fbpx
Como fazer polimento de rodas da forma mais simples possível

Como fazer polimento de rodas da forma mais simples possível

Para manter seu carro bonito, ele deve estar brilhando por inteiro. Pouco adianta uma lataria bonita se as rodas estiverem sujas ou foscas. Por isso, aprenda hoje como fazer o polimento de rodas.

Claro, todo mundo quer ter um carro inteiramente bonito. No entanto, por causa do calor e do atrito constante com o asfalto, a poeira pode se tornar altamente destrutiva para as rodas do seu carro.

Quanto mais você usa o seu veículo, mais danos para as rodas. Então, você não deve permitir que a poeira dos freios e a sujeira da rua fiquem por muito tempo nas rodas do veículo.

Qual é o passo a passo para deixar a roda brilhando?

Antes de tudo, você deve lavar os pneus. Sim, preocupe-se com eles antes de focar nas rodas.

Assim, espalhe uma solução de limpeza nos pneus e deixe descansar por um minuto. Depois, esfregue o pneu com uma escova até se livrar de toda a sujeira.

Feito isso, agora sim, tire os resíduos e lave as rodas.

Use um limpador suave para remover a poeira, manchas, graxa e outros contaminantes da rua. Você pode usar o produto nos aros e raios de cromo, liga e alumínio.

A próxima etapa é limpar e esfregar as rodas. Comece no topo da roda e depois vá descendo. Use uma escova própria para rodas. Elas te ajudam a limpar os pneus, rodas e aros sem muito esforço.

Em seguida, enxágue a roda. Use uma mangueira ou máquina de alta pressão para tirar a sujeira dos pneus e rodas.

Carro preto na grama imagem ilustrativa texto Polimento rodas
Antes de polir as rodas, é necessário lavá-las.

A secagem deve ser manual. Então, depois de lavar toda a sujeira, seque a roda com uma toalha e verifique se você deixou algum ponto sem limpar. Comece pelo centro da roda e, aos poucos, vá ampliando seus movimentos.

Depois, aplique um produto também no pneu, o famoso “pretinho”, espalhando-o uniformemente.

Por fim, adicione uma solução protetora à roda. Isso ajudará a realçar o brilho das rodas e facilitar novas limpezas.

Agora que suas rodas estão brilhantes e com o aspecto renovado, mantenha-as limpas. Assim, você vai evitar danos futuros.

Saiba como fazer o polimento de rodas

Para muitas pessoas, não basta ter as rodas limpas e brilhantes. Alguns buscam aquela luminosidade especial. É o seu caso?

Antes de começar a polir, é importante ressaltar que rodas de cada tipo de material requerem cuidados específicos.

Veja a seguir como fazer o polimento de rodas de materiais diferentes e como protegê-las de forma eficiente.

Polimento em roda de liga leve

Primeiramente, você deve escolher o polidor com base no que está na superfície da roda de liga leve.

Por exemplo: uma roda com revestimento transparente requer um polimento menos agressivo do que uma de alumínio e sem revestimento.

Faça o polimento das rodas de liga leve entre os raios, com uma ferramenta não abrasiva. Se a liga for de alumínio, ela pode manchar e enferrujar.

Evite também as bolas de polimento de lã nas rodas de liga leve com revestimento transparente. Para esse tipo de roda, escolha um polidor que seja seguro em metais revestidos.

Detalhe do carro Aston Martin, com avião caça ao fundo
O polimento deixa as rodas do seu veículo com um brilho extra.

Para obter melhores resultados, aplique polidores de metal nas rodas com uma ferramenta de polimento. O equipamento te dará uma velocidade consistente e a potência necessária para polir as rodas de maneira eficaz.

Faça o serviço em uma roda de cada vez. Comece devagar e espalhe sobre a roda. Aumente gradualmente a velocidade, movimentando o polidor sobre a roda até que o polimento comece a secar ou diminuir.

Use uma toalha de microfibra macia e limpa para limpar a roda. Depois, passe para a roda seguinte.

Polimento em roda de magnésio

Antes de tudo, limpe completamente a roda. Você pode usar uma solução de água e sabão. Porém, melhor ainda seria usar um produto apropriado para a limpeza do material.

Inspecione as rodas quanto a rachaduras, especialmente em torno das áreas do talão e das porcas. Caso você encontre, o melhor é procurar um profissional para fazer os reparos ou substituir a rodas.

No passo seguinte, tire o acabamento antigo com um removedor e o aplique em apenas uma direção. Remova o revestimento usando um raspador de plástico ou uma escova.

