fbpx
Recuperar pintura queimada do seu carro: a solução que você buscava aqui

Recuperar pintura queimada do seu carro: a solução que você buscava aqui

Apesar de parecer um bicho de sete cabeças, recuperar a pintura queimada do carro pode ser bem descomplicado. Continue a leitura e saiba como! 

A pintura de um carro pode ser muito bem o item que irá refletir o tratamento que esse veículo recebe. 

Contudo, muito além de estética, com um carro lavado e brilhoso, a pintura também ocupa um importante papel para a proteção da lataria do veículo. 

Outro fator importante é que em casos de venda ou troca, contar com uma pintura em boas condições pode ser fundamental para a valorização do veículo. 

Porém, se você já notou que a pintura do seu carro está danificada, com sinais de queimadura, separamos algumas dicas que podem te ajudar a recuperar o bom estado do seu automóvel. 

O que é pintura queimada?

A pintura queimada, conhecida também como calcinação, é um problema muito comum e que prejudica a aparência e bom estado de um carro. 

Com manchas no teto, capô ou portas, o desgaste proveniente de uma pintura queimada não só resulta em um aspecto envelhecido.

O processo também piora os efeitos da exposição de agentes externos, como o sol, chuva e diversas sujeiras. 

Inclusive, deixar o carro exposto por muito tempo a fortes chuvas, ventos e raios solares são alguns fatores que contribuem para destruir a proteção da lataria, removendo ou danificando o verniz. 

Contudo, existem algumas medidas que você pode tomar em casa para resgatar a boa aparência e proteção do seu carro. Confira a seguir como recuperar a pintura queimada com etapas simples.

Saiba como recuperar a pintura queimada

Apesar de parecer um quadro irreversível, ou mesmo muito trabalhoso, existem algumas técnicas que você pode utilizar na sua própria casa para tratar e recuperar a pintura do seu automóvel. 

Entretanto, é importante lembrar que nem sempre os métodos caseiros podem ser suficientes para conseguir um resultado totalmente satisfatório. Afinal, tudo vai depender do nível de estrago em que o carro se encontra. 

Se no seu carro a pintura, ou até mesmo a lataria, já apresentam um processo avançado de desgaste e está muito danificada, o recomendável é que se procure uma empresa especializada para lidar com o processo da melhor forma. 

Porém, se o verniz está queimado, com manchas e um aparência fosca, separamos algumas dicas que podem te ajudar a reverter esse quadro. 

A Acquazero, por exemplo, é a maior rede de estética automotiva do Brasil. Com uma série de serviços para limpeza, manutenção e estética, a empresa consegue recuperar o aspecto dos veículos. Acesse o e-commerce para saber mais!

Lavar

O primeiro passo necessário para começar o processo de recuperação do seu veículo é fazer uma lavagem adequada. 

Mesmo estando aparentemente limpo, lavar o carro antes de iniciar o processo é de suma importância para eliminar algumas sujeiras e detritos que não conseguimos perceber. 

O que você precisa ter em mente, é que existem certo cuidados que precisam ser tomados logo no começo. 

Produtos inadequados utilizados no processo de limpeza também podem prejudicar o seu carro. Por isso, fique atento ao produto usado e dê preferência a um sabão neutro. 

Outro ponto importante é não lavar o carro debaixo do sol. Por mais que possa parecer útil deixar o carro secando ao sol, o sabão em contato com os raios solares podem causar ainda mais manchas para a sua lataria. 

Sempre utilize panos macios para qualquer processo de limpeza e reparação do seu carro.

Por isso, não se esqueça, procure sempre produtos adequados e lave o seu carro em um espaço com sombra. 

Lixar 

Quando o seu carro já estiver limpo e seco é hora de passar para o segundo passo: o lixamento. 

Apesar de todo processo exigir muitos cuidados, na hora de lixar o automóvel a sua atenção precisa ser redobrada. 

O lixamento é muito importante para remover defeitos superficiais e impedir que a superfície fique irregular. Contudo, é preciso ter cuidado para não passar a lixa em alguma parte que não tenha mais o verniz. 

