fbpx
Como cuidar de carro branco (não é tão simples quanto parece)

Como cuidar de carro branco (não é tão simples quanto parece)

Precisando cuidar de carro branco? Fique ligado que traremos algumas dicas e informações úteis para te ajudar!

O carro branco caiu no gosto popular do brasileiro nos últimos dez anos. Antigamente, esta cor era desprezada, pois era associada aos táxis, ambulâncias e outros veículos de emergência.

Existia também o mito de que a cor branca poderia amarelar com o tempo. Porém, o verniz aplicado atualmente é muito mais potente e resistente, impedindo que isso aconteça.

Só que isso não significa que ela não possa se deteriorar com o tempo. Logo, são necessários cuidados especiais quando pensamos em como cuidar de carro branco.

No nosso cotidiano, algumas atitudes ajudam a conservar o brilho e a cor do carro branco por mais tempo. Do mesmo modo, evitam o surgimento de manchas ou que a tintura se torne opaca. Veja a seguir.

Por que cuidar de carro branco no dia a dia?

O branco é a cor que menos destaca arranhões na lataria. Sejam aqueles pequenos riscos provocados por panos sujos, seja os que aparecem por batidas leves.

Porém, há o lado negativo desse tom de pintura: ela é a mais fácil de ficar manchada pela ação de agentes químicos.

Sem contar que o carro branco que fica muito tempo exposto a altas temperaturas pode perder o brilho e a cor, que pode se tornar opaca ou quebradiça. Em lugares litorâneos, a ação da maresia é um agravante.

Jipe branco de quatro portas em um estacionamento. Imagem ilustrativa de texto sobre como cuidar de carro branco.
Um veículo branco atrai a atenção de todos, por ser visualmente bonito.

Ao mesmo tempo, é importante evitar deixar o carro na chuva. Afinal, a chuva possui diversos produtos contaminantes que ela traz da atmosfera.

Esta química pode ficar no verniz da pintura e danificá-la com o tempo. Isso ocorre ainda mais naquelas chuvas de verão, onde logo depois vem um calor forte, principalmente em cidades costeiras.

Saiba que produtos evitar na limpeza do carro branco

Lavar um veículo branco em nada difere de fazer a lavagem de um automóvel de outra cor. Mas, alguns cuidados são importantes para evitar acidentes na lataria.

Por exemplo: evite usar produtos não automotivos. O sabão em pó é terminantemente proibido, assim como detergentes que não sejam neutros.

Também não é aconselhável submeter o carro à lavagem automática, visto que as escovas arranham a pintura.

Assim, para evitar riscos na pintura, indica-se usar flanelas, panos ou esponjas com muita delicadeza.

Da mesma forma, não recomenda-se o uso de produtos abrasivos, pois eles retiram o verniz que protege a pintura. Neste caso, a cor ficará opaca e sem brilho, tirando a vivacidade do branco.

Enfim, lembre-se da importância de evitar o uso de produtos não registrados pelos órgãos competentes ou que não tenham selo do INMETRO.

Portanto, tente também seguir as recomendações do fabricante de tintas automotivas.

Carro branco rebaixado estacionado com tubos de aço ao fundo. Texto ilustrativo sobre como cuidar de carro branco.
É preciso ter um cuidado especial com a pintura branca, pois ela perde o brilho mais facilmente.

Dicas de como cuidar de carro branco

Recomenda-se deixar o carro branco sempre em um ambiente protegido do sol e da chuva. Mas de jeito nenhum estacione embaixo de uma árvore!

A seiva da árvore cai na pintura do carro e mancha a lataria se não for removida. Essa remoção só pode ser feita com uma descontaminação da pintura. Fezes de passarinhos são igualmente bastante corrosivas.

Alguns cuidados de estética automotiva também podem ajudar na conservação da pintura branca automotiva, para que sua cor tenha “vida” por mais tempo. Veja abaixo.

Limpeza constante

O cuidado automotivo mais básico de todos é manter o carro limpo. A lavagem do veículo deve fazer parte do cotidiano do motorista. Seja por conta própria ou com a ajuda de uma empresa especializada.

A maneira mais indicada de fazer essa limpeza é por meio da lavagem a seco.

Ela utiliza produtos especiais para fazer a limpeza e pouca água. Como exemplo, na Acquazero a cera de carnaúba é misturada com apenas 300 ml de água e borrifada na lataria.

Essa solução amolece a sujeira, a qual remove-se com panos de microfibra, evitando riscos na pintura.

Por fim, o óleo da carnaúba ainda deixa uma fina camada de proteção no verniz, eficaz contra a ação do clima.

Frente de um carro branco. Ilustração do texto como cuidar de carro branco.
Quem gosta de cuidar de carro sabe a importância de uma boa limpeza.

Por outro lado, caso não tenha outra opção a não ser um lava jato, faça a ducha de pressão com o uso de shampoo automotivo. Evite os rolos de fibras, pois podem danificar a lataria.

Da mesma forma, recomenda-se o uso de um desengordurante especial para automóveis durante a lavagem.

Descontaminação de pintura

O processo de descontaminação de pintura pode ser feito por um profissional ou até por conta própria, mas é preciso cuidado.