Depois, reaplique o removedor em todas as áreas restantes e deixe descansar. Em seguida, esfregue a área com um pano e remova o revestimento.

Por fim, lave a roda com bastante água fria, para tirar o removedor de pintura.

Assim que suas rodas estiverem completamente limpas e inspecionadas, remova os pequenos arranhões e riscos, usando uma lixa apropriada.

Atenção: nas rodas de duas peças, não remova nenhuma quantidade significativa de metal, especialmente das áreas de solda.

Mustang verde em um salão de exposição de carros imagem ilustrativa texto Polimento rodas
Rodas de liga leve dão um caráter esportivo ao veículo.

Polimento em roda diamantada

A composição de uma roda diamantada não é a mesma de uma de liga leve. Se esse tipo de roda sofrer danos, pode acabar permitindo que a umidade entre. Isso pode causar uma aparência turva ou até com bolhas.

As rodas diamantadas podem ser reparadas raspando a camada superior, revelando a parte de baixo da liga.

No entanto, essa não é uma solução definitiva. Isso porque, chegará a um ponto em que não dará mais para remover nenhuma liga. Além disso, o procedimento é caro.

Por isso, o ideal é manter a roda diamantada em boas condições. Antes de polir, você deve ter o cuidado de limpar as rodas sem causar danos ao verniz.

Durante a limpeza, lembre-se de que as rodas diamantadas são revestidas de uma camada transparente. Mantenha essa camada intacta e evite imperfeições ou manchas na roda.

Como remover ferrugem e oxidação das rodas?

Primeiramente, sinta a aspereza da superfície. Uma superfície muito áspera é uma indicação de uma alta oxidação.

Assim como nos outros casos vistos até aqui, o aço cromado deve ser lavado e seco antes da aplicação do polidor.

Depois de lavar, teste o polidor em um local imperceptível e verifique se o nível de limpeza é adequado à sua aplicação. Nessa área de teste, determine a quantidade de fricção necessária para remover a oxidação.

Repita a mesma força de aplicação e garanta uma limpeza uniforme em toda a superfície. Limpe uma roda de cada vez.

Esse polimento também pode ser feito à máquina. Lembre-se de escolher um disco de algodão apropriado para o polimento de metal. Por fim, deixe o polidor secar e use um tecido de algodão ou microfibra.

Ferrari preta vista no detalhe pela diagonal traseira
O calor e o atrito constante com os freios podem danificar as rodas.

Alguns cuidados antes de tirar riscos de rodas

As rodas dos polidores giram muito rapidamente. Com isso, elas podem acabar espalhando pedaços de tecido, cera de polimento e removedor.

Então, uma boa ideia é usar luvas de borracha e proteção ocular adequada durante o procedimento. Use também um avental plástico de proteção, além de roupas que sejam resistentes a produtos químicos.

Além disso, antes de começar o polimento, é interessante remover os pneus. Assim, você obtém melhores resultados. Ao retirar o pneu, você inspeciona melhor a roda, além de limpar, polir ou pintar ao redor.

Esse serviço é feito rapidamente em qualquer borracharia. Se você não puder remover o pneu, use fita adesiva na parte em que o pneu encontra a roda, para proteger a borracha. Afinal, muitos dos produtos utilizados são extremamente abrasivos.

Outra observação importante é que o removedor pode ser usado em alumínio. No entanto, tenha em mente que o alumínio é um material mais maleável.

Sendo assim, sua aparência e cor podem ser ligeiramente alteradas para obter um brilho maior.

Como cuidar dos pneus?

Bem, até aqui você aprendeu como cuidar das rodas do seu carro. No entanto, de nada adianta você andar com as rodas do seu carro brilhando, se os pneus continuam foscos.

Muitas vezes, as pessoas aplicam o tradicional pretinho, mas ele some em poucas horas. Na maioria dos casos, isso ocorre devido à mistura do produto com água.

Com isso, o conjunto de pneus e rodas permanecerão com o aspecto gasto e mal cuidado.

Uma boa notícia é que existe um revitalizador de pneus mais eficaz do que o famoso pretinho.

Com ele, mesmo que chova ou você passe por poças, seus pneus permanecerão brilhando.

Mesmo assim, é importante lembrar que você precisa lavar os pneus antes da aplicação.

Acompanhe o vídeo abaixo e veja quais são as opções no mercado e o passo a passo para a aplicação.

Interessante, não é? Se você procura uma solução profissional para o polimento de rodas, baixe nosso aplicativo ou entre em nosso e-commerce. Lá, você encontra o serviço mais perto de você e ainda consegue agendar o dia e horário do seu atendimento.