Como limpar o teto do carro de forma simples e descomplicada

Como limpar o teto do carro de forma simples e descomplicada

Uma das coisas mais importante na hora de higienizar um veículo é saber como limpar o teto do carro da forma correta. Muitas pessoas, seja por hobby ou até profissionalmente, deixam de fazer esse trabalho. 

O primeiro ponto que devemos saber é que limpar o teto é algo que vai além da estética. É um hábito saudável, afinal esse espaço conta com um grande acúmulo de microrganismos como fungos, bactérias, ácaros e vírus. 

Assim, podemos dizer que ele é tão fundamental quanto qualquer outro procedimento. Principalmente se tratando de uma das maiores partes internas que é envolvida com tecido no veículo.

Dessa forma, para ensinar você a manter o teto sempre limpo, preparamos o texto a seguir com um passo a passo e dicas para deixar seu carro longe de doenças respiratórias e alergias. Acompanhe com a gente. 

Como limpar o teto interno do carro?

Para quem deseja saber como limpar o teto interno do carro, o primeiro passo é separar corretamente os itens que serão necessários para realizar o trabalho.

Nesse momento, é importante estar com tudo próximo e fácil para que não fique nenhuma etapa do processo de fora. 

Para fazer a limpeza de forma caseira é preciso separar dois litros de água, vinagre de álcool, bicarbonato de sódio, meio copo de álcool, amaciante, borrifador, escova de cerdas macias e panos limpos.

O primeiro passo agora é montar a sua solução para conseguir remover toda a sujeira do teto. 

Faça a solução

Inicialmente, misture a água com um copo americano de vinagre. Em seguida, coloque duas colheres de sopa do bicarbonato de sódio e o meio copo de álcool.

Espere começar a borbulhar devido a reação química e acrescente duas colheres de amaciante. 

Pronto, agora é só misturar bem até que crie um líquido homogêneo. Após todo esse processo, a próxima etapa é colocar a solução dentro do borrifador e se preparar para iniciar o processo. 

Comece a aplicação

A limpeza deve ser cuidadosa e completa.

Dentro do carro, deite os bancos da frente de uma maneira que você consiga ter acesso a todo o teto. Porém, antes de começar a aplicar, não esqueça de proteger os seus olhos para evitar algum tipo de irritação. 

Pegue o borrifador e comece a aplicar no teto. O importante é separar o local em duas partes: lado do motorista e do passageiro. Assim, você limpa cada parte de uma vez e não corre o risco de fazer um trabalho ruim.

Utilize a escova para tirar a sujeira

Após a aplicação na área desejada, utilize a escova para fazer movimentos circulares no teto até que comece a formar bolhas.

O tempo é até você sentir que o produto tem penetrado no tecido e agindo contra a mancha. Tome cuidado para não aplicar muito perto do espaço. É importante que encontre um meio termo. 

Ao finalizar, a próxima etapa é limpar toda essa solução misturada com a sujeira. Para isso, pegue um dos panos, de preferência microfibra, e faça movimentos circulares. 

Faça esse processo até toda a solução ter saído. Caso ainda encontre sujeira, repita o processo até que a situação esteja melhor. 

Espere o teto do carro secar

Deixe o carro secar por até 24 horas, sempre com as janelas abertas e na temperatura ambiente para evitar a formação de microrganismos causadores do mofo, por exemplo. 

Porém, se ainda persistir a sujeira, o ideal é procurar uma empresa especializada em estética automotiva e que ofereça o serviço de higienização interna em seu catálogo. Além de ser mais prático para você, pode sair até mais barato. 

A seguir, preparamos um vídeo mostrando na prática como fazer toda a limpeza do teto do seu carro. Confira. 

Segredos de como limpar o teto do carro

Agora que você sabe o processo de como limpar o teto do carro, vamos apresentar alguns segredos importantes a você. Para que você tenha uma melhor eficiência no seu trabalho e evitar algum tipo de dano ao seu veículo, a primeira dica é escolher dias ensolarados para fazer o processo. 

Dessa forma, você garante uma secagem mais fácil e evita a proliferação de fungos. Além disso, outro ponto importante antes de começar o seu serviço é sempre passar um pano limpo para remover a poeira e sujeira mais superficial. 

Assim, você terá menos trabalho no decorrer da operação e irá garantir que a sua solução irá penetrar melhor no tecido. 

Ao começar a borrifar, você pode observar se está exagerando na quantidade aplicada em um mesmo ponto, devido ao estufamento do teto.

Cuidados que devem ser tomados 

Geralmente, entre o tecido e a carroceria, existe uma espuma protetora, que ao entrar em contato com a água acaba aumentando o volume e favorecendo o deslocamento da peça. 

Caso isso aconteça, interrompa imediatamente o trabalho, tente remover ao máximo o líquido com um pano e espere secar. verifique se há algum tipo de estufamento no teto. Se não sentir segurança suficiente para fazer o processo, procure uma empresa especializada. 

Outra dica importante é na hora de passar a escova no tecido. Por mais macia que ela seja, o atrito das cerdas com o pano pode acabar criando fiapos e deixando uma aparência não muito bonita. Dessa forma, envolva o item em um pano de microfibra limpo e faça os movimentos circulares. 

Também evite de aplicar muita força, limpar o teto do carro é mais uma questão de jeito.

Muita pressão, pode fazer com que você acabe descolando o teto. Lembrando, em caso de qualquer dano, interrompa o procedimento e espere secar para ver o resultado. 

Empresas profissionais realizam o serviço de forma segura. A Acquazero, por exemplo, é uma empresa especialista em serviços automotivos. A marca trabalha com procedimentos completos para limpeza, estética e manutenção dos carros.

Para não correr nenhum risco no processo de limpeza do teto do seu carro, procure a marca!

Qual a importância de manter o teto do carro sempre limpo?

Manter o carro limpo internamente é tão importante quando deixá-lo esteticamente apresentável por fora. Porém, com um agravamento maior. Afinal, os maiores riscos para a saúde do motorista estão na parte interna do automóvel. 

Ou seja, devido as diversas partes feitas de tecido como teto, carpete, banco, estofado etc, é comum acumular fungos, bactérias, vírus e ácaros. Esses microrganismos podem causar doenças e até mesmo, há crises alérgicas fatais. 

Além disso, manter o carro sempre limpo internamente garante sempre o bom cheiro e uma vida útil maior para as peças.

Porém, a limpeza não precisa ser tão periódica quanto a externa, uma vez por ano é o suficiente para manter o seu carro em um bom estado. 

Fazendo uma limpeza sozinho, você terá que realizar esse trabalho em um dia que estiver bem disposto e animado para o procedimento. Afinal, são diversos cuidados que precisam ser tomados. 

Como vimos ao longo do texto, existe uma distância segura para aplicar a solução, é preciso evitar jogar muito no teto e esperar pelo menos um dia secando com os vidros abertos e na temperatura ambiente. 

Gostou do nosso conteúdo sobre como limpar o teto do carro? Quer aprender mais sobre outros serviços para fazer em casa? Continue acompanhando o nosso blog.