fbpx
Polimento automotivo: opções e indicações para realizá-lo

Polimento automotivo: opções e indicações para realizá-lo

Qual o apaixonado por carros não gosta de estar sempre em dia com a pintura e a estética de seu veículo? O polimento automotivo é um serviço proporciona beleza para a pintura e lataria do seu veículo. Para saber opções e indicações de onde realizar o serviço, continue a leitura. 

Ter um carro bem cuidado e com a pintura em dia é um privilégio para quem gosta de cuidar do veículo. Além de um bom aspecto para o carro, cuidar da pintura e da lataria ajuda a proteger o veículo da ação dos fatores do tempo.

Isso porque as ações dos raios solares, chuva, granizo, poluição do ar, entre outros fatores, agridem bastante a parte externa do carro. 

Neste texto vamos mostrar a importância desses cuidados e a necessidade de investir em polimento automotivo. Para conhecer tudo sobre o tema, continue a leitura.

O que é polimento automotivo?

funcionário acquazero em pé ao lado de um veículo passando um equipamento de polimento da lataria: o que é polimento automotivo
O serviço é um dos essenciais para o cuidado com a estética automotiva.

Pensamos sempre nos cuidados básicos com o carro quando se diz respeito a limpeza e manutenção das partes internas.

Mas, na maioria das vezes, podemos não nos atentar para a conservação da estética automotiva. O polimento automotivo é um dos procedimentos mais importantes para o bom visual do carro.

Ele é um dos processos utilizadas para manutenção dos cuidados com a pintura do seu carro. Para ser realizado, são utilizados produtos e técnicas para a eliminação de contaminantes externos que estão prejudicando a pintura e, consequentemente, a lataria do carro. 

Para a realização de um polimento eficiente e cuidadoso, é recomendado que se busque por empresas especializadas. Isso porque o processo de retirada dos danos pode danificar ainda mais a pintura, se não for realizado de forma profissional, com técnicas e produtos apropriados.

A importância do polimento automotivo

Se você gosta de manter seu carro limpo e visivelmente bem cuidado, entende a importância do polimento do veículo.

Ao longo da vida útil de um carro, o recomendado é que esse tipo de serviço seja feita de forma periódica. Uma vez por ano, dependendo do estado da pintura e da lataria, pode ser o ideal para manter um bom aspecto do carro.

Até aqui já adiantamos a importância do polimento automotivo. Mas vale reforçar: o processo realiza a recuperação da pintura danificada por agentes externos. 

Por agentes externos, entendemos a exposição ao sol, à chuva, aos danos provocados por granizo, fezes de pássaros, seivas de árvores, arranhões, entre outras ações.

Assim, o polimento é recomendado para revitalizar toda a pintura e proteger a lataria. O serviço consegue recuperar o brilho original e, ao mesmo tempo, propicia uma camada para proteção da lataria.

Como funciona o polimento automotivo?

Depois de saber da importância do polimento automotivo, é hora de saber como o procedimento é feito. 

Neste tópico, apresentamos um passo a passo. Acompanhe. 

Lavagem do carro

funcionário acquazero ao lado de um carro segurando um borrifador na mão: uma das etapas do polimento automotivo
A limpeza da lataria é a etapa inicial do polimento.

Primeiramente, deve ser feita a lavagem do carro para a eliminação de poeira e sujeira excessiva que possam estar impregnadas na pintura.

Assim, é feita a preparação do carro para receber os produtos adequados para o processo seguinte que é a descontaminação de pintura.

Descontaminação

Após a limpeza convencional do veículo, é necessária a descontaminação da pintura. Somente com esse procedimento será possível preparar a superfície do carro para receber o polimento. Desse modo, o serviço será realizado de forma eficaz e com qualidade.

Como mencionamos anteriormente, os resíduos provocados por ações do tempo impregnam na pintura do carro, sendo possível apenas a retirada com produtos específicos. 

