fbpx
Higienização Automotiva: quanto custa e como conservá-la por mais tempo

Higienização Automotiva: quanto custa e como conservá-la por mais tempo

Realizar a higienização automotiva do carro é importante por uma série de motivos.

Primeiro, para cuidar da sua saúde e da sua família, pois as sujidades que ficam presas ao ar-condicionado, estofados e peças, por exemplo, podem provocar alergias e doenças.

Outro motivo para manter esse cuidado é a durabilidade do veículo. A sujeira corrói partes do carro e acelera sua deterioração.

Por isso, manter limpo o interior do carro evita esse dano, o que garante mais tempo de uso do veículo.

Hoje, no mercado, várias empresas fazem higienização interna do carro. Melhor: com técnicas e produtos mais tecnológicos do que os de anos atrás.

Desse modo, os serviços são até mais sustentáveis. A Acquazero, por exemplo, utiliza apenas produtos biodegradáveis no cuidado com o veículo.

Ou seja, ao mesmo tempo, a empresa cuida do carro e do meio ambiente.

Quer saber como a higienização automotiva é feita, preço e formas de manter os resultados? Continue lendo o texto!

Preço da higienização automotiva

A higienização automotiva é um processo completo de limpeza do carro. Tanto da sua parte interna, quanto da sua parte externa.

Assim, seu carro pode ser limpo na parte de dentro e de fora, com aspirador de pó, limpeza dos bancos de couro, higienização do ar-condicionado e outros serviços.

Homem e mulher dentro de carro na estrada. Imagem ilustrativa texto higienização automotiva.
Higienizar o seu veículo por dentro é tão importante quanto ter a lataria brilhando.

Mas vale dizer que esses atendimentos são, muitas vezes, realizados separadamente.

Isso significa que, se você quiser realizar a higienização automotiva total do carro, vai precisar contratar diferentes serviços.

O preço desses atendimentos vai variar conforme o tamanho do veículo, as sujidades acumuladas e, claro, com a empresa prestadora do atendimento.

Em média, só a higienização interna sai por R$ 150. Então, você poderá acrescentar outros serviços na lista, para garantir resultados ainda melhores.

Quais os serviços de higienização automotiva?

Realizar cuidados de limpeza engloba processos que eliminam manchas e sujidades no carro. Mas, não apenas isso: também auxilia na eliminação de fungos, bactérias, ácaros e vírus.

Por isso, esse cuidado é tão importante para a saúde dos usuários. Quando os agentes infecciosos são destruídos, anula-se as chances de ter alergias e infecções.

Abaixo, apresentamos alguns dos principais serviços de higienização que podem ser realizados no seu veículo.

Mas antes, vale destacarmos uma curiosidade: a diferença entre a higienização e lavagem automotiva.

A lavagem automotiva é feita com água e de modo mais superficial.

Enquanto isso, a higienização utiliza pouca ou nenhuma água, realizando uma limpeza mais profunda, em diferentes componentes do auto.

Assim, no interior do veículo são limpos, por exemplo, os bancos, plásticos, teto, carpetes e outros. Na parte externa, não apenas a lataria é limpa e polida, mas também os plásticos, motor, faróis etc.

Limpeza ecológica

A limpeza ecológica também recebe outros nomes no mercado. Mas, na higienização automotiva, o serviço sempre tem uma ideia principal: a limpeza externa do carro com o mínimo de água possível.

Na Acquazero, por exemplo, realiza-se esse serviço com apenas 300 ml de água e o uso de uma cera de carnaúba. O resultado é um carro limpo de forma simples e econômica.

Essa cera age amolecendo a sujeira, tornando mais fácil sua remoção, sem o risco de arranhar o carro. A cera de carnaúba é semelhante a usada no enceramento profissional.

Homem limpando a lataria do carro. Ilustração do texto higienização automotiva.
Para limpar seu carro a seco, é feita uma solução com cera de carnaúba e 300 ml de água.

Dessa forma, o veículo fica limpo e encerado em um só serviço. Assim, a limpeza a seco deixa uma película sobre a lataria do seu carro, que protege e dá brilho à pintura, além de repelir poeira e água.

Por isso, é correto afirmar que a limpeza ecológica oferece um resultado superior a uma lavagem convencional, com água e espuma. Além disso, o serviço contribui para a preservação do meio ambiente.

Limpeza de estofados

Os estofados acumulam facilmente sujidades, incluindo as causadas por alimentos e líquidos. A sujeira pode manchar e causar odores desagradáveis, além de corroer a superfície.

Por isso, existe o serviço de higienização. Com o procedimento, a sujeira infiltrada é amolecida e retirada com produtos específicos, junto de um aspirador de pó.

