A limpeza de colchão e sua importância para saúde

Limpeza de colchão: siga esses passos se quiser ficar livre de ácaros

Realizar limpeza de colchão é uma das soluções mais efetivas para pessoas que sofrem de algum tipo de alergia causada pelos ácaros. Porém, mesmo que você não faça parte dessa parcela da população, você sabe como limpar a peça em caso de urina, sangramento ou manchas?

Dormir é uma das ações mais importantes do ser humano. Não à toa, esse momento é responsável por regularizar diversos hormônios e melhorar o nosso metabolismo, modificando o nosso humor e até prevenindo doenças crônicas. Porém, para algumas essa não é a parte mais relaxante do dia. 

Isso acontece devido a presença de ácaros, que podem provocar reações alérgicas e perigosas em determinadas pessoas.

Para entender melhor o risco, estima-se que cerca de 10% do peso do colchão após dois anos de uso é formado por esses micro-organismos. De acordo com alguns especialistas, isso equivale a quase 1,5 milhão de ácaros vivendo nessa região.

Por isso, para manter a sua saúde em dia e sem maiores riscos, preparamos o texto a seguir com dicas sobre os melhores procedimentos e a importância de fazer uma boa limpeza de colchão. Acompanhe a leitura.

Por que fazer uma limpeza de colchão?

Devido a sua estrutura, os colchões são grandes acumuladores de ácaros. Esses pequenos bichinhos são responsáveis por causar doenças alérgicas como rinite, asma e dermatite.

Além disso, eles possuem a característica de se alimentar de escamas imperceptíveis da pele humana, causando um acúmulo da espécie em locais onde passamos mais tempo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% dos brasileiros possuem algum tipo de alergia, se tornando um índices dos mais altos do mundo.

Porém, mais da metade das pessoas que convivem com alergias, têm o sistema respiratório afetado por causa de poeira ou ácaros. Vale lembrar que alergia é uma reação de defesa exagerada do nosso corpo humano.

Dessa forma, para evitar os riscos de ter crises ou doenças mais graves, em algumas situações, é recomendável que o processo de limpeza de colchão seja feito pelo menos uma vez a cada dois meses.

ursinho sobre o colchão imagem ilustrativa texto limpeza de colchão
Manter o colchão limpo faz bem para a saúde de toda a casa.

Além disso, para aumentar esse prazo é aconselhável seguir algumas dicas importantes. Confira!

Cuidados diários que podem te ajudar a manter um colchão limpo

O primeiro passo para cuidar do colchão é trocar as roupas de cama toda semana e lavando-as de forma adequada.

Ou seja, sacudindo as peças para remover a poeira, pelos, cabelos e ácaros, além de lavá-las separadamente para ter um melhor resultado.  

Já para os colchões, é aconselhável seguir três orientações muito importantes para manter a limpeza em dia. A primeira é trocar o lado da peça a cada 15 dias e as roupas de cama pelo menos uma vez por semana. 

Dessa maneira, você consegue arejar a espuma e aumentar a vida útil do seu produto. Também não deixe de proteger o colchão com uma capa protetora, ótimo recurso contra os ácaros.

Por fim, arrume uma solução para deixar a peça no sol por pelo menos 10 minutos. Seguindo todas essas orientações, o intervalo entre o procedimento de limpeza do colchão, que mostraremos a no decorrer do texto, se estenderá e os problemas de saúde causados por esse bichinhos serão reduzidos. 

Quais as vantagens de limpar o colchão?

Realizar a limpeza de colchão com periodicidade pode trazer diversos benefícios para a saúde das pessoas que usam a peça. Por exemplo, o principal é a redução das crises alérgicas durante a noite, que acabam atrapalhando o sono e gerando consequências durante o dia. 

O segundo ponto, como já abordamos anteriormente no texto, está relacionada a durabilidade do colchão. Dessa forma, com todos os cuidados tomados, maior será o prazo de validade da peça. Um ponto muito importante considerando os preços que o mercado brasileira trabalha. 

Além das duas vantagens apresentadas, a próxima está relacionada a estética do seu colchão.

Uma limpeza bem feita vai ajudar a eliminar as manchas causadas por bactérias e fungos causadores da aparência de peça suja que são comuns, principalmente se contarmos que podemos passar um terço de nossas vidas deitados. 

Porém, fique atento a idade do seu colchão. A recomendação dos especialistas em geral é permanecer com a mesma peça entre sete e 10 anos. Ou seja, é natural que nosso corpo solte substâncias como óleo, suor e pele na superfície, impregnando na primeira camada do colchão. 

Conheça 5 passos para realizar a limpeza de colchão

Por mais que pareça algo complicado devido a sua estrutura e tamanho, fazer a limpeza de um colchão é mais fácil do que parece.

São necessárias alguns minutos de execução para que tenha uma peça bem protegida e pronta para proporcionar uma ótima noite de sono. 

Dessa forma, preparamos algumas dicas com passo a passo para ter um trabalho bem feito. Acompanhe!