Se você perceber que existem alguns locais em que a pintura não está mais protegida pelo verniz, não lixe! Você pode acabar retirando essa pintura e chegando na lataria do veículo. 

Outro ponto importante é sempre molhar o local que for lixar, para que a lixa deslize e não cause tanto atrito. O ideal é manter em uma mão o borrifador com água, enquanto com a outra você passe a lixa. 

Faça sempre movimentos leves, nessa etapa não é necessário usar a força, o lixamento é uma etapa delicada.

A lixa utilizada precisa ser bem fina para não agredir ainda mais o verniz, procure sempre por numerações altas, por volta de 1.500 a 2.000, já que quanto maior a numeração da lixa, mais fina ela é. 

Polir

Com a superfície já lixada, você vai reparar que a pintura se tornará mais fosca, logo a etapa seguinte é o polimento. 

O ideal para essa etapa, nos casos que o verniz se encontra mais danificado, é utilizar um composto polidor, para obter uma boa lubrificação e não ser tão agressivo.

Porém, se o seu carro não se encontra tão danificado e você está em busca de produtos mais em conta, a massa de polir número 2 também pode ser uma opção. 

Utilizando um pano de microfibra, espalhe o produto sobre a superfície com bastante força. Para facilitar o seu trabalho, separe o carro em partes e tome o cuidado de espalhar a substância em toda a superfície. 

Em seguida, venha com outra flanela de microfibra limpa e vá retirando o excesso do produto. Nesse momento você começa a perceber que a superfície já começa a ganhar brilho. 

Revelador de holograma 

O revelador de hologramas é um produto com preços acessíveis e que vai te ajudar a ter certeza que o seu trabalho está, de fato, funcionando. 

Por mais que você tenha feito a remoção do produto de polimento com a flanela de microfibra, ainda pode existe alguma quantidade de produto na superfície que vai esconder alguns erros. 

Por isso é recomendado borrifar o revelador de holograma sobre o local trabalhado e utilizar novamente um pano de microfibra para limpar. 

Assim, o produto consegue retirar o resto de produtos que não foram tirados na primeira limpeza. E assim também é possível perceber se existe ainda algum defeito e se o processo feito até então está dando resultado.

Caso o problema não tenha sido resolvido e tenha ficado algum risco para trás, repita o processo de polimento com bastante cuidado. 

Cera para finalizar

Por fim, para garantir ainda mais brilho e, claro, proteger também a pintura do carro, é necessário finalizar o processo com uma cera. 

Utilizando um pano macio para não danificar a pintura, de preferência mantenha o mesmo modelo de microfibra utilizada anteriormente, espalhe o produto por toda a superfície com bastante força. 

Por fim, venha com outra flanela e remova o excesso. A cera irá realçar ainda mais a cor do carro, garantindo brilho e proteção prolongada. 

Apesar de não ser necessário repetir todo o processo com frequência, adotar o hábito de aplicar a cera no carro pode ajudar a manter a pintura sempre protegida.

Casos especiais

Agora você já sabe como recuperar a pintura queimada do seu carro. Contudo, apesar de serem dicas eficientes e fáceis de fazer, elas não são suficientes para todos os casos. 

Como dito anteriormente, se em algum local o verniz já tenha saído e esteja só a pintura, o cuidado precisa ser redobrado.

Não lixe qualquer parte que esteja sem verniz, porque assim você estará danificando a pintura e provavelmente irá expor a lataria. 

Sendo assim, vá direto para a etapa de polimento, mas ao contrário do caso anterior, não use força, faça todo o procedimento de forma bem leve. 

Preste bastante atenção no pano que está sendo utilizado, se ele começar a ficar da cor do carro, significa que a tinta está se soltando, por isso, mantenha sempre movimento leves. 

Em seguida, aplique a cera de proteção e brilho. Em casos assim, é recomendado aplicar a cera a cada 15 dias para garantir que essa pintura que está sem verniz fique sempre protegida. 

