fbpx
Como tirar mancha de caneta do sofá? Calma, é fácil!

Como tirar mancha de caneta do sofá? Calma, é fácil!

Seu filho rabiscou sua poltrona? A tinta da caneta explodiu? Não se desespere, para tudo há uma solução. Neste artigo, você vai aprender como tirar mancha de caneta do sofá. Acompanhe!

Manchas de caneta podem ser difíceis de remover, especialmente se a tinta for permanente.

Você conhece pessoas que usam cobertores ou capas de sofá para esconder manchas? Obviamente, essa não é a melhor solução.

Imagine que o sofá em questão está na recepção de uma empresa com grande circulação de pessoas. Ficaria muito feio, não é mesmo? Móveis sujos ou manchados estragam a aparência de um ambiente.

Porém, existem algumas substâncias testadas e comprovadas que funcionam muito bem para a limpeza. Entre elas estão o álcool, o vinagre e, para as manchas mais claras, água e sabão.

Mas é necessário agir imediatamente quando ocorrem esses pequenos acidentes do dia a dia.

Ou seja, quando a tinta da caneta suja seu sofá, é importante tirar a mancha o mais rápido possível. Quanto mais tempo ela permanecer, mais difícil será de remover.

A boa notícia é que não importa se o seu sofá é de tecido, couro ou vinil. Para todos os casos, há esperança!

Alguns cuidados antes de começar a tirar mancha de caneta do sofá

Se você decidiu limpar seu estofado por conta própria, será preciso tomar algumas precauções. Afinal, sem os devidos cuidados, em vez de ter um sofá reformado, você terá mais um problema a resolver.

Os métodos de remoção de manchas descritos abaixo são para sofás de tecido, couro e microfibra. Cada estofamento possui tecidos e estruturas diferentes, com formas próprias de limpeza.

Detalhe de tecido com pelo eriçado. Como tiar mancha de caneta do sofá.
Cada tipo de tecido tem as instruções próprias sobre métodos e materiais apropriados para a limpeza.

A primeira coisa que você deve fazer é procurar no sofá uma etiqueta com as recomendações do fabricante. Essas instruções geralmente ficam escondidas dentro do móvel.

Caso você não encontre essas instruções de limpeza, identifique o tipo de tecido do seu estofamento e pesquise quais produtos servem para ele.

Uma boa dica, antes de usar qualquer coisa para tirar mancha de caneta do sofá, é que você teste a solução em uma área escondida do móvel. Observe o resultado e se não houve qualquer alteração no material.

Por exemplo, você pode limpar alguns móveis apenas com água ou álcool. Mas, até mesmo o tipo de álcool utilizado pode alterar o resultado da limpeza.

Outros tecidos suportam o uso de produtos mais fortes, como detergentes. Porém, se você usar esses produtos químicos em alta concentração, poderá reduzir a vida útil do seu sofá.

Para alguns tecidos, é possível usar soluções contendo bicarbonato ou vinagre. Mas, é necessário buscar informações para saber quais texturas permitem a aplicação desses produtos.

Usar indiscriminadamente misturas encontradas na internet é um fator decisivo para a perda da qualidade do tecido. Algo que vai diminuir a sua vida útil.

Como alternativa, limpe o sofá inteiro com a solução que você verá a seguir, para uma limpeza profunda e eficiente.

Como tirar mancha de caneta do sofá em diferentes materiais?

No sofá de tecido, faça a seguinte solução para remover as manchas restantes:

  • 1 colher de chá de detergente
  • 1 colher de sopa de vinagre branco
  • 1 xícara de água morna

Coloque a solução em um borrifador. Adicione uma colher de bicarbonato de sódio e feche a tampa imediatamente.

Esse movimento precisa ser rápido, já que misturar bicarbonato de sódio e vinagre gera muitas bolhas.

Detalhe de sofá bege. Como tirar mancha de caneta do sofá.
Em alguns casos, métodos caseiros são suficientes para tirar manchas de caneta dos móveis.

No caso dos estofados em microfibra, esfregue com álcool. Já no sofá de couro, o indicado é criar uma solução combinando partes iguais de água e vinagre branco em um balde.

Ainda no caso dos sofás de couro, há uma lista completa de opções de limpeza. Isso acontece porque o material possui uma grande variedade de acabamentos.

Assim, as instruções de limpeza descritas aqui são apenas para couro protegido. Esse é o tipo mais comum e também o mais simples de limpar.

