavagem.
As etiquetas com orientações de lavagem usam símbolos e códigos. Assim, procure saber o que eles significam

Normalmente, as orientações do fabricante ficam escondidas em uma etiqueta ou adesivo dentro do móvel. Lá, há indicações sobre as formas adequadas de lavagem e os produtos que você pode usar.

Mesmo que você encontre essas orientações no próprio móvel ou na internet, faça um teste em uma área imperceptível.

Dessa forma, verifique se há alguma alteração no tecido, antes de limpar o estofado de cadeira com qualquer produto.

Usar muita água, por exemplo, pode deteriorar o tecido e o estofamento, além de enfraquecer e corroer a madeira.

Por isso, caso você não tenha a segurança de utilizar métodos caseiros, ou apenas deseja comodidade e eficácia, solicite a ajuda profissional. Nesse caso, o ideal é que a empresa faça a higienização por um método a seco.

A Acquazero é a maior empresa do mundo no ramo de limpeza ecológica. Essa é uma forma de higienizar móveis e assentos automotivos sem o desperdício de água.

A rede tem mais de 400 unidades. Para saber qual é a mais perto de você, baixe o app ou entre no e-commerce da marca. Lá, digite o seu endereço, selecione os detalhes do serviço e marque seu atendimento.

Além de limpar estofado de cadeira, a empresa higieniza sofás, poltronas, colchões, cortinas, tapetes, carpetes, almofadas e travesseiros. Também é possível solicitar a impermeabilização dessas peças.