Outra situação que pode ser mais difícil de reverter é quando o verniz obtém uma aparência esbranquiçada e craquelada. 

Seguindo os passos anteriores você até consegue disfarçar a situação e melhorar a aparência do veículo. Porém, não é garantido que o problema será completamente resolvido. 

Por isso, em determinados casos, é recomendável procurar a ajuda de empresas e profissionais especializados que saberão quais métodos adotar para cada caso específico.

Mesmo usando medidas eficientes nos cuidados caseiros, nem sempre conseguimos alcançar resultados positivos como os que são feitos por especialistas.

Afinal, nos processos feitos por pessoas capacitadas são utilizados produtos especiais e que não são tão fáceis de encontrar. Além de equipamentos certos, como a politriz, que é bem útil nessas situações. 

A politriz pode ser um equipamento essencial para processos profissionais de lixamento e polimento.

Prevenção é tudo? 

Se o estrago já está feito, agora você já sabe como resolver, mas é preciso sempre lembrar que a prevenção é o melhor remédio. 

Sendo assim, tome os cuidados necessários quando for limpar o veículo, utilizando sempre os produtos certos, que não agridem a pintura.

Além disso, pense bem no local que você guarda seu carro e se ele, de fato, está protegido contra agentes naturais.

Contudo, mesmo com os cuidados diários, confiar vez ou outra em processos profissionais pode ser a garantia de uma proteção bem feita e prolongada. Conheça outros serviços que podem te ajudar a conservar a pintura do seu carro:

Enceramento de pintura 

O enceramento é um processo mais em conta e indicado para todos os tipos de carros. Até carros novos podem passar pelo processo, mas dependendo do estado da pintura, diferentes tipos de cera podem ser utilizados. 

Semelhante a etapa recomendada no passo a passo, com o enceramento profissional, são utilizados produtos mais específicos e eficientes para cada tipo de situação, além de técnicas para a aplicação. Ou seja, assim é garantido uma atuação mais eficaz.

O processo elimina riscos e manchas, e cria uma película protetora que não apenas atua contra sujeiras e resíduos, como também garante a proteção contra os raios do sol. Sendo assim, uma boa opção para quem mantém o carro muito exposto ao longo do dia.

Cristalização de pintura

Ideal para carros com mais tempo de uso e que apresenta a pintura desgastada, sem brilho e riscada, a cristalização é um processo que garante uma proteção mais eficiente em relação ao processo de enceramento. 

Utilizando uma resina específica, o processo realça o brilho da pintura, além de eliminar os arranhões e garantir uma proteção mais eficiente e duradoura contra os agentes externos que podem danificar o automóvel. 

Vitrificação de pintura

A vitrificação é considerada um dos processos mais inovadores e eficazes quando o assunto é estética automotiva.

Durante o processo, o veículo recebe um revestimento líquido que intensifica o brilho da pintura e também cria uma película protetora.

Sendo um ótimo investimento, uma vez que não só aumenta a vida útil da pintura, como também contribui para o seu bom estado e aparência. 

Com a vitrificação o seu carro permanece limpo por mais tempo, já que ela repele a sujeira e facilita a remoção na hora da limpeza.

Além disso, o processo também é capaz de proteger a pintura contra o desgaste do tempo e pequenos acidentes, como batidas e arranhões leves. 

Agora você já sabe como é importante tomar cuidados diários para a proteção e conservação da pintura do seu carro. E sabe também que para recuperar a pintura queimada são necessárias etapas básicas como lavagem, lixamento, polimento e enceramento.

Para mais dicas como essa continue acompanhando nosso blog. Preparamos conteúdos importantes para te ajudar com os cuidados com o carro, seja na parte interna e externa.

No vídeo abaixo você confere como pode ser feita a limpeza do ar-condicionado, de forma simples e fácil, e caso tenha interesse, temos um post completo sobre como eliminar o mau cheiro do carro

Além das dicas para recuperar a pintura queimada e demais cuidados com o seu automóvel, aqui no blog você também encontra conteúdos para te auxiliar com os cuidados com a sua casa.