Limpeza ecológica automotiva: entenda, de forma definitiva, como funciona

Limpeza ecológica automotiva: entenda, de forma definitiva, como funciona

A limpeza ecológica automotiva é um dos serviços que tem mais chamado atenção do mercado. Não apenas por ser sustentável, mas por permitir que o próprio proprietário do carro realize o trabalho em sua casa, economizando na água e nas contas. 

O Brasil, entre os anos de 2014 e 2016, passou por uma das piores crises hídricas da história do país. Como resultado, tivemos algumas grandes cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, trabalhando com rodízio de água por alguns meses. A falta de água é causada pela falta de chuvas no Sudeste e pelo consumo displicente. 

Dessa forma, surgiram diversas empresas com a finalidade de trabalhar com processos de lavagem a seco, um método mais em conta, barato e ecologicamente correto para lavar o carro. Não à toa, o procedimento ainda continua fazendo sucesso entre os proprietários de de veículos.

Sabemos como o carro é tão importante para algumas pessoas e traz grandes memórias para seus proprietários.

Assim, se você é um deles ou apenas um curioso para saber melhor como realizar esse trabalho, se é verdade ou não, e as vantagens de contratar profissionais, preparamos o texto a seguir para você. Acompanhe a leitura. 

Como funciona a limpeza ecológica automotiva?

Vivemos em um momento onde a economia de água tem se tornado cada vez mais importante, não só para o bem do meio ambiente, mas também devido aos altos preços cobrados pelas distribuidoras em algumas cidades. Assim, é preciso buscar outras soluções para deixar o carro sempre limpo. 

Por mais que pareça loucura deixar o exterior de um veículo 100% limpo, sem utilizar muita água, saiba que existem pelo menos dois tipos de procedimentos que ajudam nesse tipo de serviço.

Dessa forma, o proprietário consegue pagar por um serviço que vai de encontro com o pensamentos sustentável, principalmente após a crise hídrica entra 2014 e 2016.

Vale ressaltar que o método consiste em uma solução de água e cera, que juntas conseguem criar uma superfície capaz de remover as impurezas, facilitar a passagem do pano sobre a carroceria e reduzir as possibilidades de alguma partícula se fixar nos poros da estrutura por algumas horas. 

Lavagem a seco

O primeiro método mais comum que você irá encontrar em lojas especializadas nesse tipo de lavagem, é procedimento a seco.

Apesar de ter esse nome, ela utiliza uma pequena quantidade de uso de água para fazer o procedimento.

funcionários acquazero realizando uma limpeza ecológica automotiva na lataria de um carro
O principal diferencial é o uso consciente de água para limpeza externa de um veículo.


A diferença nesse caso, é que não são utilizados baldes, mangueiras de alta pressão ou qualquer dispositivo comum para fazer uma limpeza. 

Ou seja, nesse procedimento, é utilizado um borrifador com a solução. Com isso, é possível aplicar sobre a superfície que deseja limpar e passar uma flanela para remover as impurezas por completo.

Por mais que pareça algo simples, o serviço é tão eficaz quanto a tradicional água e sabão. 

Além disso, uma das grandes vantagens desse formato de limpeza ecológica automotiva, está no brilho mais intenso que ela deixa o seu veículo após finalizar.

Afinal, com o produto químico utilizado, que vale destacar não agride o meio ambiente, a aparência fica mais chamativa. 

Lavagem a vapor

Já a lavagem a vapor possui algumas características bem definidas. Por causa da sua finalidade de utilizar a água vaporizada, essa limpeza é indicada para a parte interna do veículo.

Dessa forma, o procedimento consegue eliminar as manchas mais profundas do estofado ou qualquer outro tipo de sujeira sobre superfícies. 

Nesse caso, é utilizado uma máquina com uma pequena quantidade de água. Dentro do maquinário, o líquido é submetido a uma pressão causada pelo ar comprimido.

Por causa disso, o vapor é expelido e está pronto para ser utilizado para o processo. Junto com a água, também é misturado produtos utilizados químicos específicos. 

