fbpx
Como tirar mancha de óleo de estofados e roupas

Como tirar mancha de óleo de estofados e roupas

Saber como tirar mancha de óleo do sofá ou das roupas é essencial para evitar que o aspecto do tecido seja prejudicado. As manchas podem acabar afetando a vida útil do material e até mesmo causando mau cheiro. Para evitar essa situação, apresentamos dicas de como eliminar as manchas de óleo do tecido. Continue a leitura.

Não bastasse a limpeza convencional que precisamos fazer todos os dias, existem algumas situações que nos tiram da rotina.

Manchas de gordura são terríveis e dependendo de quanto tempo estão no estofado ou em uma roupa, são bem difíceis de serem eliminadas.

Quando acidentes com derramamento de líquidos ou comida acontecem no estofado do sofá ou na roupa, é importante agir rápido para que a gordura não seja muito absorvida pelos tecidos. 

Existem algumas receitas caseiras para ajudar na eliminação dessas manchas e, além disso, há empresas especialistas no assunto. Para saber como tirar mancha de óleo, continue a leitura.

Por que devemos nos preocupar com as manchas de óleo?

mão segurando um borrifador de água sanitária. uma das formas de como tirar mancha de óleo
A limpeza de móveis auxilia no bom aspecto e, principalmente, na eliminação de microrganismos.

São muitos os motivos para nos preocuparmos com as manchas em tecidos. Não somente as manchas de óleo, mas todas aquelas causadas pelos mais variados acidentes.

Além de deixar um aspecto ruim em um estofado, poltrona ou outro tecido, as manchas podem causar a proliferação de fungos, bactérias e outros microrganismos.

Assim, além de um tecido manchado, você terá um bom ambiente para que esses bichinhos invisíveis a olho nu possam se multiplicar e causar alergias respiratórias.

Por essa razão, cuidar do seu sofá e de suas roupas se torna ainda mais importante. Para manter os cuidados em casa, ensinaremos a você algumas dicas que podem ajudar a tirar mancha de óleo de estofados e roupa ou, pelo menos, reduzi-las ao máximo. 

Basta que você separe alguns produtos de limpeza e reserve um tempo do seu dia para essa atividade. Acompanhe.

Saiba como tirar manchas de óleo das roupas

Assim como acontece no sofá, você também pode sujar a sua roupa com gordura. Para saber como tirar mancha de óleo da roupa existem algumas opções práticas. E saiba que as mesmas dicas a seguir podem ser feitas no tecido do sofá.

Remover o excesso de óleo das roupas não é uma tarefa fácil, mas é possível. Primeiro, assim que o acidente com óleo acontecer, você deve tirar o excesso de gordura com uma toalha de papel.

Depois, passe um pouco de água morna no local da mancha e a esfregue com um pouco de sabão neutro. Esfregue a mancha em movimentos circulares e retire o excesso de sabão com mais um pouco de água morna.

Avalie se a mancha foi completamente retirada após a secagem. Caso não a mancha não tenha sido completamente retirada, repita a operação. É possível adicionar um pouco de suco de limão para ajudar na eliminação da mancha.

Pingue algumas gotas de limão no local que está manchado. O ideal é também colocar uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio e, depois, realize movimentos circulares.

O ácido cítrico é uma opção bastante eficiente, inclusive está presente em vários produtos desengordurantes que utilizamos no dia a dia. 

O ideal é que essa solução seja utilizada em tecidos claros pois o limão também pode manchar a peça. Faça esse processo e retire o excesso da mistura com água.

Como tirar mancha de óleo do sofá?

funcionário acquazero agachado perto de um sofá realizando a limpeza do estofado. essa é uma das formas de como tirar mancha de óleo de tecidos
Alguns processos caseiros podem ser muito eficientes na eliminação de manchas.

Se você passa muito tempo sentado no sofá, uma hora ou outra vai querer comer aquele lanche assistindo televisão. E, por isso, acidentes com comidas podem acontecer.

Se você não limpar o local logo quando o acidente acontece, além de manchar, o tecido pode começar a apresentar mau cheiro.

