Dicas importantes para quem quer encerar o carro com segurança

Encerar carro: dica para deixar o seu carro reluzente como novo

Encerar o carro é essencial para manter o veículo bonito. Mas você sabia que a cera também protege a pintura contra manchas e danos?

Isso porque, vários tipos de ceras automotivas têm propriedades repelentes. Ou seja, esses produtos impedem que sujidades desgastantes, como a seiva de árvore, tenham efeito direto sobre a pintura.

Ao mesmo tempo, algumas ceras conseguem reparar parte dos danos. Nesse caso, preenchem os arranhões e impedem que eles continuem a se desenvolver.

No mercado, há diferentes tipos de cera. Começando pela cera líquida, que é a que merece maior cuidado na hora da aplicação. Afinal, se permanecer acumulada sobre a superfície, pode provocar grandes manchas.

Há ainda a cera em spray e a cera em pasta, que podem ser aplicadas com um pano de microfibra. Com esses dois tipos, o veículo ganha uma camada de proteção sem muitos riscos de manchas. 

Mas claro, para evitar qualquer problema, é essencial aplicar a cera corretamente. Seja de qual tipo ela for.

Isso significa não apenas ler bem as instruções do fabricante, mas também acompanhar as dicas que listamos abaixo. Com as informações, você terá mais segurança para cuidar do carro em casa. Continue lendo!

Qual a diferença entre encerar e polir?

Muita gente tem dúvida sobre a diferença entre encerar o carro e poli-lo. Então, antes de falar sobre o passo a passo para o enceramento, é importante destacar essa informação.

Para começar, a cera pode ser aplicada por você mesmo, em casa. Agora, se o objetivo for polir o veículo, o processo deverá ser feito por um profissional.

Isso porque, o polimento, quando feito de forma incorreta, pode provocar vários danos sobre a lataria.

De qualquer forma, polir o carro é uma ótima opção para recuperar o brilho do carro e eliminar riscos na pintura.

homem polindo o carro texto sobre encerar carro
Polimento do carro deve ser feito por um especialista, ou a pintura pode sofrer danos.

Para o procedimento, uma máquina específica é utilizada. A ferramenta consegue retirar uma camada fina de tinta do veículo, o que elimina irregularidades da lataria.

O resultado é que a pintura se torna mais brilhante. Mas é importante não realizar o polimento muitas vezes, pois a tinta pode ser danificada.

Já encerar o carro ajuda a evitar o acúmulo de sujidades e manchas sobre a lataria. Especialmente porque a cera cria uma camada de proteção na superfície, que repele a maior parte dos contaminantes.

Você pode fazer o enceramento do carro sempre que achar conveniente. O processo não tem capacidade abrasiva, então não vai danificar o veículo.

Com a cera, a pintura terá as irregularidades preenchidas. Também terá seu brilho recuperado, eliminando o aspecto áspero e desbotado presente.

Passo a passo para encerar o carro

Na hora de encerar o carro, é importante seguir várias etapas. Essas etapas vão evitar que a pintura sofra arranhões ou outros danos à superfície. 

Para te ajudar nesse processo, apresentamos abaixo o passo a passo para esse cuidado. Acompanhe.

Lavar o carro

É preciso, ao menos, fazer uma lavagem simples do veículo. Com água, sabão ou um produto específico para a limpeza do carro.

Esse cuidado evita que a sujeira presente na lataria cause novos danos. Se você passar a cera sem a limpeza, areia, asfalto e outras sujidades acumuladas podem arranhar a superfície.

Prefira lavar o auto à sombra, com a lataria fria. Assim, você vai prevenir manchas de sabão e de água, que poderia provocar danos e dificultar o uso da cera.

Também é importante secar o carro antes de aplicar a cera. Assim, a água não vai prejudicar a absorção do produto e seus efeitos de brilho e proteção.

Descontaminar a pintura

Para que o enceramento do veículo tenha o melhor resultado possível, é importante descontaminar a pintura periodicamente. 

Esse processo elimina contaminantes que não são vistos a olho nu, mas que podem manchar e causar danos à pintura. 

A descontaminação precisa ser feita com uma Clay Bar. A Clay Bar é uma pasta abrasiva simples de ser utilizada e que consegue livrar a superfície de resinas de árvores, over spray (pó de tinta), contaminação industrial, piche e mais

Você mesmo pode realizar esse processo, se desejar. Veja como no vídeo abaixo!

Aplicar a cera sobre a lataria

Para aplicar o produto, é preciso usar o aplicador da própria cera, ou então uma esponja ou pedaço de estopa. Use apenas uma pequena quantidade de cera, pois grandes quantidades vão deixar a superfície embaçada e pegajosa.