Além disso, por mais que pareça adequado apenas para as partes internas do veículo, a lavagem a vapor pode ser utilizada na carroceria. Porém, a sua eficiência não é tão boa quanto ao processo citado anteriormente.

Esse serviço é mais aconselhável para limpezas mais de difícil acesso, como pequenas peças específicas, motor etc. 

Descubra como fazer a limpeza ecológica automotiva em casa

funcionário da acquazero limpando o estofado de um sofá
É essencial manter a rotina de limpeza de móveis e estofados.

A limpeza ecológica automotiva para ser feita em casa só é possível se for o formato a seco. Isso porque quando se trata do procedimento a vapor, é necessário ter o equipamento específico para realizar o trabalho.

Além de ser aconselhável ser feita por profissionais para que obtenha o melhor resultado. 

Porém, para fazer a lavagem a seco é necessário um pequeno investimento, mas com a economia de água que irá gerar, certamente irá valer a pena.

Antes de iniciar o processo, é necessário adquirir um kit específico ou montar o seu. Dentro dele, é preciso que tenha alguns itens que podem ser encontrados em sua casa. Vamos a lista:

  • cera para lavagem a seco voltada para lataria do carro;
  • borrifador de compressão;
  • pincel para acabamento de pneus e detalhes externos;
  • flanela ou panos de microfibra;
  • solução voltada para limpeza de vidros;
  • desengraxante para rodas e pneus.

Com esse kit, você está pronto para iniciar a sua lavagem ecológica. A seguir, as próximas etapas são bem simples.

O primeiro passo é fazer a dissolução da água com a cera específica. É bem importante seguir as quantidades específicas indicado pelo fabricante. Se colocar menos ou mais que o indicado, pode não entregar o brilho desejado

Em seguida, coloque ela no borrifador e espalhe pelo carro. Aqui, o ideal é aplicar em pequenas partes inicialmente para que você tenha um controle maior sobre onde está limpando e não ter a chance da mistura secar.

Faça movimentos leves com a flanela de microfibra, sem muita força para não riscar o carro com a sujeira.

A seguir, separamos um vídeo explicativo sobre todo o processo e como utilizar os demais itens da sua lista, como o pincel, a solução para limpar o vidro e o desengraxante para rodas e pneus. Confira abaixo. 

Quais as vantagens desse método?

Como é de se imaginar até aqui, realizar a limpeza ecológica automotiva traz algumas vantagens diferenciadas quando comparamos com o método tradicional.

O primeiro, com certeza é quanto a economia de água. Se estima que um lava-jato tradicional consuma, em média, mais de 300 litros de água por carro. 

Esse consumo não é muito distante da quantidade gasta nas limpezas feitas em casa. Por outro lado, para que uma empresa especializada em lavagem a seco possa chegar no gasto de um lava jato tradicional, será preciso lavar aproximadamente mil carros.

Isso acontece porque é possível fazer a limpeza ecológica com apenas 300 ml de água.

Além disso, a Organização das Nações Unidas (ONU) aconselha que cada pessoa utilize apenas 100 litros de água por dia. Logo, podemos observar as vantagens desse tipo de procedimento, seja feito por profissionais ou em casa.

Caso opte por fazer sozinho, a economia vai aparecer na sua conta de água, o que acaba justificando o investimento no kit. 

Por fim, outra vantagem de contar com essa lavagem mais sustentável, é a possibilidade de ter outros serviços para complementar o trabalho, gastando praticamente o mesmo tempo que teria em uma lava jato convencional.

Ou seja, é possível contratar polimento, cristalização de vidro, higienização de ar-condicionado etc. 

Com isso, o seu carro fica com aspecto muito mais atrativo do que com os procedimentos tradicionais.

Todos os mercados estão em constante desenvolvimento para encontrar maneiras mais em conta e práticas de fazer trabalhos que antes exigiam muito tempo ou disposição de quem executa. 

Gostou do nosso conteúdo sobre a limpeza ecológica automotiva e deseja aprender mais sobre outros procedimentos? Continue a leitura em nosso blog e fique por dentro de diversos serviços práticos para seu carro.