Coberta estendida no sofá.lavagem a seco de estofado

Como limpar sofá de couro e conservá-lo novo por anos

Você sabe como limpar sofá de couro? Um belo sofá de couro é mais do que um móvel  para compor o ambiente, é também um objeto que propõe conforto e bem-estar dos usuários.

No entanto, para que isso seja possível, é preciso preservá-lo e mantê-lo sempre limpo. Neste texto você fica sabendo como limpar um sofá de couro e conservá-lo por anos.

Os sofás é um dos móveis que mais compartilhamos dentro de casa, não é mesmo? O primeiro lugar que você se senta quando chega cansado do trabalho é o sofá.

O móvel também é utilizado para a família assistir um filme, conversar e até comer. Não à toa, o conforto e o aconchego que ele nos proporciona explica a frequência de uso.

Entretanto, nos últimos meses, os sofás estão passando por um uso ainda mais frequente. O móvel virou ambiente de trabalho, estudo e lazer em tempos em que o isolamento social é necessário para conter o avanço do novo coronavírus. 

familia perto do sofá. como lavar sofá de couro
O sofá é cada vez mais um lugar para estar com a família.

Por isso, para que esse uso seja saudável e para que o móvel não acumule tantas sujidades e microorganismos que podem ser prejudiciais à saúde, é essencial mantê-lo sempre limpo. Ainda mais se a sua peça for um belo sofá de couro.

Neste texto, você fica sabendo como limpar o sofá de couro e mantê-lo preservado por muitos anos.

Como limpar sofá de couro corretamente?

Uma peça tão usada como o sofá merece cuidados especiais. Mas você sabe como limpar o seu sofá de couro? Neste texto nós vamos explicar.

Existem muitas alternativas disponíveis na internet com receitas caseiras para fazer uma limpeza no sofá.

Algumas delas podem, ao invés de ajudar, prejudicar o estado do couro do seu sofá. Por isso, é importante usar os produtos corretos e realizar a limpeza da maneira indicada. Uma limpeza caseira de um sofá de couro precisa de, somente, um pano limpo e uma solução de água e detergente neutro.

Além disso, é preciso antes mesmo de saber como limpar o seu sofá, avaliar qual é o material que o móvel foi fabricado. Conheça a diferença entre eles.

Antes, assista o vídeo abaixo e veja a importância e a praticidade contratar uma empresa especialista em limpeza profissional.

Couro anilinado

Para quem não conhece, existem diferentes tipos de couro e um deles é o couro anilinado. Esse material é diferente do couro tradicional e, por isso, existem subclassificações: camurça, nobuck ou couro cru.

O couro anilinado apresenta cor mais opaca, sem brilho e com uma textura um pouco aveludada. Assim, o material costuma passar por um processo de tingimento para que ofereça outras possibilidades de cores.

Esse processo de tingimento é feito com alguns litros de água, uma tinta solúvel e álcool. Portanto, é um material que não resiste a derramamento de líquidos e deve ser limpo de forma cuidadosa.

Por isso, a limpeza feita no dia a dia deve seguir o seguinte processo. Veja.

Como limpar sofá de couro alinilado?

Utilize uma escova de cerdas macias e seca. Você deve escovar o couro em uma única direção, a fim de tirar toda a sujeira impregnada.

Do mesmo modo, pode-se usar o aspirador para retirada das sujeiras que permanecem nas dobras e no canto do sofá.

Assim, após a remoção de toda a sujeira mais grossa, pode ser feita uma limpeza com um pano úmido apenas com água limpa. 

É possível acrescentar uma quantidade de bicarbonato de sódio na água para fazer uma espécie de desinfecção superficial na peça.

Separe um balde com cerca de três litros de água, umedeça o pano limpo e passe em toda a extensão do seu sofá na mesma direção para que não fiquem marcas.

Couro Pigmentado

Esse é mais comum no mercado, é conhecido como couro liso. Sua aparência é lisa e com brilho e não possui fibras.

Por ser visualmente mais bonito, é também o mais comum de se encontrar. Da mesma forma, sua limpeza cotidiana é tão simples quanto a do couro alinilado, mas suas necessidades são outras.

Como limpar sofá de couro liso

Primeiramente, faça uma solução de água e detergente neutro e coloque em um borrifador.

Use um pano limpo e seco para fazer a limpeza e também a remoção da umidade. Com movimentos circulares, passe a solução em todo o sofá e em seguida use um pano seco para retirar o excesso. Essa limpeza pode ser feita uma vez por semana para manter os cuidados básicos.

Os cuidados do dia a dia em um sofá de couro podem ser mantidos na limpeza tradicional. Entretanto, existem outros cuidados que devem ser feitos.

Se o seu objetivo é mantê-lo conservado por anos, vai precisar de um procedimento mais profissional. Veja a seguir.

Hidratação de sofá de couro

Muitas pessoas acreditam que apenas a limpeza tradicional, feita em casa, é o bastante para manter seu sofá limpo e conservado. Mas engana-se quem acredita que somente esses cuidados são suficientes.

O couro é uma matéria orgânica que necessita de cuidados especiais, como a hidratação. E esse procedimento não diz respeito a uma hidratação comum, ela deve ser feita por uma empresa especializada.

Dessa forma, é possível que seu sofá dure muito mais tempo e com uma aparência de novo, por mais que tenha alguns anos de uso. Mas isso só será possível se os cuidados de prevenção forem tomados.

A hidratação de couro é feita com produtos especiais que somente são encontrados em empresas especializadas. Portanto, não pense que passar o hidratante corporal no seu sofá vai resolver o problema.

São utilizados óleos especiais do próprio couro e ceras específicas que mantêm e recuperam a umidade natural do material. Assim, com a hidratação regular, é possível também eliminar aquele rangido que a peça faz ao sentarmos.

gato deitado em um sofá. lavagem a seco de estofados. omo limpar sofá de couro
Um sofá bem cuidado é confortável para todo mundo.

Limpeza profissional

Lembre-se sempre de procurar uma empresa profissional para executar esse serviço. Somente profissionais saberão como limpar o seu sofá de couro, mantendo o visual original da peça.

E não se esqueça que o serviço deve ser preventivo e periódico. Vale lembrar que com o passar dos anos, o couro vai apresentando rachaduras e trincas que, se não forem cuidadas, serão irreversíveis.

Afinal vale mais a pena preservar a peça do que trocá-la sempre que for danificada por mal cuidado, não é mesmo?

Por outro lado, mesmo que exista a possibilidade de cuidar do material com uma limpeza caseira, uma limpeza profissional é mais detalhada e pode desinfetar de forma mais segura.

Assim, existem procedimentos que eliminam vírus, bactérias, fungos e outros microorganismos, principalmente nos dias atuais em que o cuidado com a saúde deve ser redobrado.

Se precisar de uma empresa que realiza tanto a limpeza, quanto a hidratação do seu sofá, procure pela Acquazero. A rede Acquazero trabalha com 16 soluções em serviços de limpeza e estética, voltados para automóveis e residências.

Assim, você pode hidratar o sofá de sua casa e até os bancos de couro do seu veículo. Procure pela Acquazero mais perto de você e contrate os serviços pelo e-commerce ou pelo aplicativo.