1. Utilize apenas bicarbonato de sódio

Para que você limpeo colchão com bicarbonato de sódio, é necessário apenas jogar o bicarbonato, sem misturar com nada, sobre a peça.

bicarbonato para fazer limpeza de colchão
O bicarbonato é uma das soluções caseiras mais eficazes para a limpeza de superfícies.

Após essa etapa, esfregue toda a superfície (dando mais destaque para as regiões mais sujas) e deixe agir por 30 minutos. Após isso, remova o bicarbonato com aspirador de pó ou da forma que achar mais prática. 

Porém, caso queira testar algo mais simples antes de partir para as soluções químicas, e caso seu colchão esteja em um bom estado, utilize apenas o aspirador e passe por todos os cantos e dobras.

Para ser mais efetivo, também pode passar um pano úmido com solução de água e sabão em pó. Espere secar e remova o excesso com o aspirador. 

2. Misture Álcool e Vinagre

Essa solução é aconselhável para tirar também os odores fortes causados por urina, suor ou cigarro, por exemplo. Para iniciar a mistura é preciso ter em mãos um vinagre de álcool branco, considerado o melhor para fazer a limpeza de um colchão. 

Dessa forma, inicie seu processo umedecendo uma esponja com água oxigenada diluída e passe em todas as manchas da superfície. Em seguida, passe um pano com água fria no intuito de limpar a primeira etapa. 

Ao finalizar, jogue uma colher de sopa de bicarbonato sobre o local, borrife o vinagre por cima até gerar uma espuma. Por fim, deixe agir por uma hora e passe o aspirador e pano úmido para remover a solução. 

3. Para os encardidos, use mais água oxigenada e sabão

A solução que vamos apresentar agora é ideal para aqueles colchões que há muito não passam por uma limpeza e estão em um estado mais delicado que o normal.

Para isso, precisaremos de 250 ml de água oxigenada do tipo 10 volumes e duas gotas de sabão líquido para roupas. 

Vamos ao procedimento completo agora. Primeiramente, misture o bicarbonato com o sabão e a água oxigenada.

Em seguida, agite e misture bem a solução e comece a aplicar sobre a superfície, não se esqueça de esfregá-la principalmente nas partes mais sujas e deixe secar. 

Após essa etapa, é hora de remover toda a solução. Para isso, utilize um aspirador com pano úmido. Lembre-se sempre de manter a limpeza em dia. Essa também pode ser uma boa solução para mancha de vinho. 

4. Use o detergente para tirar as manchas biológicas

Acidentes podem acontecer e o colchão pode absorver sangue de machucados ou, no caso das mulheres, a menstruação pode chegar antes do previsto, entre outras situações. Caso atinja o colchão, a forma mais simples e fácil de limpar é usando o velho e bom detergente. 

Para isso, umidifique um pano e coloque poucas gotas do produto. Depois, esfregue sobre a mancha e deixe a solução agir por 20 minutos.

Lembre-se de nunca aplicar o detergente diretamente sobre todo o colchão. Caso queira algo mais potente, utilize água oxigenada 10 volumes e uma escova. Após isso, utilize um pano seco para limpar. 

5. Contrate uma empresa para fazer o trabalho

Caso você não possua tempo para realizar a limpeza de colchão e sinta que esteja na hora de fazer um procedimento em sua peça, busque profissionais capacitados para fazer o melhor trabalho para você.

Além da praticidade, geralmente eles conseguem fazer uma limpeza mais profunda e efetiva. 

Dessa forma, podemos considerar esse um investimento na sua saúde, afinal os benefícios do procedimento vão desde a remoção dos ácaros, fungos e bactérias, cheiros de bolor, animais, além da eliminação de resíduos humanos como urina, sangue, vômito, suor etc.  

Mesmo após todos os processos que listamos até aqui, é importante que deixe o colchão arejando até secar totalmente, de preferência no sol. Vale lembrar que um dos ambientes favoritos dos ácaros são locais com bastante umidade. 

Uma das empresas conhecidas por fazer um processo de limpeza de qualidade é a Acquazero. Assista ao vídeo a seguir e conheça o trabalho da empresa.

Esses são os principais vilões das pessoas que sofrem com alguma das doenças alérgicas como rinite, asma e dermatites.

Ao manter a peça sempre limpa e tomando todos os cuidados necessários, é possível ter noites de sono confortável e sem problemas. 

Além disso, para ter um processo mais eficaz, contrate profissionais para fazer limpezas mais profundas.

Porém, caso os procedimentos e cuidados listados não ajudem você a ter um sono mais tranquilo, procure o seu médico e instale uma capa ou compre um colchão anti ácaro.   

Gostou do nosso conteúdo sobre a limpeza de colchão e deseja ficar por dentro de outros processos bons para a sua saúde? Fique ligado em nosso blog e veja outras dicas como essa.   

Ou se preferir, procure uma de nossas unidades e marque seu horário. Para agendar, basta acessar o site clicando aqui.