fbpx
Descontaminação de pintura: tenha a resposta definitiva

Descontaminação de pintura: tenha a resposta definitiva

Fazer a descontaminação de pintura do carro é fundamental. Não apenas para manter a beleza do veículo, mas para evitar que a pintura seja desgastada.

No dia a dia, a pintura do carro está sujeita a diversos agentes contaminantes. Como a resina de árvores, over spray (pó de tinta), fuligem, contaminação industrial, piche e mais.

Em geral, essas partículas são invisíveis ao olho humano. Ainda assim, elas são bastante agressivas à pintura. Quando não retiradas, oxidam e desbotam o carro, causando manchas em toda a pintura.

O processo de descontaminação é necessário para evitar esses danos sobre a sobre a pintura. O serviço vai bem além da limpeza da lataria, eliminando as micropartículas de contaminação.

Aliás, é preciso dizer que a simples lavagem do carro não elimina os contaminantes. Ou seja, mesmo que o carro pareça livre de sujidades, ainda pode haver diversas partículas danosas na pintura.

Logo, a descontaminação de pintura é um processo interessante inclusive após a limpeza completa do veículo. Se o carro passar por polimento, também terá que ser descontaminado primeiro, para evitar arranhões.

Não só arranhões, mas também marcas de holograma. Com esses dois, a pintura do carro ficaria fosca e danificada, muitas vezes com danos irreversíveis.

Já realizando a descontaminação, a superfície do carro fica lisa e suave. Então, o polimento conseguirá trazer os resultados esperados, dando brilho ao veículo.

Na Acquazero, você pode realizar tanto a descontaminação profissional de pintura, quanto o polimento.

A Acquazero é especialista em estética automotiva e ainda pode te atender com serviços como a limpeza do carro, higienização interna, polimento de farol e outros.

Abaixo, nós contamos como a descontaminação é realizada. Continue lendo!

Como a descontaminação de pintura é realizada?

O processo de descontaminação é relativamente simples, mas deve ser feito com máximo cuidado. Isso porque, o procedimento é feito com o uso da Clay Bar, uma massa abrasiva.

Por ser abrasiva, quando utilizada da forma incorreta, a Clay Bar pode arranhar a pintura e trazer mais danos que ganhos. Por isso, não se deve fazer força com a massa, nem realizar movimentos circulares com o produto.

Durante o processo, a Clay Bar também não pode cair no chão. Se isso acontecer, o produto vai aderir a areias, poeira e outras sujidades. Passar o descontaminante sobre a pintura nessa situação vai, com certeza, provocar arranhões.

Outro produto utilizado na descontaminação de pintura é um lubrificante especial. Com a sua aplicação, o uso da Clay Bar é facilitado, pois ela desliza de forma mais simples.

Será preciso ainda usar panos de microfibra para retirar o excesso do lubrificante e resquícios da massa ao fim do cuidado.

Com esses materiais em mãos, o profissional Acquazero tem a certeza de realizar o processo de forma segura e eficaz.

Passo a passo da descontaminação

As etapas para este cuidado com o carro são simples:

  • A limpeza do carro é realizada previamente, para retirar a primeira camada de sujeira;
  • O lubrificante é aplicado sobre a pintura;
  • Com a Clay Bar, o profissional faz movimentos horizontais ou verticais sobre a pintura;
  • Após a descontaminação, a superfície do veículo é limpa com um pano de microfibra.

Com o fim do processo, a pintura do carro deixa de se mostrar áspera. A superfície também fica mais lisa e brilhante, dando um belo visual ao veículo.

Sem contar que a descontaminação terá eliminado agentes que poderiam danificar a pintura com o passar do tempo.

Quer saber um pouco mais sobre o passo a passo da descontaminação de pintura do carro? Abaixo, selecionamos um vídeo que apresenta todas as etapas do processo. Os passos são os mesmo realizados pelos profissionais da Acquazero.

Descontaminação de pintura pode ser feita em qual carro?

Não há restrições para realizar a descontaminação de pintura nos veículos. Aliás, mesmo motocicletas, caminhões e até aviões podem passar pelo procedimento.

Com a descontaminação, o que acontece é a eliminação de resquícios não retirados com uma simples higienização. Como qualquer veículo está sujeito a isso, todos eles podem ser descontaminados.

Inclusive, mesmo veículos que permanecem bem protegidos são contaminados. Por exemplo: você quase não usa seu carro, porque mora perto do trabalho. Vamos dizer, então, que você sai com ele, no máximo, uma vez por semana.

Era de se esperar que o veículo sofresse quase que nenhuma contaminação, certo? Afinal, ele não estará na rua exposto aos contaminantes.

Mas como explicamos ao longo do texto, mesmo uma névoa de tinta pode contaminar. Se seu vizinho pintar o portão, essa névoa pode ir até a sua garagem e contaminar a pintura.

Então, a dica é não ignorar a necessidade deste serviço. Até porque, se ele não for realizado, a degradação da sua pintura será muito mais rápida.

O carro contaminado fica mais sujeito ao desbotamento, a arranhões, a um aspecto fosco e pouco atraente.

Cuidados para fazer a descontaminação de pintura

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre a descontaminação de pintura, vamos destacar só mais um aspecto: os cuidados para realizar o procedimento.

Assim, você terá a certeza de sempre contar com bons resultados.

  • Realize a higienização completa da superfície primeiro, para evitar arranhões na pintura;
  • Utilize produtos de boa qualidade, realmente indicados para o procedimento. “Improvisar” pode causar uma série de danos à pintura;
  • Procure uma empresa especialista no atendimento, caso você deseje atendimento profissional. Você precisa, inclusive, avaliar se a prestadora de serviços tem boa reputação. Isso te dará mais segurança de que ela faz um bom trabalho;
  • Realize a descontaminação de pintura periodicamente, com uma frequência maior caso o veículo fique muito exposto a contaminantes. Em geral, a aplicação é recomendada a cada dois meses.

Que tal realizar a descontaminação de pintura do seu carro agora mesmo? Agende um horário pelo nosso e-commerce ou pelo aplicativo.