Impermeabilização de estofados: como funciona e quais dicas adotar

Impermeabilização de estofados: será que vale a pena?

Um dos serviços que geram mais dúvidas é o de impermeabilização de estofados.

É comum encontrar pessoas que não sabem para que serve, como fazer ou que acham que qualquer tipo de tecido pode receber o processo. Pois saiba que existem algumas recomendações. 

Atualmente, existem diversos tipos de tecidos que podem ser usados para confeccionar sofás, assentos ou qualquer outra espécie de estofado. Porém, nem todos possuem uma impermeabilização natural, como o couro ou os sintéticos.

Assim, é necessário aplicar uma resina para que alguns líquidos não penetrem no tecido e causem manchas. 

Além disso, se você tem crianças pequenas, as chances de ter algum acidente com líquidos nessas superfícies são maiores. Ou animais de estimação que não urinam em um local pré determinado, pode ser um grande pesadelo na hora de limpar.

Dessa forma, a melhor dica é fazer você mesmo o serviço de impermeabilização ou contratar uma empresa especializada no assunto. 

Por isso, preparamos o texto a seguir com algumas informações sobre o procedimento e dicas para você conhecer um pouco mais sobre a impermeabilização. Acompanhe com a gente. 

Para que serve a impermeabilização de estofados?

A impermeabilização de estofados pode trazer diversas vantagens para quem optar por realizar esse procedimento. A primeira e, talvez, maior benefício, é evitar o surgimento de manchas causadas por líquidos.

Isso acontece devido às propriedades químicas da solução usada no processo, que não permite a água de penetrar de forma mais profunda no tecido. 

Dessa forma, o líquido estaciona na superfície, ficando fácil removê-lo com um papel toalha ou guardanapo de papel. Assim, não importa o tipo de bebida que cair, mesmo os que causam manchas, como o vinho, não deixam rastros. 

Além disso, graças a impermeabilização, até limpar as demais sujeiras fica mais simples e fácil de ser feito.

Apesar de ter como foco principal não deixar os líquidos entrarem no tecido, causando manchas complicadas de serem removidas ou até definitivas, o processo também bloqueia algumas partículas de sujeira.

Com isso, ao final do processo de impermeabilização de estofado, é necessário manter a limpeza regular, o que potencializa o aspecto de limpeza do móvel. Em caso dos mais antigos, por exemplo, é fácil recuperar a beleza e fazê-lo parecer como no dia em que saiu da fábrica. 

Por fim, uma das vantagens do processo é a proteção contra os raios UV. Ou seja, devido a resina utilizada no processo e a sua camada de proteção, os raios solares não conseguem penetrar com tanta facilidade, evitando que danifiquem a tintura do tecido.  

almofadas sobre um sofá texto sobre impermeabilização de estofados
Fazer a impermeabilização de estofados ajuda a manter sua limpeza e durabilidade.

Como é feito o processo de impermeabilização de estofado?

Inicialmente, a resina utilizada consegue proteger uma superfície por até três anos, porém, o produto é facilmente removível em uma lavagem.

Dessa forma, é aconselhável fazer uma limpeza completa e profunda no estofado antes. Assim, você garante que as fibras do tecido estarão bem limpas mesmo após os anos de impermeabilização. 

Após esse procedimento, é hora de aplicar a resina. A aplicação pode durar até 30 minutos, porém, para secagem completa, considerando a lavagem, costuma levar quatro horas.

É importante que durante essa etapa, a superfície fique completamente inutilizável, caso contrário a resina pode sair facilmente e o trabalho perdido. 

Mas antes de contratar o serviço, fique atento ao tipo de tecido que envolve o banco do carro, sofá, poltrona, ou outro móvel. Além disso, alguns tecidos não podem ser impermeabilizados como os considerados isocouros, poliuretano, PVC ou couro natural

Dessa forma, caso não saiba qual é o tipo de tecido, basta fazer um teste simples. Jogue uma gota de água sobre a superfície, se ela não for absorvida, evite a impermeabilização. 

Isso acontece pois esses materiais podem causar reações químicas com a resina, criando manchas, comprometendo a qualidade do material e reduzindo a vida útil.

Além disso, no caso do couro natural, o material é naturalmente impermeabilizado. Dessa forma, fique atento antes de contratar uma prestadora de serviço. 

Todo o processo de impermeabilização de estofado também pode ser feito em casa. Quem optar por fazer sozinho, basta comprar os produtos específicos para isso, seja em formato de spray ou líquido mesmo, porém, não se esqueça da limpeza antes. 

Entretanto, contratar uma empresa para fazer esse tipo de serviço é o mais aconselhável. Além de contar com equipamentos adequados, os profissionais são treinados e capazes de fazer todas as etapas do procedimento de forma mais eficaz.

Dicas sobre impermeabilização de estofado 

Mesmo que seja um dos processo mais eficazes, a impermeabilização de sofá, por exemplo, ou qualquer outra superfície que conta com tecido, é preciso ficar atento a alguns detalhes após submeter o estofado ao procedimento. 

Cuidado com alguns produtos

Fazer o processo de impermeabilização de estofado não significa dizer que o banco estará protegido de toda e qualquer sujeira.

O produto é aconselhável para proteção a alguns líquidos e sujidades, porém, existem outras situações em que a camada impermeabilizante pode ser vencida.

Existem algumas substâncias que são consideradas resistentes a resina, como a urina de animais ou qualquer produto que possua uma pigmentação forte (tintas de caneta e batom). Porém, mesmo assim, a limpeza é mais fácil quando se tem um estofado preparado.

Faça limpezas regulares

Lembre-se que fizemos um adendo antes de ser realizado o processo de impermeabilização: o melhor é fazer uma limpeza completa e profunda.

Isso por causa da facilidade que o produto consegue ser removido em lavagens. Porém, para manter o sofá limpo, a dica é passar o aspirador de pó pelo menos duas vezes por semana. 

Dessa forma, você consegue remover todas as partículas sólidas que estão na superfície. Não esqueça que, graças à resina, essas partículas ficam mais fáceis de serem removidas e não penetram tanto no tecido. 

Como vimos, esse é um processo muito seguro e recomendável para quem deseja proteger algum tipo de estofado, principalmente os sofás, que são um dos móveis mais usados de uma casa.

Porém, mesmo diante dessa importância, é comum que as pessoas deixem o procedimento de lado por acreditarem que é um serviço complexo de ser realizado.

Caso não queira fazer sozinho, é possível contratar empresas especializadas nesse processo. Como a Acquazero, que é especialista na limpeza e impermeabilização ecológica de estofados.

Você pode entrar em contato conosco pelo site ou pelo aplicativo e agendar o seu atendimento agora mesmo.

Gostou do nosso conteúdo sobre impermeabilização de estofados? Continue a leitura em nosso blog para descobrir os benefícios de outros processos, e conhecer mais serviços que podem ajudar você a manter sua casa cada vez mais limpa.