Se você possui um sofá de couro desprotegido, o ideal é consultar a etiqueta de limpeza e testar os produtos em um local imperceptível do estofamento.

Passo a passo de como tirar mancha de caneta do sofá

Se não quiser usar as dicas que apresentamos antes, há outras formas de tirar mancha de caneta do sofá. Neste caso, são dicas ideais para quando a caneta “explode”, formando uma poça de tinta.

Comece limpando o sofá, especialmente nos cantos. Use uma escova mais apropriada para o tecido e limpe-o antes que a tinta atinja os cantos ou almofadas.

Use também um pano seco ou toalha de papel para absorver a tinta o mais rápido possível. Se algum resíduo permanecer, um pano úmido pode ser suficiente.

Limpe a mancha, esfregando-a com uma escova mais dura. Você também pode usar uma toalha limpa ou um pano de microfibra limpo e seco para ajudar nessa etapa.

Para o sofá de tecido, comece com bicarbonato de sódio. Polvilhe o ingrediente sobre a mancha e deixe descansar por pelo menos 20 minutos. Na verdade, você pode deixá-lo lá por até uma hora.

Em seguida, passe o aspirador de pó sobre o local para remover o bicarbonato de sódio. Você também pode fazer isso com a ajuda de uma escova.

Pulverize a solução de água e vinagre (que falamos no tópico anterior) em um pano limpo. Torça levemente e esfregue o pano sobre as manchas no tecido.

Mão de uma pessoa que usa o aspirador de pó para higienizar um sofá na cor cinza.
Um aspirador ajuda a remover os produtos utilizados na limpeza das manchas.

Já para um sofá de couro, molhe um pano de microfibra na solução de água e vinagre para que fique úmido, mas não molhado.

Em seguida, esfregue a mancha e enxágue com um pano molhado apenas em água. Esfregue até tirar todos os resíduos do produto.

Sempre que usar um pano, tenha cuidado para não apertá-lo no sofá. Isso pode fazer com que a mancha de tinta seja mais absorvida. Esfregue, mas com força suficiente para apenas limpar a superfície.

Respeite o tempo de secagem

Você pode usar um pano de microfibra limpo e seco para acelerar o processo de secagem. Portanto, se o sofá for de microfibra, deve secar em pouco tempo, pois o álcool evapora rapidamente.

Em outros tecidos, use pouca água. Dessa forma, você evita que a estrutura do sofá fique úmida. A maioria delas é de madeira e terá uma vida útil reduzida se você usar muita água no procedimento.

Além disso, a umidade pode ajudar na proliferação de fungos e bactérias dentro do estofamento.

Depois de seco, use uma escova seca na superfície do estofamento em movimentos circulares, para amaciar o tecido.

Se ficarem manchas de água no sofá e o estofamento permitir a limpeza com água e solvente, siga os mesmos procedimentos descritos acima, usando água destilada.

Então, borrife, esfregue e escove depois que o tecido secar.

Como tirar mancha de caneta do sofá de corino?

O corino, o couro sintético e a napa revestem roupas, sofás, poltronas, malas e cadeirinhas de carro. Os materiais podem vir em várias cores e não são naturais, como o couro legítimo.

Alguns de seus benefícios são o preço, mais em conta do que o couro, e o impacto menor na natureza. Além disso, o material tem a vantagem de ser rápido e prático de limpar.

Detalhe de corino cinza. Imagem ilustrativa texto como tirar mancha de caneta do sofa de corino.
O corino é um material mais barato e ecológico do que o couro legítimo.

Como o corino possui plástico em sua composição, o material é impermeável, e, normalmente, a única manutenção que precisa é a limpeza. Como se isso não bastasse, ele não mancha com facilidade.

Por isso, os sofás de corino são ideais em locais com crianças pequenas e animais de estimação. Você sabe muito bem como são comuns os rabiscos no sofá, que deixam o visual feio.

Mas, o corino não é tão resistente como o couro legítimo e pode se desfazer com facilidade. Por isso, o material precisa que você tenha um pouco mais de cuidado ao esfregar a mancha para fazer a limpeza.

Você sabe como tirar mancha de caneta do sofá de corino? Nesse caso, o ingrediente que vai fazer a diferença é a glicerina líquida, embora ela também sirva para a limpeza em couro natural.

Não se preocupe, a glicerina líquida é fácil de encontrar em farmácias. Assim, faça uma solução contendo uma colher de sopa de glicerina líquida e duas colheres de sopa de álcool.

Molhe um algodão na solução e esfregue-o na mancha, com cuidado. Assim que o algodão se sujar, troque-o.

