fbpx
Higienização de ar-condicionado: os benefícios justificam o investimento

Higienização de ar-condicionado: os benefícios justificam o investimento

A falta de higienização de ar-condicionado por ser responsável pelo mau cheiro do seu carro, ou as crises alérgicas que fazem você ou os passageiros espirrarem sem parar.

Porém, para evitar esses problemas, é importante manter o sistema de AC sempre bem limpo. 

Quase todos os carros brasileiros vêm com ar-condicionado de fábrica. Afinal, em um país onde as temperaturas variam em média entre 24º e 26º C, se locomover em veículos com esse componente deixou de ser algo de luxo e se tornou praticamente essencial. 

Porém, o AC pode trazer alguns problemas de saúde se não for bem cuidado, como as crises alérgicas que podem levar pessoas a dificuldades para respirar, por exemplo.

Para evitar que situações como essa aconteça, é importante manter o sistema limpo e com a manutenção em dia. Para isso, existem empresas especializadas neste serviço, como a Acquazero. 

Assim, preparamos o texto a seguir com dicas de como saber a hora certa de limpar o sistema de ar-condicionado, seus componentes e como fazer a limpeza. Acompanhe a leitura. 

Advertisement

Quando fazer a higienização de ar-condicionado?

Antes de fazer o processo de higienização de ar-condicionado é necessário ficar atento a alguns sinais que o equipamento acaba passando para você.

O primeiro motivo para a higienização pode ser a umidade que acaba gerando ácaros, bactérias e fungos. Como resultado, um mau cheiro em todo o carro. 

Dessa forma, caso não ocorra o processo correto de limpeza ou alguma ação como ligar o ventilador no máximo por alguns minutos, colônias podem ser formadas nas partes do AC, tornando a limpeza mais complicada ou até danificando todo o sistema. 

painel de carro. higienização de ar-condicionado
O ar-condicionado é um grande aliado para o calor no trânsito.

Além disso, por causa desses microorganismos, pessoas que possuem alguns problemas respiratórios podem ter quadros de alergias agravados se ficarem expostos a esse ar por muito tempo.

Um bom sinal é observar quantas vezes espirra ou tosse ao ligar o ar-condicionado. Vale lembrar que as alergias são resultados de um sistema de defesa do organismo, podendo causar diversas reações desconfortáveis. 

Por fim, outro sinal que o sistema de ar do seu carro pode passar é quanto a eficiência do resfriamento do ambiente.

Em síntese, caso sinta que mesmo diante de uma temperatura, ele não entrega o que é esperado, saiba que pode ser um sinal de falha na correia do AC ou outros componentes como os filtros de ar.

Lembrando que o mesmo vale para o ar-condicionado split, os mesmos que ficam em casa, empresas e outros estabelecimentos. O modo de funcionamento e sua estrutura é bem parecida com os de carro.  

Conheça os componentes de um ar-condicionado 

Para que a higienização de ar-condicionado automotivo seja feito de uma forma realmente efetiva, é necessário fazer um check-up completo de todo o sistema. Para isso, algumas empresas são indicadas, como a Acquazero.

Afinal, caso alguma dessas peças estejam danificadas ou necessitando de troca, apenas a limpeza não irá solucionar os seus problemas. 

Observe o filtro de ar

O filtro de ar é responsável por segurar todas as impurezas que vêm do exterior do carro e entregar um ar limpo para o motorista e passageiros.

Apesar da sua importância, não existe uma ideia da periodicidade em que o filtro precisa ser trocado.

Dessa forma, antes de fazer o procedimento de higienização, é importante checar se a peça está em bom estado. 

Caso identifique algum dos problemas que listamos acima, uma das soluções pode estar apenas na troca desse componente. Porém, o recomendável é que essa peça também seja trocada, afinal não faz sentido fazer todo o procedimento e contar com um filtro sujo.

Encontre as tubulações

Uma das partes mais propícias para acumular as tais colônias de ácaros, bactérias ou fungos, os tubos internos podem concentrar boa parte da umidade que vem do ar e, assim, criar os problemas listados.

No entanto, a vantagem é que a sua limpeza é completamente simples e deve ser feita sempre. 

Interior do carro. como tirar mau cheio do carro
O ar condicionado em bom funcionamento contribui para um ambiente interno melhor.

Assim, mesmo que não seja necessário, é importante fazer esse tipo de higienização interna. Para isso, basta apenas aplicar um spray nas saídas de ar para eliminar todas as impurezas acumuladas.

Não se preocupe, esse produto é facilmente encontrado em lojas especializadas caso você queira fazer por conta própria. 

Evaporador e Compressor

Separamos os dois componentes em um mesmo tópico, pois são as partes mais complicadas do sistema. Dessa forma, mesmo diante da limpeza o mau cheiro ou alergia se manter, é hora de ir mais afundo. 

O evaporador é responsável pelo resfriamento do ar e a sua limpeza completa requer um profissional da área. Afinal, sua composição e instalação é tão complexa que para ser removido pode demorar alguns dias. 

Um pouco mais simples, o compressor tem como função comprimir o gás refrigerante que circula por todo o sistema do ar-condicionado.

Devido ao seu trabalho ininterrupto, pode acontecer dele reter alguns resíduos que vão atrapalhar o resfriamento. Porém, em alguns casos, para fazer a sua limpeza é preciso fazer uma troca de óleo ou a troca.

Como é feita a higienização de ar-condicionado?

Todo o processo de higienização de ar-condicionado começa pela remoção da umidade dos dutos. Para isso, ligue o carro, deixe o ventilador comum (AC desligado) rodando, deixe o carro fechado por cinco minutos.

Após essa etapa, a umidade será removida e as chances de novos ácaros, fungos e bactérias irá reduzir.

Ao fim desse processo, é necessário aplicar o produto conhecido como descontaminante para deixar o sistema protegido. Na Acquazero, todo o processo é feito por profissionais treinados e produtos de alta tecnologia.

Para aplicar é simples: basta desligar o ventilador e ligar o ar-condicionado no máximo e posicionar o equipamento de ionização no chão do carona. Depois, é só seguir as orientações da fabricante. Importante que você não inale os gases e, por isso, faça essa etapa de máscara.  

Com as portas fechadas conte cinco minutos, desligue o AC e deixe as portas abertas com o ventilador ligado. Isso irá ajudar a manter a qualidade do ar interior do carro circular e não trará problemas caso vá usar o automóvel na sequência.

Ao final dessas etapas, se ainda sentir que o sistema não está funcionando, procure um mecânico para descobrir o problema. 

Para saber na prática como fazer todo o processo de higienização de AC, acompanhe o vídeo que separamos para você.

Ao longo do texto você pôde observar o quanto esse processo é importante para a saúde dos usuários do carro, mas também para evitar o mau-cheiro.

Dessa forma, é importante ficar atento aos sinais que surgem para que você faça essa limpeza. Por isso, preste atenção e tente realizar o processo a cada seis meses.

Contrate a Acquazero para higienização de ar-condicionado

Gostou do nosso conteúdo sobre higienização de ar-condicionado e deseja saber um pouco mais sobre esse e outros serviços para estética automotiva? Continue navegando pelo nosso blog.

Caso queira contratar a Acquazero, acesse o nosso e-commerce e agende! Você também pode usar nosso aplicativo.