fbpx
Conheça 5 formas de tirar mancha de gordura do seu sofá

Conheça 5 formas de tirar mancha de gordura do seu sofá

Quem tem o hábito de comer no sofá sabe o quanto os acidentes com derramamento de alimentos são comuns. O bom é que para tudo existe uma solução. Aprenda agora como tirar mancha de gordura.

Como em qualquer caso de mancha, o ideal é agir o mais rápido possível. Dessa forma, assim que notar que a gordura pingou no tecido, procure limpar o sofá imediatamente.

Assim, você consegue tirar a mancha de gordura com mais facilidade, de maneira eficaz. Porém, você pode remover até mesmo as manchas mais antigas, embora elas precisem de mais esforço seu.

A verdade é que não é necessário sequer que a comida tenha caído sobre o sofá para que ele fique sujo. Só o fato de estar perto da cozinha já é suficiente para que a gordura e o cheiro fiquem impregnados no tecido.

Como tirar mancha de gordura do sofá e outros estofados?

Embora pareça difícil, existem muitos métodos para tirar mancha de gordura em tecidos. No mercado, existem produtos específicos para isso. Mas, aqui vamos nos concentrar em soluções caseiras.

Praticamente todos os produtos de limpeza, desde os usados na cozinha até aqueles para os cabelos e a pele, quebram a gordura. Isso ocorre graças a química presente na composição desses produtos.

Advertisement

A seguir, você vai aprender algumas receitas para tirar mancha de gordura com itens que você já tem em casa. Enquanto algumas são velhas conhecidas, outras são novidades que podem te surpreender. Confira!

1. Água e sabão neutro

Sabonete branco sobre tecido vermelho. Imagem ilustrativa texto mancha de sangue seco.
O sabonete tira a gordura do seu corpo e pode fazer o mesmo em tecidos.

O sabão tem propriedades que conseguem “agarrar” a gordura. Dessa forma, você consegue removê-la durante um enxágue. Por isso, trate o tecido do seu sofá com um pouco de sabão neutro e água morna.

Assim, dilua o sabão na água em um recipiente e misture bem. Procure não usar muito sabão. Isso causaria um excesso de espuma, o que só dificulta o seu trabalho.

É preciso que você esfregue o líquido sobre a área manchada. Você pode fazer isso com uma esponja, um pano seco ou até mesmo os seus dedos. Feito isso, espere cerca de 15 minutos, para que o sabão volte a endurecer.

Passado esse tempo, limpe o local com um pano seco ou papel toalha para tirar o sabão, junto da gordura. Faça o trabalho sempre de fora para dentro, para evitar que a gordura se espalhe ainda mais pelo sofá.

2. Talco e papel toalha

O talco ajuda a atenuar a mancha e é muito útil em casos de emergência. O produto tem a capacidade de absorver líquidos e substâncias oleosas.

Se você não tiver talco em casa, o amido de milho ou o sal também podem servir. Aliás, o sal é ainda melhor para sofás de veludo e é mais fácil de limpar do que o talco.

A primeira coisa que você deve fazer é tirar o excesso de gordura com papel toalha. Em vez de esfregar, pressione a mancha, para que ela não se espalhe ainda mais.

Depois disso, cubra a mancha com o talco e deixe descansando por algumas horas.

Passado esse tempo, o talco terá absorvido boa parte da gordura. Assim, remova o talco e a gordura, usando uma espátula ou colher.

Para tirar os resíduos que ficaram, pegue uma escova de dentes velha. Faça uma solução de sabão neutro e água e esfregue a área com a escova.

Close de sabão em pó e colher. Imagem ilustrativa texto tirar mancha de gordura.
Muitos produtos na forma de pó ou grãos absorvem líquido e gordura. Por isso, são usados na limpeza.

3. Spray para cabelo

Você sabia que o spray de cabelo pode funcionar para tirar mancha de gordura? O segredo desse método está na quantidade de álcool presente na fórmula do produto.

O spray de cabelo é mais apropriado para manchas novas. Assim, pulverize o spray sobre a mancha e esfregue com um cotonete ou uma toalha de papel.

Feito isso, deixe de molho por meia hora e verifique se a mancha saiu. Se achar que é necessário, repita o procedimento.

Porém, tenha em mente que essa fórmula não é tão eficaz com os sprays mais novos, porque as novas fórmulas não possuem tanto álcool como antigamente, uma vez que ele resseca os cabelos.

Talvez, um spray mais antigo ou um bem barato ainda funcione para tirar manchas.

4. Shampoo

O shampoo é outro produto feito para os seus cabelos que também pode servir para tirar mancha de gordura do sofá. Afinal, lembre-se que a função do shampoo é justamente tirar a gordura do cabelo.

Sendo assim, comece o trabalho molhando a mancha com água fria. Depois, despeje um pouco do shampoo sobre a mancha.

Esfregue o tecido, para fazer o shampoo agir sobre as fibras e em seguida, deixe-o assentando sobre a mancha por 30 minutos. Passado esse tempo, enxágue com água fria, para tirar o shampoo.

Pessoa aplicando líquido nas mãos. Imagem ilustrativa texto tirar mancha de gordura.
Muitos produtos de limpeza agem quebrando gordura. Por isso, podem ser usados para tirar manchas.

Caso você tenha dúvida sobre o feito que qualquer produto citado aqui tem sobre o tecido, faça o teste em uma área escondida. Espere secar e veja se há alguma alteração no tecido.

5. Limpeza profissional do sofá

Se você deseja uma opção mais prática segura, considere procurar um serviço especializado. Os profissionais utilizam os equipamentos e produtos adequados para esse fim.

Além disso, só um serviço profissional consegue limpar profundamente o seu sofá. Peça também a impermeabilização, para que o seu sofá não volte a ficar manchado.

O serviço de limpeza também é ideal para quem deseja comodidade. Com apenas alguns cliques, você consegue agendar um atendimento em domicílio e tem os seus móveis higienizados e impermeabilizados.

Procure uma empresa que faça a limpeza a seco. Em vez de água, esse método realiza a limpeza dos seus móveis utilizando um produto especial, que absorve a sujeira.

Esse produto penetra nas fibras dos tecidos e atinge o interior do estofamento. Em seguida, é feita a sucção do produto e das impurezas, com um aspirador próprio.

Dessa forma, o método a seco não deixa umidade nem resíduos. Por isso, você já pode voltar a usar o sofá pouco depois do fim do serviço. Além disso, não há risco de proliferação de microrganismos e mofo.

No Brasil, uma empresa que realiza o método a seco e ainda oferece o serviço delivery é a Acquazero. A rede é a maior do mundo no segmento de limpeza ecológica, para ambientes e veículos.

No vídeo abaixo, veja como é o atendimento em domicílio feito pela Acquazero.

Assim, para tirar mancha de gordura ou qualquer outro serviço residencial e de estética automotiva, entre em contato. Você pode baixar agora mesmo o aplicativo ou entrar no e-commerce.

Por meio desses canais, digite o seu endereço e encontre a solução mais perto de você. São mais de 400 unidades! Depois, é só preencher o dia e o horário do seu atendimento. Muito prático, não é mesmo?