Assim, a higienização automotiva interna também é feita por um método a seco. Apenas o equivalente a um copo americano cheio de água é necessário para formar um composto para limpar os bancos do carro.

Esse composto tem a capacidade de penetrar nas fibras dos tecidos e atingir o interior do estofamento. Dessa forma, o produto absorve todas as impurezas em volta.

Em seguida, ele é aspirado com um aparelho especial, levando embora a sujeira que estava no banco do seu carro. Ao final do serviço, não fica qualquer resíduo ou umidade.

Com isso, você já pode voltar a usar o banco do carro pouco tempo depois do serviço. Outra vantagem é que não há risco de proliferação de agentes nocivos à saúde em umidade escondida no interior do assento.

Higienização de bancos de couro

Os bancos de couro passam pelos mesmos problemas de acúmulo de sujeiras. Porém, eles merecem cuidados especiais, pois ressecam e são danificados permanentemente.

Bancos de couro marrons de um carro. Imagem ilustrativa texto higienização automotiva.
Bancos de couro requerem métodos próprios de limpeza.

Para evitar esses problemas, é preciso limpar o banco de couro com produto próprio para o serviço.

Depois, ele deve ser hidratado, para ganhar um toque macio e confortável por mais tempo. Portanto, o couro não range quando é bem cuidado.

Por isso, utiliza-se óleos extraídos do próprio couro nesse serviço. Assim, o tratamento equilibra o pH do material, o que aumenta a sua vida útil.

Limpeza do ar-condicionado

É fundamental manter sujidades, fungos, bactérias e vírus longe do ar-condicionado do carro. Afinal de contas, o ar do equipamento ocupa todo o veículo e pode facilmente infectar os passageiros.

Ao mesmo tempo, a sujeira acumulada pode prejudicar o funcionamento do aparelho. Além, é claro, do mau cheiro provocado por tudo isso.

Com a higienização correta do ar-condicionado, a qualidade do ar dentro do veículo melhora muito, e ficam prevenidos danos ao aparelho.

Nesse serviço, retira-se a umidade do interior dos dutos. Afinal, é lá que se formam as colônias de microrganismos e mofo que afetam o conforto e a sua saúde.

Assim, as portas do carro são fechadas e o ar-condicionado é ligado na potência máxima. Em seguida, abre-se uma lata de descontaminante no interior do veículo, que por fim se descarta ao final do serviço.

Oxi-sanitização

A oxi-sanitização é um dos serviços mais indicados para retirar o mau cheiro do carro. Como o cheiro de cigarro, vômito, restos de alimentos, líquidos etc.

Mas o processo ainda vai além. Ele também consegue promover a descontaminação do espaço interno do veículo, eliminando agentes infecciosos e limpando o sistema de refrigeração do carro.

Quer saber mais sobre esse serviço de higienização automotiva para tirar o mau cheiro do carro? Acompanhe o vídeo abaixo!

A oxi-sanitização leva menos de uma hora. Durante o serviço, o gerador de ozônio é acionado no interior do veículo. Para isso, as portas e janelas devem estar fechadas, e o ar-condicionado ligado na potência máxima.

Esse processo tem a capacidade de atingir áreas do interior do veículo que a higienização automotiva comum não consegue. Isso inclui os contaminantes que ficam impregnados nas superfícies do veículo.

Enceramento profissional

O enceramento do carro cria uma película de proteção à lataria do veículo. Com isso, a superfície fica mais escorregadia, lisa e brilhante. O serviço ainda previne os danos provocados pelos raios solares.

Assim, o enceramento veda os poros da pintura do seu carro. Porém, antes de começar o serviço, os especialistas devem avaliar o estado da lataria.

Isso ocorre porque existem tipos de enceramento diferentes, adequados para cada nível de conservação da pintura.

Limpeza técnica de motor

De modo geral, a limpeza técnica de motor é realizada artesanalmente. Assim, utiliza-se um pincel para eliminar as sujidades acumuladas na superfície da estrutura.

Esse tipo de higienização evita que a sujeira acumulada no motor prejudique o funcionamento da peça.

O serviço também é muito procurado para carros de colecionadores, que costumam ter detalhes cromados e pintados no motor.

A limpeza técnica usa produtos biodegradáveis e se limita à parte superior do motor, bem como seu alojamento. Dessa forma, o serviço garante a manutenção do motor, sem afetar o seu funcionamento.

Descontaminação de pintura

A descontaminação de pintura é mais um dos vários serviços que o mercado de higienização automotiva disponibiliza.