Para a aplicação, é necessário fazer movimentos circulares. Sempre, apenas movimentos circulares. Aplique de modo uniforme sobre toda a lataria.

Alguns tipos de cera precisam ficar sobre a pintura por um tempo para agir. Se for esse o caso, espere o tempo estimado passar. Então, será hora de retirar o produto.

Para evitar que a cera fique tempo demais no carro, divida a lataria em seções. Então, passe a cera em uma seção e vá para a segunda enquanto a cera age. Depois, retire o produto da primeira seção, retire da segunda seção e só então passe para a terceira etc.

O produto deve ser retirado com um tecido de microfibra. Também faça apenas movimentos circulares. A medida que o pano for ficando sujo de cera, vire-o ou use outro tecido. Use apenas a parte limpa do pano para retirar o produto.

Cuidado para não utilizar a cera nos faróis, partes plásticas e de borracha do carro. Há produtos específicos para o cuidado com esses componentes, e a cera não é um deles.

Dicas para um enceramento perfeito

Agora que você já sabe como o processo de encerar o carro é feito, vamos destacar alguns pontos. Vários deles já foram citados e são realmente importantes para um bom resultado à superfície do carro.

  1. Limpe o carro antes de aplicar a cera. Assim, você vai evitar que as sujidades e a cera provoquem arranhões e manchas à pintura do seu carro;
  2. Faça a limpeza e o enceramento do veículo em um local protegido do sol. Esse cuidado vai evitar que a cera esquente, seque e manche;
  3. Tenha a certeza de escolher a cera certa para o seu veículo. Como citamos no início do texto, há vários tipos de cera e marcas disponíveis no mercado. O ideal é pesquisar bastante e escolher aquela que vai proteger seu veículo contra os contaminantes a que ele está exposto;
  4. Use um pano limpo para a aplicação e retirada da cera. Também tenha cuidado para que ele não caia no chão e se contamine. Se isso acontecer, troque de pano;
  5. Após a retirada da cera, faça mais alguns movimentos circulares sobre a lataria, para dar lustre à superfície. Use um pano de microfibra ou flanela;
  6. Deixe o veículo protegido do sol por, pelo menos, uma hora após a aplicação da cera. 

Cuidados importantes para a pintura do carro

Encerar o carro é algo que garante proteção e brilho ao veículo, valendo a pena investir nesse cuidado periódico. Mas ele não é o único necessário para que a lataria se mantenha intacta. Ou, ao menos, livre de grandes danos. 

Claro que é quase impossível impedir todos os desgastes causados pelo tempo ou pelo sol. No entanto, alguns cuidados no dia a dia podem diminuir o ritmo em que esses danos acontecem, e torná-los pouco incômodos. Veja abaixo.

Evite lavar o veículo em casa

Essa dica pode parecer um exagero, mas tem mais benefícios que incômodos. Lavar o carro em casa pode ser mais barato, mas também aumenta as chances de danos à lataria.

Contar com cuidados profissionais, por outro lado, garante ótimos resultados e a prevenção a riscos, manchas e mais. 

Então, sempre que possível, evite lavar seu carro em casa. Você ainda pode fazer isso, mas levar o veículo a uma empresa especializada também é importante. Quem sabe você não reveza entre a lavagem em casa e o cuidado em um lava jato?

Proteja o carro 

Os veículos estão sujeitos a várias agressões no dia a dia. Como o calor do sol, a resina de árvore, fezes de pássaros e outros.

Para evitar danos à pintura, e até o ressecamento dos plásticos, proteja o carro! Você pode, por exemplo, sempre estacioná-lo em um lugar coberto. Ou ainda, utilizar uma capa no veículo.

Não estacione embaixo de árvores 

Estacionar o carro sob as árvores vai te garantir sombra, mas também dejetos de pássaros, resina das árvores, frutas caídas e mais.

Todos esses são contaminantes que podem manchar a pintura. Assim, evite esse tipo de estacionamento. Como dissemos antes, prefira sempre estacionar em um espaço coberto por um teto.

Pronto! Agora você já sabe como encerar o carro e deixar a pintura brilhando. Inclusive com o auxílio do polimento e da descontaminação de pintura.

Outros cuidados também podem ser realizados na superfície, para que ela se mantenha sempre bonita. Você pode conferir outras dicas para esses cuidados aqui.

Mas, caso prefira encerar seu carro em uma empresa especializada, procure a Acquazero mais próxima! Nossas unidades estão espalhadas pelo Brasil.

Você pode, inclusive, solicitar o atendimento delivery. Ou seja, um dos nossos profissionais vai até a sua casa para realizar o serviço. É uma oportunidade de deixar seu carro brilhando, mas sem precisar sair de casa.