moça limpando o carro imagem ilustrativa lavagem a seco

Lavagem a seco: o que é, como funciona e vantagens de usar

As redes que trabalham com serviços de lavagem a seco se destacam no mercado. A lavagem a seco é um desses serviços que anda de mãos dadas com a preservação do meio ambiente. 

A ideia de lavar veículos com o mínimo de água possível se expandiu pelo país em meio ao momento de crise hídrica, vivenciada pelos brasileiros entre os anos de 2014 e 2016. 

Assim, fruto de uma necessidade, a limpeza a seco se tornou uma opção bem interessante de atendimento diferenciado em redes que prestam serviço automotivo, como a Acquazero. 

A marca é referência quando os clientes buscam por serviços de limpeza e estética automotiva.

Para saber mais sobre a lavagem a seco e o porquê desse tipo de serviço ser tão essencial nos dias atuais, continue a leitura do nosso conteúdo. 

O que é a lavagem a seco?

Como informamos anteriormente, a lavagem a seco começou a se popularizar a partir de 2014, quando a região Sudeste do país enfrentou uma grave crise hídrica. 

O estado de São Paulo foi a principal localidade atingida pela escassez de água. Durante os meses em que os reservatórios do estado indicaram níveis extremamente baixos, a população teve que repensar os hábitos diários do consumo desse recurso. 

Ao mesmo tempo, muitos serviços do mercado foram repensados e reestruturados para que pudesse ser evitado, ao máximo, o desperdício de água. 

Diante do cenário em que a economia do recurso era palavra de ordem, empresas que se dedicam a serviços para automóveis começaram a investir na lavagem a seco, um tipo de serviço que ainda não era muito disseminado entre os consumidores.

Assim, a lavagem a seco se caracteriza pelo uso mínimo de água para lavar um veículo, bem diferente do que acontece nos lava jatos tradicionais. Em média, são utilizados de 200 litros a 300 litros de água nas limpezas convencionais para lavar um único veículo. 

Esse total de água utilizada pelos lava jatos convencionais vai no caminho contrário do recomendado pela Organização Mundial de Saúde. A OMS indica que, cada pessoa, deve utilizar apenas 100 litros de água por dia. 

As empresas que investem no procedimento de lavagem a seco, portanto, se posicionam no mercado como marcas comprometidas com o uso responsável de água. 

O destaque atrai e fideliza clientes que entendem a necessidade de optar por serviços que visam economia de água, ao mesmo tempo, aumenta a lucratividade das redes franqueadas. 

Como funciona a lavagem a seco? 

Assim, diferentemente da lavagem convencional, o foco é utilizar o mínimo de água possível. Na Acquazero, por exemplo, são necessários apenas 300 ml de água para a limpeza completa de um veículo. 

Portanto, junto dos produtos químicos certos, também ecologicamente corretos, é feita uma solução que é borrifada em toda a carroceria do veículo. Para realizar a remoção dos produtos, deve ser utilizado um pano especial, para que também sejam evitadas manchas na lataria. 

Assim, além de realizar a remoção de sujeiras e impurezas, a lavagem a seco consegue devolver o brilho ao veículo. 

Para quem busca por serviços mais completos, além da limpeza a seco, os consumidores também podem optar por serviços complementares. O polimento e o enceramento do veículo são algumas das opções que potencializam o efeito da lavagem a seco, deixando o automóvel limpo por mais tempo. 

As etapas da lavagem a seco incluem: 

  • Diluição dos produtos para limpeza em água; 
  • Aplicação da mistura na lataria do carro com o auxílio de um borrifador;
  • Uso de uma flanela macia para a limpeza;
  • Polimento do veículo com pano macio, seco e limpo.

No vídeo a seguir, explicamos passo a passo de como funciona a lavagem a seco. Contamos tudo sobre o serviço: quais são os produtos e materiais que você precisa ter, etapas da limpeza, como lavar rodas, lataria e finalizar toda a limpeza externa.

Vantagens da lavagem a seco

A economia de água e o uso dos produtos químicos corretos, também ecologicamente responsáveis, potencializam o compromisso com a sustentabilidade das marcas que apostam nesse procedimento, o que chama atenção dos consumidores.

Os clientes encontram o serviço com um custo médio que varia de R$ 35 a R$ 75, valores fixados de acordo com o tamanho do veículo e quantidade de sujeira a ser eliminada. 

Dessa forma, o ticket médio de uma rede que oferece a lavagem a seco é bem atrativo para os clientes. O valor do ticket serve, também, como impulsionamento para a procura de outros serviços pelos clientes. 

Assim, o procedimento é comum de ser realizado em conjunto com limpeza do ar-condicionado e a higienização interna do veículo. 

Atendimento delivery 

O serviço de lavagem a seco pode ser realizado via delivery. A lavagem é realizada no local onde está localizado o veículo do cliente, seja em residência, na rua ou no local de trabalho. 

Por exemplo, na Acquazero, os clientes podem realizar a solicitação da lavagem a seco via aplicativo próprio da rede. O franqueado responsável pela franquia mais próxima do cliente irá se deslocar para realizar o atendimento solicitado. 

Você também pode agendar seu horário por meio do site da Acquazero. Acesse, escolha a data e horário para seu atendimento e cuide do seu carro!

E então, gostou de entender melhor sobre a lavagem a seco e as vantagens do procedimento? É, realmente, um serviço capaz de diferenciar uma rede entre as concorrentes, proporcionando bons rendimentos aos franqueados. 

Marque seu horário e cuide do seu carro enquanto preserva também o meio ambiente!