fbpx
Saiba como tirar mancha amarela de tecido em passos simples

Saiba como tirar mancha amarela de tecido em passos simples

Um tecido pode se encardir por vários motivos: suor, transpiração, desodorantes, sangue, mofo etc. Neste artigo, aprenda a como tirar mancha amarela dos seus estofados e suas roupas.

Ter que deixar aquele vestido que você gosta tanto parado no armário, por causa de uma mancha amarelada, dá uma tristeza, não dá? Porém, não é necessário se desfazer da sua roupa por causa disso.

Quase sempre, essas manchas são causadas pela ureia contida em seu suor.

Por isso, as marcas normalmente ficam na região do colarinho, dos pulsos e das axilas. A princípio, elas são invisíveis, mas vão tomando cor aos poucos.

Embora as marcas sejam mais visíveis em tecidos claros, elas podem estar presentes em roupas de todas as cores. Para que isso ocorra, só é necessário que você transpire um pouco e o suor seque no tecido.

4 receitas para tirar mancha amarela de tecido

A seguir, você verá como tirar mancha amarela utilizando uma das nossas receitas caseiras. Enquanto algumas já são conhecidas até de nossos avós, outras podem ser novidade para você.

Existem alguns produtos no mercado próprios para esse propósito. Mas, você provavelmente já tem todos os ingredientes necessários na sua cozinha ou na sua despensa.

1. Bicarbonato de sódio e sal

Devido a sua característica efervescente, o bicarbonato de sódio é um coringa na hora de fazer vários tipos de limpeza doméstica. Além disso, ele elimina os odores e quebra a gordura.

Assim como o bicarbonato de sódio, o sal é um abrasivo. Dessa maneira, a sua textura granular o torna ótimo para esfregar as manchas mais difíceis de diversos tipos. Além disso, o sal consegue absorver graxa e óleo.

Colher com bicarbonato, sal ou açúcar. Imagem ilustrativa texto como tirar mancha amarela.
Tanto bicarbonato de sódio quanto o sal possuem propriedades abrasivas.

Para fazer a solução, misture uma xícara e meia de bicarbonato de sódio, duas colheres de água oxigenada e uma colher e meia de sal. Em seguida, molhe a sua roupa e despeje a solução sobre as manchas.

Use água fria, nunca quente ou morna. A água em temperatura mais elevada serve para vários tipos de manchas, porém, nesse, acaba tendo efeito contrário. A mancha pode ficar ainda mais fixada.

Quanto mais tempo você deixar a água oxigenada penetrar na mancha, melhor. Por isso uma boa dica é deixar a sua roupa na mistura de água oxigenada durante a noite e só fazer a limpeza no dia seguinte.

No mínimo, deixe sua roupa descansando de 20 a 30 minutos. Passado esse tempo, esfregue a mistura nas manchas com uma escova de cerdas curtas.

Por fim, coloque a roupa na máquina de lavar, para um ciclo de lavagem. Para um resultado ainda melhor, seque a sua roupa ao sol.

2. Bicarbonato de sódio e sabão em pó

Você sabe como tirar mancha amarela com sabão em pó, esse item indispensável para lavar roupas na máquina? Basta aplicar um pouco do sabão em pó sobre a mancha e esfregar.

O ideal é que você use uma escova, mas, no caso de tecidos mais delicados, pode esfregar com os dedos. Por fim, coloque o tecido manchado na máquina de lavar, junto com o resto da roupa suja.

Caixa e bicarbonato de sódio na tigela. Imagem do conteúdo como limpar couro sintético.
O bicarbonato de sódio é usado em vários tipos de limpeza doméstica.

Outra forma de fazer a remoção da mancha é com o sabão em pó, bicarbonato de sódio e água oxigenada.

As propriedades do bicarbonato de sódio você já viu acima. Quanto a água oxigenada, lembre-se de que ela pode descolorir a roupa. Por isso, o ideal é que você use o método a seguir somente em roupas brancas.

Dessa forma, misture uma xícara de sabão em pó com duas xícaras de água oxigenada. Em seguida, despeje essa solução sobre a mancha e deixe descansar por uma hora.

Passado o tempo, use uma escova de dentes para esfregar suavemente o bicarbonato de sódio. Por fim, jogue a roupa na máquina de lavar por um ciclo.

Nesse caso, também é recomendado o uso da água fria. Lembre-se ainda de que não há risco da mancha passar para as outras peças, devido a grande quantidade de água presente na máquina de lavar.

