fbpx
Como tirar mancha de vômito do sofá e aquele cheiro desagradável (infalível)

Como tirar mancha de vômito do sofá e aquele cheiro desagradável (infalível)

Existem algumas receitas caseiras de como tirar cheiro de vômito do sofá. Mas para que as dicas sejam eficientes, você precisa agir rápido logo quando esse pequeno acidente acontece. Neste texto apresentamos algumas dicas de limpeza para evitar que o seu sofá ou outro estofado fique manchado e com cheiro desagradável. 

Por mais desagradável que seja, acidentes nos sofás e outros estofados da casa podem acontecer. Vômitos, urina, derramamento de bebidas e alimentos estão passíveis de acontecer quando utilizamos muito um móvel.

Desse modo, é importante saber quais produtos de limpeza você tem em casa que podem ajudar a solucionar essas situações e, principalmente, evitar que o seu sofá fique manchado.

Para conhecer dicas de como tirar cheiro de vômito do sofá e evitar que o seu estofado fique manchado e com mau cheiro, continue a leitura.

Por que limpar de forma imediata?

Falar sobre vômito não é um assunto agradável, mas é importante entender como você pode resolver esse imprevisto.

O vômito pode ser causado pelas situações mais adversas. Se você tem bebê ou criança em casa, sabe que os pequenos às vezes podem passar mal e acabar vomitando no sofá da sala ou até mesmo na cama.

O vômito também pode acontecer se algum convidado passou da conta na bebida em alguma reunião entre familiares e amigos. Ou até mesmo você, dono da casa, pode passar mal e acabar vomitando no sofá.

Enfim, estes são só alguns exemplos para demonstrar como, realmente, acidentes podem acontecer. Sabendo disso, a sua ação deve ser rápida.

Independente se o fato acontecer em casa ou no carro, o vômito contém substâncias ácidas que podem causar a proliferação de microrganismos como fungos e bactérias.

Se o vômito não for limpo de imediato, essas substâncias podem ficar impregnadas entre as fibras dos tecidos, causando mau cheiro.

Os prejuízos, portanto, vão além da estética do seu sofá ou outro estofado. Se o vômito ficar muito tempo no seu sofá, por exemplo, tecido e espuma começarão a absorver as substâncias ácidas.

E se isso acontecer, dificilmente você conseguirá eliminar a mancha por completo. Inclusive, para eliminação do mau cheiro, serão necessários vários processos de limpeza. 

De que forma retirar o cheiro do vômito do sofá

produtos de limpeza: uma das soluções de como tirar cheiro de vômito do sofá
Alguns produtos de limpeza que temos em casa podem ser eficientes.

O primeiro passo para a saber como tirar cheiro de vômito do sofá é a limpeza do local. Obviamente não é uma ação agradável para se realizar. Entretanto, é necessária para evitar que o estofado fique manchado e com um odor desagradável. 

Assim, para retirar o excesso de vômito, primeiro utilize várias toalhas de papel ou um pano seco para absorver as substâncias. Esse processo de absorção poderá ser realizado algumas vezes, trocando as folhas de papel por novas, ou o pano.

É importante retirar todas as partículas de sujeira primeiro para, depois, realizar uma limpeza mais líquida, em que será necessário lavar o local em que o acidente ocorreu. Para isso, faça uma mistura com os seguintes produtos:

  • 1 litro de água;
  • ¼ xícara de álcool;
  • 1 colher (sopa) bicarbonato de sódio;
  • ½ xícara de vinagre branco;
  • 1 colher (sopa) amaciante.

Após a retirada de todo o excesso e da sujeira sólida, caso houver, faça a mistura com os produtos descritos acima. Coloque a substância em um borrifador e molhe todo o local em que o vômito ocorreu. 

Depois, passe uma escova de cerdas macias por toda a mancha. O ideal é repetir o processo algumas vezes para que toda a sujeira desgrude das fibras do estofado. Retire o excesso de umidade com um pano seco e deixe que o móvel seque ao ar livre.

Como remover cheiro de vômito do carpete e tapetes?