Por isso, separe os produtos a seguir para a retirada de mancha de óleo de forma caseira:

  • Talco;
  • Escova de cerdas macias;     
  • Papel toalha;     
  • Pano seco;        
  • Água morna.

Passo a passo da retirada

Assim que o tecido do sofá for manchado de gordura, utilize duas folhas da toalha de papel para absorver toda a gordura. Pressione o local para que o papel faça a eliminação do excesso de óleo.

Em seguida, aplique o talco por cima do papel toalha e deixe que o produto aja por cinco minutos. O talco irá ajudar a absorver o excesso de óleo que, porventura, possa ter ficado no tecido. 

Assim que passar o tempo de ação, retire o papel com o talco e passe uma escova de cerdas macias para remoção dos resíduos.

Enfim, passe um pano úmido com água morna no local para retirar qualquer vestígio. Se você ainda estiver sentindo cheiro de gordura, pingue algumas gotas de detergente neutro no local e faça movimentos circulares com a escova. Depois, retire o excesso de produto com água morna.

Como tirar mancha de óleo dos sofás de couro

sofá de couro laranja ilustrando a sessão do texto: como tirar mancha de óleo de sofá de couro
Sofás e poltronas de couro exigem ainda mais atenção na hora da limpeza.

Se o seu sofá for de couro, você já sabe que o móvel precisa de um cuidado redobrado e uma maior atenção na hora da limpeza.

Devido ao material que é bem delicado, é importante saber quais produtos você pode utilizar para que o couro não fique manchado ou a vida útil do material não seja reduzida.

Assim, para saber como tirar mancha de óleo do sofá de couro, o papel toalha deve ser utilizado para retirada do excesso de gordura do material. Depois, água morna e detergente neutro são os produtos mais seguros para serem depositados no local da mancha. 

Alguns produtos de limpeza com ação desinfetante podem acabar manchando o tecido. Por isso, recorra ao sabão neutro para a limpeza da superfície. Depois que você esfregar o local, passe um pano seco para retirar o excesso de umidade.

Como o sofá de couro tem uma superfície mais lisa, as chances de absorção da gordura são um pouco menores do que em um sofá de tecido. Entretanto, sofás e outros móveis de couro exigem outros cuidados, como a hidratação.

Nesse caso é importante se atentar aos produtos adequados para esse procedimento. Busque no mercado produtos voltados para hidratação de couro e leia atentamente as instruções do fabricante. 

Mas se você tem receio de fazer esse procedimento, saiba que pode sempre contar com os serviços das empresas especializadas em limpeza de estofados. Muitas também oferecem o procedimento de hidratação de couro e, com isso, o serviço poderá ser feito com qualidade e segurança.

Saiba quando buscar por uma limpeza de sofá profissional

Mostramos ao longo do texto algumas dicas que podem ajudar a solucionar a sua dúvida de como tirar mancha de óleo de estofados e roupas. Muitos produtos que temos em casa podem ser eficientes nessa tarefa.  

Entretanto, se a mancha já estiver no tecido há muito tempo, ou se as soluções aqui apresentadas não forem suficientes, o ideal é contar com os serviços de uma empresa de limpeza profissional.

A Acquazero, por exemplo, conta com uma série de procedimentos para limpeza não só de sofás, mas também de colchões, poltronas, carpetes e tapetes.

O atendimento é realizado de forma delivery e, por isso, você não precisa se preocupar em se deslocar até uma das lojas da marca. 

Além dos cuidados para a casa, a marca é a maior rede de estética automotiva do País. Assim, você pode contratar o serviço de limpeza do seu sofá e aproveitar a solicitar a limpeza dos bancos do seu carro.

Ou até mesmo contratar uma higienização interna completa do seu veículo. Acesse o e-commerce da marca e saiba mais.

No vídeo a seguir, você fica sabendo como é feito o procedimento de limpeza de bancos de couro de veículos.

Para ler outros conteúdos sobre cuidados com os móveis da casa ou até mesmo com o seu carro, continue navegando em nosso blog.