Para saber se é necessária a descontaminação, ponha a mão dentro de um saco plástico e passe pela pintura. Se sentir muitas rugosidades no verniz, pode ser preciso descontaminar a pintura.

Para fazer o procedimento em casa, é preciso adquirir uma claybar (massa abrasiva). Com o carro totalmente limpo e seco, faça a aplicação da massa juntamente com um lubrificante para descontaminação.

O processo vai retirar do verniz as contaminações causadas por chuva ácida, maresia, bem como pequenos arranhões. Este processo deixa a pintura pronta para um enceramento ou polimento.

Enceramento e polimento para carro branco

Já com a pintura do carro branco bem tratada, chegou a hora de dar os toques finais para que ela fique brilhando ou para que recupere a sua cor.

Recomenda-se o enceramento automotivo como um cuidado a ser feito com mais frequência, pois ele retira pequenos arranhões e deixa a cor branca mais viva e brilhando.

Isso porque, a cera tem a função de proteger o verniz, a última camada da pintura, que é responsável por manter a tonalidade brilhante.

Da mesma forma, protege a pintura contra a ação do tempo e os males da poluição e maresia, além de facilitar a lavagem cotidiana. A pintura encerada retém menos sujeiras e contaminações.

Após o enceramento, o lustre dado na pintura dá um outro aspecto e recupera muito o brilho, conforme você pode ver no vídeo abaixo.

Como explicado acima, no vídeo, o polimento é um processo que deve ser feito por um profissional. O processo é muito abrasivo e danifica a pintura profundamente se mal feito.

Dessa forma, não devemos realizá-lo muitas vezes, pois ele retira parte do verniz protetor da tinta automotiva.

A finalização do polimento terá três caminhos mais indicados, que irão variar de acordo com a necessidade e o tempo de proteção para o carro.

Tipos de cuidado para outras cores do seu carro

A tonalidade de um veículo tem muito a ver com seu valor de mercado a longo prazo.

Assim, além do carro branco, pinturas de cores diferentes têm características, vantagens, desvantagens e requerem cuidados específicos.

Por isso, quando você for comprar um carro novo, considere sua cor, mesmo que isso não esteja em sua lista de prioridades. Para saber melhor sobre as particularidades de cada uma, continue a leitura.

Cuidados para carro preto

Os veículos de cor preta costumam chamar muita atenção no trânsito. Porém, eles podem ser um sonho ou um pesadelo para muitas pessoas.

Afinal, um pequeno risco ou sujeira na lataria de um carro preto podem ser vistos de longe. Portanto, manter um veículo dessa cor pode ser complicado para alguns.

Os veículos de lataria mais escura requerem mais manutenção com correção de pintura. Isso pode fazer com que você gaste muito dinheiro somente nesse serviço.

Além disso, os carros pretos absorvem mais a luz do sol. É só reparar como o interior do veículo fica abafado depois de ficar horas estacionado em um local descoberto.

Por isso, o revestimento transparente da carroceria do carro preto é mais afetado do que em veículos de cores mais claras.

Cuidados com veículos pratas

Paralama e roda dianteira de carro prata.
Os carros de cor prata são os mais vendidos no Brasil.

Os veículos de pintura prateada têm a grande vantagem de esconderem sujeira, além de riscos e arranhões, com facilidade.

Além disso, a superfície prata é mais resistente e reflete o calor, deixando o interior do veículo mais fresco. Com isso, você gasta menos com o aparelho de ar-condicionado.

Por esses e outros motivos, geralmente não é muito difícil vender um carro prata.

Mas, devido à alta procura, eles costumam ter valores um pouco mais altos do que os veículos de outras cores. A diferença de preço pode chegar até a R$ 1 mil.

Apesar de veículos com essa tonalidade esconderem melhor as imperfeições, você também pode usar o brilho do carro prata a seu favor.

Assim, com cuidados regulares, usando somente ceras e produtos apropriados, o seu carro prateado pode se destacar em meio aos outros.

Afinal, lembre-se de que a conservação da lataria influencia significativamente o valor de mercado de um veículo.

Como cuidar de carros de outras cores?

Uma coisa que nem todo mundo sabe é que no mercado automotivo há ceras específicas para cada cor. Esses produtos contêm corantes que aderem à carroceria, cobrindo riscos e arranhões

Assim, as ceras coloridas deixam uma camada fina e cristalina de proteção sobre a lataria.

Dessa maneira, o produto realça a tonalidade da pintura, além de proteger contra os raios solares e a maresia.

Porém, a principal recomendação para a manutenção da pintura de um veículo, independente de que cor seja, é a lavagem frequente.

Se você estiver voltando de lugares como praias ou regiões com muitos contaminantes, procure lavar o carro o mais cedo possível.

Certifique-se ainda de que o serviço é feito com cera ou sabão neutro. Também é importante que os panos e esponjas usados na higienização sejam limpos.

Frente de carros azul e laranja, em estrada com tempo nublado.
Carros de cada cor requerem cuidados especiais.

Gostou do conteúdo? Compartilhe as dicas para cuidar de carro branco em suas redes sociais! Venha também conhecer mais sobre estética automotiva no nosso blog.

Para cuidar do seu carro com profissionais, você pode contar com a Acquazero.

Somos a maior rede de franquias de estética automotiva do mundo! Agende um serviço pelo nosso e-commerce ou pelo aplicativo.