Portanto, esse processo é tão importante quanto o próprio polimento. Sem ele não seria possível obter o resultado esperado com o enceramento do veículo, e nem mesmo o brilho da lataria poderia ser devolvido. 

Assista ao vídeo abaixo para saber como o procedimento de descontaminação de pintura é realizado.


Enceramento

O enceramento é um processo simples que consiste na utilização de uma cera em toda a superfície do carro para dar brilho e proteção a pintura. Portanto, após descontaminar, é preciso encerar toda a parte externa do veículo.

Basta aplicar uma cera de boa qualidade e, em seguida, com a utilização de uma flanela, a lataria deve ser lustrada. Esse processo consegue devolver mais brilho para a pintura. É também importante que o serviço seja feito à sombra para evitar que a cera seque e manche a lataria.

Polimento

Enfim é chegado o momento do polimento do veículo. Após todas as etapas, o polimento automotivo finaliza o processo de revitalização de pintura. 

Assim, todos os riscos, manchas e possíveis marcas são eliminados trazendo o brilho para a pintura do automóvel.

Um ponto importante é buscar por esses serviços em empresas especializadas no assunto. Todos esses procedimentos, se não forem realizados por profissionais capacitados e bons produtos, podem danificar a pintura e lataria do seu veículo. 

A Acquazero, por exemplo, é a maior rede de estética automotiva do Brasil. Os clientes encontram serviços completos para limpeza externa e interna de carros, além de serviços voltados para estética e manutenção. 

Os atendimentos podem ser feitos de forma delivery, no local onde seu carro está estacionado; ou você pode ir até uma das unidades da Acquazero. Acesse o e-commerce da marca para saber mais!

Quais outros serviços podem complementar o polimento automotivo?

Precisamos compreender que o polimento é um serviço complementar. Não é indicado que o procedimento seja realizado de forma independente.

Por isso, outros serviços automotivos devem ser feitos antes e após o polimento automotivo para que a estética do seu carro seja ainda mais bem cuidada.

Veja abaixo o procedimento que deve ser realizado antes mesmo de iniciar o procedimento de polimento.

Cristalização de pintura

A cristalização de pintura é também um processo que consiste na revitalização da pintura automotiva. Por meio desse serviço, a pintura recebe uma camada espelhada propiciada pelo uso de uma resina. Assim, a pintura do seu automóvel fica muito mais protegida. 

Com isso, é possível evitar que as ações do tempo possam atingir a pintura. Esse processo produz um efeito repelente, que dificulta que partículas de sujeira fiquem muito impregnadas entre os poros da pintura.

Vitrificação de pintura

Um outro serviço muito eficiente é a vitrificação de pintura. O processo é ideal para proteger e intensificar o brilho da tinta.

A pintura do veículo recebe uma espécie de revestimento líquido que cria uma camada protetora contra desgastes causados pela ação do tempo.

O diferencial desse serviço é o tempo de validade do procedimento. Muitas empresas garantem uma proteção de até três anos.

Porque procurar empresas especializadas em polimento automotivo

Serviços voltados para cuidados com estética automotiva e higienização veicular devem sempre ser sempre buscados em empresas especializadas. É claro que você pode realizar a limpeza do seu carro, lavando a lataria e o interior do veículo de forma caseira. 

Entretanto, para serviços de maior qualidade, em que a limpeza será profunda e os cuidados com a estética mais certeiros, as empresas são a melhor indicação. 

Além de retirar as sujeiras, existem processos que eliminam bactérias, ácaros e até vírus que podem estar alojados nos estofados, tapetes, teto e outras partes do carro.

Os serviços de estética são completos e, quando feitos de forma profissional, contribuem bastante para o aumento da vida útil do automóvel. 

Por isso, não abra mão de buscar empresas especializadas em polimento automotivo e outros serviços de forma periódica. 

Gostou do nosso conteúdo sobre polimento automotivo? As dicas de como fazer e de outros serviços voltados para a estética com certeza ajudarão bastante no bom aspecto do seu veículo. 

Para continuar lendo outros conteúdos do tipo, continue navegando em nosso blog