Saiba como tirar mancha de canetinha do sofá

Talvez, em sua casa, as manchas de canetinhas do tipo hidrocor ou de canetas permanentes sejam mais comuns do que as esferográficas. Isso vai depender muito do tipo de “artista” que você tem em casa.

Mesmo assim, esses tipos de manchas são igualmente fáceis de remover com ingredientes caseiros. Porém, as formas de remoção são um pouco diferentes, já que muitas delas são feitas a base de óleo.

Close de sofá cinza. Imagem do conteúdo como tirar mancha de caneta do sofá.
Aprenda a remover as manchas e conserve o visual dos seus móveis estofados.

Uma forma comum para tirar mancha de canetinha é usando álcool e algodão. Mas, não utilize esses ingredientes em sofás revestidos de couro.

Assim, uma das formas mais seguras de tirar mancha de canetinha é com leite quente. Isso mesmo! Para isso, aqueça um pouco de leite até que a temperatura fique de morna para quente.

Em seguida, aplique o leite quente sobre a mancha, com um pano seco e limpo. Esfregue com cuidado e depois lave a mancha de canetinha do sofá com sabão de coco.

Outra forma diferente para tirar esse tipo de mancha é com um removedor de maquiagem bifásico.

Interessante, não é? Assim, aplique o removedor sobre a mancha e use o pincel de maquiagem para esfregar o tecido.

Feito isso, espere por 10 minutos, para o removedor agir. Em seguida, lave com sabão de coco.

Claro, sempre é mais cômodo e seguro contar com a ajuda profissional para tirar manchas de qualquer tipo. No vídeo abaixo, veja como é o serviço de limpeza, em um atendimento feito em domicílio.

Como tirar mancha de caneta em um assento automotivo?

Você sabe muito bem que acidentes com canetas podem ocorrer não só com o seu sofá, mas também com qualquer outro móvel estofado.

Imagine a seguinte situação: você está com o carro estacionado em um local descoberto, usando o painel do veículo para preencher alguns documentos que precisam ser entregues.

Na pressa, você deixa a caneta para trás, repousada sobre o banco do carro. Você já entendeu onde quero chegar, não é? O calor facilmente faz a tinta da caneta explodir, manchando aquele assento.

O método para recuperação desse banco não é muito diferente do que você faria com seus móveis em casa. Mas também pode ser mais fácil, com o uso de produtos específicos.

Assista ao vídeo abaixo, sobre como remover manchas de caneta em um assento automotivo.

Procure por serviços de limpeza profissional!

Nem sempre é possível encontrar tempo na agenda para limpar estofados. Para quem não tem tempo ou apenas deseja a comodidade de um serviço especializado, existe a solução.

Algumas empresas, como a Acquazero, fazem a limpeza e sabem exatamente como tirar manchas do sofá.

Além disso, a limpeza profissional serve para quando a tinta da caneta penetra nas camadas mais profundas do tecido.

Portanto, a lavagem a seco geralmente é a mais indicada. Esse método utiliza produtos específicos, que são misturados a um pouco de água.

A limpeza a seco é mais rápida e evita que o sofá se encharque. Com isso, é possível melhorar o resultado da limpeza e aumentar a vida útil do tecido estofado do móvel.

Que tal fazer a impermeabilização de estofados?

Por falar em serviços especializados, uma boa medida preventiva é a de impermeabilização de estofados.

Impermeabilizar é o mesmo que tornar algo “à prova d’água”. No caso da impermeabilização de sofás, aplica-se um produto especial para obter esse resultado.

Esse produto, que chamamos de impermeabilizante, fecha as fibras do tecido e forma uma camada protetora sobre o estofamento.

Você nunca sabe quando um acidente vai acontecer novamente. Sendo assim, a impermeabilização faz algo melhor do que tirar manchas: evita que elas ocorram.

Com o processo feito, você conseguirá remover com um simples pano seco não só a tinta de caneta, mas qualquer outra substância que poderia manchar o seu sofá.

Família composta por pai, mãe, um menino e uma menina, sentados em um sofá lendo um livro.
Ter ajuda profissional para higienização e impermeabilização de sofá traz comodidade e eficácia nos resultados.

E então, aprendeu como tirar mancha de caneta do sofá?

Se você precisa de uma solução profissional, baixe nosso aplicativo ou acesse o nosso e-commerce.

Por meio deles, você vai conseguir agendar o atendimento da Acquazero para o seu estofado. Tudo com apenas alguns cliques!