fbpx
O Guia Definitivo: tudo para saber sobre estética automotiva

O Guia Definitivo: tudo para saber sobre estética automotiva

Os serviços de estética automotiva podem ser grandes aliados dos carros, motos e caminhões.

Afinal de contas, esses procedimentos irão beneficiar algo além da aparência do veículo.

Com os serviços estéticos realizados corretamente, o auto vai ganhar em tempo de vida. Isso acontece já que a sua manutenção desacelera desgastes e previne problemas.

Vamos ao primeiro benefício da estética automotiva: a beleza. Quem não gosta de usar um carro brilhando de tão limpo? Um visual atraente aumenta o bem-estar do motorista e dos seus passageiros, não é mesmo?

Já pensando na manutenção do veículo, o serviço de estética automotiva pode ajudar de várias formas. Como com a limpeza do motor, impedindo que sujidades prejudiquem seu funcionamento.

Ter o para-brisa limpo também evita arranhões na superfície; manter o interior do carro higienizado previne a corrosão de seus componentes, e assim por diante.

Além disso, a estética automotiva é uma forma de garantir a segurança do veículo. Por exemplo: por meio dela, você pode criar uma camada repelente à água no para-brisa. 

Dessa forma, mesmo durante forte chuva, você terá boa visibilidade da estrada. Muito mais segurança para dirigir e chegar ao seu destino sem problemas.

Estética automotiva merece cuidado

É sempre importante realizar os serviços de estética da forma correta. Com cuidado, com os produtos adequados.

Do contrário, o efeito esperado pode ser totalmente contrário. Já pensou deixar um produto corrosivo na lataria, após aplicá-la do modo incorreto? Os danos ao visual do auto poderiam ser grandes.

Dito isso, é importante que você saiba o que está fazendo. Há muito tempo que a estética do carro deixou de ser apenas lavá-lo com água e sabão.

São vários os serviços importantes para qualquer veículo. Então, se deseja realizá-los em casa, você deve pesquisar bastante.

Pode ser lendo textos como esse, assistindo a vídeos no Youtube ou mesmo fazendo cursos de capacitação.

Por isso, não acredite que a estética automotiva se resume a procedimentos simples.

Com a evolução da tecnologia e dos produtos, os serviços podem até ser fácil de realizar. Entretanto, você só conseguirá bons resultados no auto caso a realize de modo adequado.

Outra dica é procurar por empresas especializadas no assunto. Hoje, várias marcas contam com serviços desenvolvidos exclusivamente para o cuidado com veículos. Optar pelos procedimentos certeiros vai  garantir ao auto resultados muito mais satisfatórios.

Abaixo, nós falamos sobre alguns dos principais serviços de estética automotiva realizados hoje. Continue lendo!

9 serviços de estética automotiva para conhecer

São vários os serviços que cuidam de detalhes automotivos no mercado. Até porque, os diferentes componentes de um veículo merecem cuidados especializados. Assim, sua durabilidade é potencializada.

Se você deseja trabalhar com esse tipo de atendimento, vai precisar se capacitar. Afinal, como citamos antes, a estética de veículos precisa ser cuidadosa e feita com os produtos apropriados.

Por isso, você precisará investir em um lava jato diferenciado. Reforçando seu conhecimento no assunto, será mais fácil atrair clientes para o seu negócio.

Agora, se o seu objetivo é apenas contar com esses serviços, como consumidor, você terá várias opções de prestadoras de serviço. Lembre-se, apenas, de verificar a reputação da marca. 

Isso vai te dar mais segurança de que aquele centro de estética tem bons resultados a oferecer ao seu veículo. Seja para um carro, moto, caminhão ou mesmo aviões e embarcações.

Também será importante saber com quais procedimentos você pode contar para que o cuidado com os automóveis seja potencializada. Por isso, listamos abaixo alguns dos principais serviços automotivos do mercado. 

1. Polimento de farol

O polimento de faróis de um veículo tem dois objetivos principais. Começando por melhorar o visual do veículo. 

Com o tempo, os faróis e lanternas tendem a desbotar, a parecer foscos e com visual desagradável. Portanto, o polimento elimina essa aparência, fazendo-os retornar ao belo visual original.

O segundo efeito do serviço é o clareamento das lentes. Como resultado, a luz dos faróis e lanternas voltam a iluminar de forma mais potente.

Assim, o motorista consegue visualizar mais facilmente a estrada, o que aumenta sua segurança e dos demais indivíduos no trânsito.

É indicado realizar esse serviço de forma periódica no carro. Dessa forma, será mais simples eliminar as sujidades e arranhões, evitando que elas se acumulem.

2. Limpeza externa

A limpeza externa de um veículo, hoje, vai além da água e sabão em muitos lava jatos. Os produtos são mais tecnológicos e, muitas vezes, até ajudam a economizar água.

Por exemplo: a Acquazero realiza essa limpeza com apenas 300 ml de água. Com essa quantidade, junto de uma cera, feita de Carnaúba, toda a parte externa do veículo é feita rapidamente.