Assim como acontece no sofá, o tapete ou carpete podem também sofrer com algum resquício desse acidente – isso se não for atingido na mesma gravidade. Portanto, faça como mencionado acima. Limpe toda a sujeira grossa com toalhas de papel ou panos secos.

Nos tapetes as fibras do tecido podem ser soltas ou mais profundas. Por isso, é importante tentar outra dica. Use uma porção de bicarbonato de sódio ou maisena para certificar que todo o excesso de vômito foi retirado. Ambos funcionam como absorventes do líquido, e o bicarbonato ainda tem o poder de desinfetar.

Assim, deixe o produto agir por cerca de 20 minutos. Depois, utilize um aspirador de pó para retirar o bicarbonato ou maizena. Certifique se o tapete está com mau cheiro. Se ainda estiver, faça a limpeza com água, vinagre e amaciante, descrita acima. 

Saiba como tirar mau cheiro de vômito do carro

funcionário acquazero realizando a limpeza do banco de um carro com um instrumento de sucção
Nos bancos dos carros também é importante agir rápido para eficar manchas profundas.

Assim como falamos da sujeira do sofá e dos tapetes, a limpeza do vômito do carro também é muito importante.

Os processos se repetem e, como já falamos anteriormente, o primeiro passo é a limpeza pesada da parte grossa da sujeira.

Para a limpeza e retirada do mau odor vamos precisar dos seguintes ingredientes:

  • Detergente;
  • Água;
  • Panos;
  • Bucha;
  • Vinagre.

Faça uma mistura com água e detergente e utilize uma bucha para esfregar todo o local manchado. Em seguida, com o auxílio de um pano seco, retire o excesso de umidade. 

Para o próximo passo, faça uma mistura com duas partes iguais de água e vinagre de álcool. Com o auxílio de um borrifador, aplique a mistura no local e, com uma bucha macia, esfregue a solução por todo o estofado do carro.

Deixe que o local seque ao ar livre e, antes de fechar o carro, certifique-se que o estofado está completamente seco. 

Essas dicas podem funcionar bem dependendo do caso. Entretanto, existem as situações em que o vômito ficou muito tempo no estofado. Ou mesmo as receitas caseiras não foram suficientes para retirada do mau cheiro. 

Se esse for o caso, o ideal é contar com o auxílio de uma empresa especialista em limpeza de sofás e outros estofados. 

Como tirar cheiro de vômito do sofá, carro ou tapetes: limpeza profissional

Por mais que os produtos caseiros sejam eficazes em algumas situações, para saber como tirar cheiro de vômito do sofá de forma eficiente é contratando uma empresa profissional. 

Contudo, você não se verá livre de, pelo menos, tentar limpar o local. Até porque, por mais que você contrate uma empresa, não vai esperar que um profissional chegue na sua casa com o vômito no mesmo lugar, não é mesmo?

Assim, limpe o grosso e procure empresas de confiança que sejam especialistas em limpeza de estofados. A Acquazero, por exemplo, trabalha com uma gama de serviços voltados para limpeza e impermeabilização de estofados. 

Ou seja, não importante onde o acidente tenha ocorrido: colchão, sofá, poltrona, tapete ou carpete. A Acquazero conta com profissionais capacitados para realizar a limpeza, com boas técnicas e produtos biodegradáveis. 

Além de cuidar da casa, a Acquazero também é a maior rede de estética automotiva do Brasil. Assim, você também pode solicitar serviços para o seu automóvel, seja de limpeza, estética ou manutenção. Acesse o e-commerce da marca para saber mais!

Inclusive, se o vômito tiver acontecido dentro do carro, nos bancos, a Acquazero também soluciona o problema. No vídeo a seguir, você conhece um dos serviços oferecidos pela marca. 

Gostou do nosso texto sobre como tirar cheiro de vômito do sofá? Não se esqueça de realizar a limpeza do local logo quando o acidente acontecer.

Para ler outros textos com dicas de limpeza para sua casa ou carro, continue navegando em nosso blog.