3. Água e vinagre

Sempre escolha o do tipo branco em vez do vinagre de cidra ou outros tipos, uma vez que ele não mancha os tecidos. Dessa forma, o vinagre branco faz milagres na lavanderia.

O ingrediente é barato, delicado com os tecidos e mais seguro de se usar do que um alvejante à base de cloro ou um amaciante de roupas.

O vinagre branco é capaz de fazer mais do que remover as manchas amarelas e os odores nas roupas por causa do suor das axilas.

O ingrediente remove também o cheiro e as manchas de mofo, clareando as suas roupas.

Para isso, despeje uma xícara de vinagre branco na roupa manchada que estiver de molho na água. Depois, deixe descansando por uma hora. Passado esse tempo, coloque a roupa na máquina de lavar.

Vinagre branco no pote.
O tipo de vinagre ideal para a limpeza é o branco, porque evita manchas.

Você também pode fazer uma pasta com vinagre branco e bicarbonato de sódio. Assim, espalhe essa pasta na área manchada e deixe agindo por cerca de vinte minutos.

Por fim, coloque para lavar normalmente com as suas outras roupas. Use um sabão neutro e depois enxágue em água corrente.

4. Suco de limão

O suco de limão atua como um agente clareador, que desinfeta e remove as substâncias que causam manchas.

Dessa forma, os limões resgatam as suas roupas, apagando também as manchas causadas por gordura ou ferrugem.

Então, aplique o suco de limão puro em toda a área manchada e deixe a roupa exposta ao sol por um dia inteiro.

Depois, lave a sua roupa normalmente, à mão ou na máquina de lavar, para retirar o suco de limão.

O limão também forma uma pasta de limpeza eficiente quando misturado com sal.

Assim, faça uma pasta com suco de limão e sal e esfregue sobre as manchas de ferrugem em algodão ou poliéster. Depois de 30 minutos, enxágue e lave como de costume.

Para as manchas gordurosas, esfregue suco de limão sobre a área afetada e deixe a roupa secar. Depois, lave normalmente a peça.

Não use suco de limão em tecidos delicados, como a seda. Além disso, antes de usar o suco de limão, faça um teste em uma área imperceptível da roupa. Dessa forma, observe se não há branqueamento do tecido.

Como tirar mancha amarela de estofados?

Mancha amarelada em tecido claro. Imagem ilustrativa texto como tirar mancha amarela.
Para manchas em estofados e tapetes, o ideal é procurar um serviço especializado.

Todas as receitas que você viu até aqui podem ser úteis para limpar seus sofás, poltronas, pufes, cadeiras, tapetes e colchões. Esses procedimentos podem servir, principalmente se a mancha ainda é nova ou superficial.

Porém, muitos desses tratamentos precisam que você lave o tecido em uma máquina de lavar. No caso dos seus móveis, isso é impossível. Por isso, na maior parte das vezes, é necessário contar com a ajuda profissional.

Afinal, as empresas especializadas sabem como tirar mancha amarela de sofás e assentos automotivos, da melhor forma. Os produtos utilizados são feitos para essa finalidade e os equipamentos são adequados.

Além disso, os profissionais saberão aplicar as técnicas apropriadas de maneira mais cuidadosa e rápida. Como se isso não bastasse, muitas empresas realizam o serviço em domicílio.

Assim, você não precisa se preocupar com deslocamento, compra de materiais ou tempo de espera em filas. Em outras palavras, contratar um serviço especializado representa mais praticidade e comodidade.

Para a limpeza de estofados, o ideal é que o método utilizado seja a seco. Nessa técnica, em vez de água, é utilizado um produto de limpeza específico, que absorve as impurezas e em seguida é sugado.

Além de higienizar os seus móveis, também é importante um serviço preventivo. Por isso, é interessante pedir a impermeabilização dos móveis, evitando as manchas causadas por qualquer substância.

Você ainda não se convenceu sobre a necessidade de um serviço de limpeza profissional? Então, confira nas próximas linhas algumas vantagens que farão você mudar de ideia.

Limpeza profunda do estofado

Close de sofá cinza. Imagem do conteúdo como tirar mancha amarela do tecido.
A limpeza a seco atinge as camadas mais profundas do estofamento.

Como o próprio nome já sugere, no método a seco, não se usa praticamente nada de água.

Em vez disso, é utilizado um produto específico, que, juntamente a um copo de água, forma um composto de limpeza.

A vantagem desse composto é que ele consegue penetrar nas fibras dos tecidos. Com isso, ele atinge o interior do estofamento. O produto utilizado tem propriedades que fazem com que ele absorva as impurezas.

