Interior do carro mostrando partes que passaram por revitalização de plásticos

Revitalização de plásticos: adeus ressecamento no painel do seu carro

Com a revitalização de plásticos, você sabia que é possível restaurar a aparência das partes plásticas do seu veículo?

Se seu carro está precisando de uma revitalização por ter ficado muito tempo exposto ao tempo, esse é um dos procedimentos ideais para recuperar o aspecto de novo.

Além da exposição às ações da chuva e do sol, muitos produtos químicos, quando utilizados de forma incorreta, ressecam ainda mais as superfícies plásticas dos automóveis.

Além disso, nos últimos meses, temos adotado o uso constante de álcool 70% como uma das práticas importantes para evitar o contágio e transmissão do novo coronavírus.

Assim, ao entrar nos carros, acabamos por desinfetar algumas partes plásticas como o volante, câmbio, maçaneta, painel, entre outras superfícies. Acontece que esse produto pode agredir esses materiais, causando ressecamento e rachaduras.

Para cuidar do seu carro e evitar que esses sinais aparecem nas superfícies plásticas, a revitalização dessas peças é essencial. Para saber mais sobre o processo, continue a leitura.

Revitalização de plásticos

As ações do tempo sobre o veículo são inevitáveis. O calor, principalmente, é um dos responsáveis por danificar as peças plásticas dos carros. Alguns cuidados podem ser tomados, como buscar estacionar os veículos em locais com sombras ou utilizar algum tipo de cobertura para amenizar o impacto dos raios solares. 

Entretanto, mesmo tomando muitos cuidados, é natural que ocorram alguns desgastes e danos às peças plásticas dos veículos, principalmente por serem feitas de um composto mais frágil se comparado com outras peças feitas de alumínio, por exemplo.

Nos últimos anos, as montadoras têm optado por fabricar novos modelos de veículos com mais materiais plásticos. Essa decisão é feita tanto por uma questão de segurança, quanto de custo-benefício, já que o carro, sendo mais leve, tende a gastar menos combustível.

Estima-se que nos próximos anos, a matéria prima plástica chegue a  40% do peso de um veículo. Isso significa dizer que haverá um momento em que todo dono de veículo terá que realizar a revitalização de plásticos.

Portanto, além de ser um processo que pode prevenir os danos das partes plásticas do carro, é uma forma de preservar a estética original

E por mais que o material seja mais seguro, um carro com aparência de ressecado, trincado e esbranquiçado não é nada bonito, não é verdade?

painel do carro mostrando partes que passaram por revitalização de plásticos
Com a revitalização de plásticos, o interior do seu carro recupera o aspecto de novo.

Como é realizada a revitalização de plásticos de um veículo?

Muita gente pensa que a revitalização de plásticos é um procedimento simples e que pode ser feito em casa mesmo.

Entretanto, o mais indicado é buscar o atendimento de um profissional, que realizará o procedimento com materiais adequados e de forma capacitada. Saiba como é feito o passo a passo da revitalização a seguir.

Limpeza da superfície

O primeiro passo é limpar a superfície que passará pelo processo. O profissional utiliza um pano seco, de preferência de microfibra, para retirar a poeira. Depois, é aplicado um produto para garantir que todas as sujidades foram removidas.

Essa limpeza é fundamental para preparar o local para uma boa fixação do produto que fará a revitalização.

Renovação do plástico

Após a limpeza e preparação da superfície, é utilizada uma esponja para aplicar uma primeira etapa de um produto voltado para recuperação do material.

Em seguida, deve-se aguardar alguns minutos e passar novamente uma flanela limpa e seca para retirar o excesso de produto.

Dependendo do estado do local onde será feita a revitalização, o produto pode ser aplicado novamente para que atinja a renovação esperada.

Outro fator importante é que as peças de plástico que estão passando pela revitalização não devem ter contato com água nas próximas 24hs. Assim, evita-se manchar a superfície ou que o produto seja removido.

Qual o tempo ideal para realizar a revitalização de plástico do meu carro?

As peças plásticas do carro começarão a apresentar aspecto mais desgastado, dando sinais que precisam passar por uma revitalização. Porém, um fator que deve-se prestar atenção é a frequência que o carro fica exposto ao sol.

Conforme falamos no decorrer deste texto, se o veículo fica estacionado em locais desprotegidos e com muita incidência de raios solares, talvez a necessidade da revitalização seja maior do que um carro que fica estacionado em garagens cobertas, por exemplo.

Por isso, é importante observar o aspecto dessas peças. Além disso, a vida útil do carro também deve ser considerada. Dependendo do tempo de uso de um veículo, pode ser mais interessante trocar a peça do que tentar recuperá-la. 

Em muitos casos, portanto, o ideal é buscar a opinião de um profissional que poderá dizer se o mais indicado será a revitalização ou a troca da peça plástica.

Isso porque, muitos proprietários de veículos acabam usando produtos como silicone industrial para hidratar as superfícies plásticas internamente. Entretanto, atenção: o silicone industrial não é adequado para revitalização dessas peças.

Ao invés de ajudar a absorver toda a poeira e sujeira, o silicone industrial forma uma espécie de película melada, deixando um aspecto desagradável nas partes plásticas. 

Acquazero: opção para revitalização de plásticos

Há mais de 11 anos oferecendo serviços de limpeza e estética automotiva, a rede Acquazero é especialista em procedimentos de limpeza, manutenção e conservação de veículos.

O carro chefe da marca é a limpeza ecológica realizada com produtos biodegradáveis. Assim, com apenas 300 ml de água é possível realizar uma limpeza eficiente e sustentável sem desperdício de recursos hídricos. 

Assim, a empresa oferece uma revitalização de plásticos eficiente com produtos específicos, prestada por profissionais altamente qualificados.

Confira no vídeo abaixo por que é importante ter cuidado com um carro novo.

Na Acquazero, os clientes ainda encontram outros serviços automotivos. Veja a seguir.

  • Higienização de ar-condicionado
  • Oxi-sanitização
  • Enceramento
  • Cristalização de vidros
  • Limpeza técnica do motor
  • Limpeza e hidratação de banco de couro
  • Polimento dos faróis
  • Remoção de chuva ácida
  • Descontaminação de pintura
  • Cristalização e revitalização de pintura
  • Polimento
  • Higienização interna
  • Limpeza de estofado

Como visto, você encontra serviços completos voltados para estética, limpeza e manutenção de veículos em um único lugar.

Além disso, é possível receber no conforto da sua casa ou durante o horário de trabalho, um profissional da Acquazero via atendimento delivery para realizar o serviço contratado.

Entre em contato com a Acquazero mais próxima de você pelo app ou pelo nosso e-commerce e solicite o serviço de revitalização de plásticos!