Polimento para deixar o seu carro brilhando como nunca antes

Polimento para deixar o seu carro brilhando como nunca antes

Um carro sempre brilhando é o sonho de consumo de muitos apaixonados por automóveis. Para isso, um bom polimento é essencial após a lavagem para reavivar as cores e proteger a pintura.

Os cuidados com a estética automotiva são um hobby para muitos amantes de carros.

No entanto, para proteger a pintura e manter o brilho por mais tempo, é preciso um bom polimento. Para fazer por conta própria, o antes e depois pode não ficar da melhor forma sem os equipamentos certos.

Por outro lado, a tabela de preços de polimento automotivo não é muito atrativa, podendo variar de R$200,00 a R$300,00 a depender do estado da pintura. Há também a variação de acordo com o tamanho do carro.

Apesar disso, este serviço de polimento é ideal para proteger a pintura. o procedimento também consegue retirar os riscos superficiais. Feito por profissional, este polimento técnico dará ainda mais destaque para o seu carro.

Alguns processos de estética automotiva devem ser feitos de tempos em tempos, para conservar melhor algumas partes do carro. Para a pintura, com certeza uma boa lavagem e um polimento são diferenciais.

Fazer este serviço por conta própria exige um cuidado especial. É preciso conhecer os melhores produtos e ter uma certa técnica. Além disso, alguns equipamentos facilitam a execução.

Por outro lado, para quem dispõem de recursos financeiros, o polimento é um investimento que vale a pena. Assim, seu carro ficará mais valorizado e a pintura protegida da ação danosa do tempo.

Para cidades banhadas pelo mar, proteger contra a ação da maresia faz ainda mais diferença para não danificar a pintura. E não pense que é apenas a cera que fará esta proteção, conforme mostraremos.

Confira antes no vídeo abaixo algumas dicas profissionais para lustrar o seu carro.

Como cuidar da pintura?

Para quem não está muito familiarizado com o processo de polimento, pode achar que ele consiste apenas naquela cera tão famosa. Mas saiba que o procedimento pode ser muito mais complexo que isso.

O procedimento caseiro não elimina riscos, nem manchas. Além disso, a pintura suporta, no máximo, duas duchas. E é importante saber que peças que não têm a superfície lisa não devem ser enceradas.

Já o polimento profissional, com produtos e instrumentos especiais, é usado em pinturas com manchas, riscos leves e queimaduras de sol. Para peças repintadas ou que perderam o brilho, o serviço também é indicado.

É preciso ter cuidado com este procedimento. O ideal é que seja realizado apenas três vezes durante a vida útil do carro. O serviço proporciona uma proteção superior ao enceramento comum.

Já o polimento técnico é dividido em três fases: primeiro é feito o corte, em que a pintura é nivelada e são tirados riscos e manchas. Depois vem o refino, que elimina os riscos feitos na fase de corte.

Logo depois, vem o lustro, que tem a função de reavivar o brilho da pintura do carro, dando outro aspecto para todo o veículo.

Por fim, vem o polimento cristalizado de carros, ou conhecido como espelhamento. A pintura é protegida contra pequenos arranhões e batidas do dia a dia.

A princípio é feito o lixamento fino e o polimento do verniz. Depois é aplicada uma resina ou cera. Por fim, é aplicado um produto para impermeabilização da pintura.

Este procedimento cria uma camada protetora e com uma durabilidade maior. Como estes materiais não reagem com o verniz, podem ser aplicados com mais frequência para manter o carro como novo por mais tempo.

Outros tipos de polimento

Não é só a pintura que precisa passar por polimento. Algumas partes do carro podem passar por este processo como forma de manutenção da qualidade, proteção e melhora na função desempenhada.

farol sendo polido. polimento
Os cuidados com o farol não costumam estar entre os mais utilizados.

O polimento de parabrisas, por exemplo, não é um serviço muito conhecido. Mas ele pode fazer uma boa diferença para o motorista, principalmente na hora da chuva ou em uma estrada.

Feito por profissionais, esse serviço ajuda a tirar os riscos que são causados pela palheta e que podem comprometer a visibilidade em ocasiões de chuva.

Da mesma forma, em relação à condução noturna, os reflexos de diferentes tipos de faróis contrários acabam por se intensificar diante de imperfeições no para-brisa, o que prejudica a direção.

Quase sempre negligenciado, o polimento de farol é também uma importante ferramenta para otimizar este componente, que com o passar do tempo pode ficar mais opaco.

Para quem tem o costume de dirigir à noite, um bom polimento dará uma maior capacidade de iluminação para este componente. E é possível fazer por conta própria.

Limpe o farol, depois molhe a peça para deixa-la úmida. Molhe, também, a lixa d’água e passe-a sobre a lente com suavidade e em movimentos repetitivos, em linha reta. É importante não deixar a superfície seca em nenhum momento.

Após terminar de lixar, lave o farol novamente e verifique se o resultado é satisfatório. Caso esteja ainda amarelado, repita o procedimento. O polimento deve ser cuidadoso, pois pode arranhar o farol e danificá-lo.

Por fim, é possível fazer este polimento com massa de polir e estopa, o que também deve ser feito com cuidado. Para evitar dor de cabeça, os serviços profissionais devem ser procurados.

Polimento profissional é dispensável?

É recomendado que um serviço profissional seja realizado de tempos em tempos. Mesmo que o motorista conheça técnicas de polimento automotivo.

Algumas empresas de limpeza automotiva, como a Acquazero, podem elevar a proteção do seu carro e da pintura. Em alguns momentos, somente assim as cores poderão voltar a ser como novas.

É importante intercalar os cuidados por conta própria com os profissionais, tendo em vista o valor gasto para um polimento técnico. Como em todos os casos, uma boa manutenção preventiva pode ser o diferencial.

Se ainda não conhece nenhuma empresa de limpeza automotiva, venha conhecer os serviços da Acquazero. Veja a unidade mais próxima ou entre em contato pelo e-commerce ou aplicativo e marque o seu horário.