Esse tipo de cuidado consegue evitar manchas e danos à pintura. O acúmulo de sujidades pode provocar ainda arranhões e a deterioração acelerada das superfícies.

3. Higienização interna do carro

A higienização interna de um veículo prolonga a vida útil de todos os acessórios. Por isso, é realizado o cuidado com o painel, volante, marcha, cintos de segurança e outros.

Além de cuidar das superfícies, a higienização melhora a qualidade de uso do veículo. Isso porque, com as sujidades eliminadas, a qualidade do ar dentro do veículo também ganha. 

Sem contar que o visual do interior do automóvel se torna bem mais agradável. Sujidades aparentes podem incomodar muita gente.

4. Cristalização de vidros

Entre todos os serviços de estética automotiva, a cristalização de vidros é uma das que garante maior segurança ao consumidor.

Isso porque, o procedimento consiste em “impermeabilizar” o para-brisa do veículo. Após o serviço, a água é repelida do vidro. Assim, mesmo durante uma chuva forte, a visibilidade do motorista é garantida. 

A cristalização também pode ser realizada nos demais vidros do veículo. Então, o procedimento pode ser estendido para as janelas e o vidro traseiro do auto. 

Com a cristalização, os vidros também ficam protegidos contra a salinidade marinha, respingos de asfalto, poeira, insetos e outras sujeiras que poderiam aderir a superfície.

Quer saber um pouco mais sobre a cristalização e como realizá-lo em casa ou no seu negócio? Então, acompanhe o vídeo que selecionamos abaixo, com o passo a passo do serviço.

5. Limpeza e hidratação de bancos de couro

Os bancos de couro de um veículo merecem atenção especial. Isso porque, o material resseca e desbota com o passar do tempo e o acúmulo de sujidades.

Por isso, a limpeza e a hidratação das superfícies deve ser feita de forma periódica. Com o processo adequado, o couro é limpo e tem seu PH equilibrado.

O cuidado ainda oferece um toque macio ao couro, porque recupera sua umidade natural. Há até a diminuição de rangidos da superfície.

6. Espelhamento de pintura

O espelhamento é um processo que elimina riscos do carro e deixa sua pintura mais brilhante. Ao mesmo tempo, elimina e previne desgastes promovidos pelo sol, pólen de flores, fezes de animais e outras sujidades.

Para esse cuidado, o veículo recebe uma camada de verniz bem aplicada. A durabilidade dos seus efeitos é de cerca de seis meses. Então, é importante manter a periodicidade do serviço.

7. Limpeza do ar-condicionado

A limpeza de ar-condicionado do carro é outro serviço de estética automotiva que melhora o bem-estar do motorista e seus passageiros.

Com a higienização, os filtros do ar são limpos e desinfectados. Assim, são eliminados ácaros, fungos, bactérias, vírus, poeira e outras sujidades acumuladas no equipamento. 

Sem contar o mau-cheiro do espaço, que é eliminado facilmente pelo serviço. Todo esse cuidado previne alergias e irritações respiratórias, na pele e mucosas. 

Vale dizer que a limpeza do ar-condicionado também ajuda a manter o equipamento funcionando. Sujidades e umidade acumuladas podem causar a queima do aparelho e provocar um alto gasto para a sua troca.

8. Limpeza técnica de motor

Já a limpeza técnica de motor previne que as sujidades prejudiquem o seu funcionamento. Para evitar danos, a limpeza do motor costuma ser feita de forma artesanal, usando pincéis e produtos biodegradáveis.

A limpeza é realizada na parte superior do motor, incluindo seu bloco e alojamento.

9. Oxi-sanitização

O serviço de oxi-sanitização é realizado por meio do gás ozônio. O ozônio é um sanitizante natural 200 vezes mais forte que o cloro em sua capacidade de limpeza.

Por meio desse procedimento, são eliminadas bactérias, vírus e fungos. Logo, ficam prevenidos uma série de problemas à saúde, além de potencializar a qualidade do ar. 

A oxi-sanitização também elimina odores desagradáveis, como cheiro de cigarro, líquidos e alimentos derramados, vômito e outros. Suas vantagens ainda incluem a fácil aplicação do ozônio e no manuseio do equipamento.

Na hora de usar ou investir na estética automotiva, é muito importante que você saiba com o quê realmente deseja contar.

Como você pôde ver, os serviços são variados, e ainda existem muitos outros disponíveis no mercado. Só a Acquazero, por exemplo, oferece mais de 15 serviços de estética para o carro. 

Sem contar que os atendimentos podem ser realizados também em motos, caminhões, aeronaves e embarcações. Cada um desses veículos pode contar com serviços extras, para o cuidado com seus componentes específicos.

Você pode agendar seu horário por meio do site da Acquazero. Acesse, escolha a data e horário para seu atendimento e cuide do seu carro!

E então, ficou com alguma dúvida sobre a estética automotiva? Deixe seu comentário no espaço abaixo e teremos prazer em explicar as informações que você achar importante.