Por meio desse procedimento, elimina-se partículas contaminantes de asfalto, névoas de tinta, seiva de árvore e outras manchas não retiradas com facilidade na limpeza comum.

Frente de Jeep laranja.
Ainda que você lave o veículo, os contaminantes permanecem na lataria.

Na hora de cuidar do seu carro, não se esqueça de pesquisar bem entre as empresas que realizam os serviços. Assim, você vai conhecer a reputação de cada uma e os cuidados que as redes podem proporcionar.

A descontaminação é feita com a ajuda de uma argila automotiva. O correto é que o serviço seja feito depois de uma lavagem convencional.

Os elementos contaminantes são invisíveis ao olho nu e persistem mesmo depois da limpeza. Por isso, eles podem arranhar e oxidar a lataria, deixando-a fosca e manchada, antes que você perceba a ameaça.

Como conservar a higienização do carro por mais tempo?

A higienização automotiva completa de um veículo, com cuidados internos e externos, deve ser feita de seis em seis meses. Completa significa dizer: com tudo o que o carro tem direito.

Assim, você terá a certeza de mantê-lo livre de agentes alérgenos por mais tempo, além de estender a durabilidade do veículo. 

Em todo o caso, vários serviços podem, e devem, ser realizados de forma mais frequente. O serviço de limpeza externa, por exemplo, pode ser feito a cada 15 dias.

O mesmo vale para o caso de você cuidar do carro em casa. Com um pouco de treinamento, produtos corretos e disposição, a limpeza do veículo pode ser um hobby.

Mas, será preciso saber como realizar esses cuidados e, depois, como mantê-los.

A seguir, listamos alguns cuidados para conservar a higienização do carro por mais tempo. Tendo o procedimento sido feito por você ou por uma empresa automotiva.

Proteja seu carro do sol

A exposição do carro aos raios solares pode provocar o ressecamento do verniz e das partes plásticas do veículo. Pode, também, gerar micro rachaduras, mesmo que o veículo tenha acabado de ser limpo e encerado.

Por isso, para manter a beleza do veículo e os efeitos da higienização, proteja seu carro da luz solar.

De preferência, estacione em locais cobertos ou com sombra. Se isso não for possível, considere a possibilidade de proteger o veículo com uma capa.

Uno estacionado de lado.
Os raios ultravioleta afetam significativamente a pintura do veículo.

Mantenha um kit de limpeza no carro

Incidentes acontecem, especialmente com bebidas e alimentos. Mas, se a sujeira não for limpa rapidamente, pode impregnar, causar manchas e mau odor.

Pensando nisso, mantenha sempre um kit de emergência para limpeza interna do carro. O kit pode incluir lenços umedecidos, álcool em gel, um pano macio e uma escova de limpeza. 

Assim, caso qualquer resíduo caia no interior do carro, você poderá retirá-lo rapidamente.

Outra dica: sempre mantenha uma lixeirinha dentro do carro. Mas, lembre-se de esvaziá-la todos os dias, para não acumular bactérias, fungos e mau odor.

Com todo esse cuidado, a higienização interna vai durar muito mais tempo.

Use desodorizadores

Que tal dirigir um carro sempre cheiroso? Para isso, você pode adquirir desodorizantes em um supermercado ou loja de carros.

Já para evitar o acúmulo de odores, use um saco com carvão ou café dentro do carro. Eles absorvem os maus odores e previnem incômodos ao olfato.

Bata os pés antes de entrar no carro

Essa parece uma dica boba, mas é bastante importante. Limpando os pés antes de entrar no carro, você evita que sujidades e itens que poderiam causar mau odor sejam levadas para dentro do veículo.

Proteja o carro da chuva

Um dos serviços de higienização automotiva necessários hoje é a descontaminação de chuva ácida. Afinal, a chuva ácida pode causar manchas na lataria e nos vidros do veículo.

Porém, a chuva ácida não aparece na previsão do tempo. O fenômeno pode, simplesmente, acontecer por causa da mistura entre gases poluentes e as gotas de água.

Para evitar esses danos inesperados, você deve procurar estacionar o veículo em locais cobertos, ou cobri-lo com uma capa.

Além de prevenir os danos, você consegue prolongar os resultados da limpeza ecológica e do enceramento do auto.

Agora você já sabe fazer a higienização automotiva e conhece todas as dicas para manter o cuidado com o veículo.

Na hora de cuidar do seu carro, não se esqueça da Acquazero. Nossas unidades estão espalhadas pelo mundo e podem oferecer todos os cuidados que o auto precisa!

Você pode agendar seu horário por meio do site da Acquazero. Acesse, escolha a data e horário para seu atendimento e cuide do seu carro!