Em seguida, é feita a sucção do produto, com um aspirador próprio. Como o composto se une as impurezas, quando ele é aspirado, todas as sujeiras encontradas também são removidas.

Sendo assim, o resultado obtido nesse método é uma limpeza muito mais completa e profunda. Uma vantagem dessa técnica é que ela não deixa umidade nem resíduos no móvel.

Eliminação de insetos e microrganismos

Tenha em mente que os seus móveis, principalmente os estofados e forrados com tecido, criam ambientes propícios para a reprodução de insetos, a proliferação de microrganismos e o surgimento de mofo.

Esses agentes são nocivos à sua saúde. Além do odor desagradável, eles podem causar irritação e coceira na pele e nos olhos, lacrimejamento, tosse, espirros e nariz entupido.

Além disso, caso alguma pessoa em sua casa tenha alergia ou alguma doença respiratória, o seu estado de saúde pode ser agravado. Por isso, a limpeza regular é essencial.

Também por causa disso, é essencial que a forma de higienização seja a seco.

Afinal, a sujeira e a umidade que ficam na superfície e no interior dos seus móveis favorecem o surgimento desses elementos nocivos à saúde.

Esse risco é ainda maior quando se usa água para lavar estofados, já que o serviço deixa umidade. Mesmo quando você acha que o seu sofá está completamente seco, ainda pode haver água escondida em seu interior.

Inseto sobre um em tecido grosso  e claro. Imagem ilustrativa texto como tirar mancha amarela.
Os estofados são terrenos propícios para que os insetos coloquem seus ovos e se reproduzam.

Limpeza mais simples de manter

Você deve solicitar uma limpeza profissional periodicamente. O ideal é que seja pelo menos duas vezes ao ano. Entre um serviço e outro, você deve manter o hábito de limpeza dos seus móveis.

Claro, esse prazo pode ser mais curto se você tiver crianças pequenas ou animais de estimação, além de situações extraordinárias que sujem o sofá.

Além dos pequenos ajustes ao longo dos dias, reserve um dia da semana para fazer uma limpeza mais profunda. Esse costume facilita a manutenção da sua limpeza residencial.

Na hora da faxina, comece por cima e depois vá descendo. Assim, limpe primeiro as luminárias e os ventiladores de teto. Depois, vá para os armários e paredes e termine com a limpeza do chão.

Essa preocupação também vale para o serviço de impermeabilização. Depois de fazer o tratamento em seus móveis, a limpeza após um derramamento de bebida ou alimento se torna muito mais prática.

Como a impermeabilização evita-se inclusive a impregnação da poeira e detritos. Assim, a sua faxina semanal se torna mais simples. Dessa forma, os cuidados para manter os resultados do serviço serão diferentes.

Por isso, uma boa ideia é que você converse com o profissional que fizer o serviço em sua casa. Com certeza, ele saberá te dar dicas para manter a higienização e a impermeabilização dos seus móveis.

Maior durabilidade do sofá

Não é segredo que, ao higienizar seus móveis periodicamente, está garantindo a vida útil dos mesmos. Isso ocorre porque a sujeira contribui para a deterioração do tecido.

Pense que, ao se sentar ou deitar em um sofá sujo, a poeira e os detritos entre você e o tecido estão lixando-o. Além de deixar o sofá encardido e manchado, isso pode deixá-lo desbotado.

Para que isso não ocorra, é essencial limpar o seu sofá de tempos em tempos. Também é importante que o método escolhido seja a seco, uma vez que a água pode estragar o seu sofá.

Geralmente, os métodos tradicionais usam água em conjunto com produtos com uma química forte, que pode danificar o tecido e o estofamento.

Além disso, a água pode afetar até mesmo a estrutura de madeira do sofá.

Poltrona creme, estrutura de palha, com travesseiro listrado amarelo e azul. Canto de paredes de vidro, com grama e plantas ao fundo.
Ao solicitar a limpeza profissional regularmente, você mantém seus móveis conservados.

São muitas vantagens de se contratar um serviço especializado em limpeza residencial, não é mesmo?

Se você gostou de aprender como tirar mancha amarela de tecidos e estofados, mas prefere uma ajuda profissional, nós podemos te ajudar. Baixe agora mesmo o nosso aplicativo ou entre em nosso e-commerce.

Em qualquer um deles, digite o seu endereço e nós encontraremos uma solução perto de onde você se encontra. Em seguida, é só preencher o dia e o horário do seu atendimento e nós vamos até você!